sábado, 8 de agosto de 2009

DIA DOS PAIS - "AS CRIANÇAS" DE "KHALIL GIBRÁN" (em espanhol)


LOS NIÑOS

Do Livro
EL PROFETA
de
KHALIL GIBRÁN

Y una mujer que sostenía un niño contra su seno pidió:
Háblanos de los niños.
Y él dijo:
Vuestros hijos no son hijos vuestros.
Son los hijos y las hijas de la Vida, deseosa de sí misma.
Vienen a través vuestro, pero no vienen de vosotros.
Y, aunque están con vosotros, no os pertenecen.
Podéis darles vuestro amor, pero no vuestros pensamientos.
Porque ellos tienen sus propios pensamientos.
Podéis albergar sus cuerpos, pero no sus almas.
Porque sus almas habitan en la casa del mañana que
vosotros no podéis visitar, ni siquiera en sueños.
Podéis esforzaros en ser como ellos, pero no busquéis
el hacerlos como vosotros.
Porque la vida no retrocede ni se entretiene con el
ayer. Vosotros sois el arco desde el que vuestros hijos,
como flechas vivientes, son impulsados hacia delante.
El Arquero ve el blanco en la senda del infinito y os
doblega con Su poder para que Su flecha vaya veloz y
lejana. Dejad, alegremente, que la mano del Arquero os
doblegue. Porque, así como Él ama la flecha que vuela,
así ama también el arco, que es estable.

TECNOLOGIA - Ataque ao Twitter teve blogueiro da Geórgia como alvo


Hackers russos teriam derrubado as principais redes sociais da internet

O ataque que tirou do ar, na quinta-feira, as redes sociais virtuais Twitter, Facebook e o serviço de blogs LiveJournal foram obra de hackers da Rússia contra um blogueiro da Geórgia. Eles teriam travado um novo capítulo da guerra entre russos e georgianos, que ontem completou um ano.

O alvo dos ataques teria sido feitos contra um blogueiro da Geórgia que usa o pseudônimo de "Cyxymu". A informação foi passada ao site de notícias CNet News por Max Kelly, principal executivo de segurança do Facebook, que também enfrentou problemas.

"Foi um ataque simultâneo a vários sites com o objetivo de mantê-lo (Cyxymu) calado", disse Kelly. "É preciso se perguntar quem se beneficiaria com isso, pensar no que essas pessoas fizeram e no desprezo que elas têm pelo resto dos usuários da internet."

Os ataques foram uma retaliação à acusação de Cyxymu de que a Rússia invadiu a Geórgia para dominar as duas regiões separatistas da Ossétia do Sul e da Abkázia. O blogueiro denunciava também as movimentações militares da Rússia e de separatistas ossétios.

Em entrevista à CNN, ele disse que seu verdadeiro nome é George - Cyxymu seria o nome de sua cidade natal, a capital da Abkázia, escrito em russo e digitado em caracteres latinos.

Cyxymu, de 34 anos, morador de Tbilisi, capital da Geórgia, acredita que o ataque teve motivação política e foi planejado para coincidir com o aniversário de um ano do conflito.

O especialista russo em internet, Anton Nosik, confirmou ontem as informações ao site Gazeta.ru. Ele se disse convencido da participação no ataque do Nashi ("Os Nossos"), grupo juvenil pró-Kremlin, que já teria usado a mesma estratégia em episódios anteriores.

stado de S. Paulo

POLÍTICA - UMA SEMANA EM CINCO MINUTOS

NÃO DEIXE DE ASSISTIR ESTE VÍDEO, EM CINCO MINUTOS TERÁ O PIOR DA SEMANA POLÍTICA NO SENADO.

Essa briga não atinge ao povo brasileiro, é briga entre coronéis e oligarquias locais e regionais. No senado é jatinho, empreiteiros que financiam amantes, cangaceiros, figuras que usam o senado para enriquecimento pessoal, todos aí são iguais (devemos consagrar as pouquíssimas excepções, já conhecidas), ninguém é dono da ética, falou o mais sujo, aquele que nunca foi minoria, claro sempre transitou nas esferas do poder. Foi inaugurada uma nova palavra para definir aos Senadores: cangaceiros de "M E R D A", ninguém se sentiu tocado por essa palavra, mesmo tenha sido endereçada a um senador do Ceará por todos conhecidos. Veremos se ele reage e processa ao autor dessa palavra de baixo calão. Caso contrário estamos autorizados a repetir o palavrão no âmbito da política no Brasil. Teremos que conferir se o uso dessa palavra é realmente falta de decoro ou basta simplesmente, o autor retirá-la publicamente para que todo fique em nada. Aguardemos o próximo capítulo.

CLIQUE AO LADO E OUÇA A MÚSICA QUE SUPLICY VAI CANTAR NO DIA DOS PAIS. SALVE AO PT PELOS SEUS SENADORES, COMO O SUPLICY, RESERVA MORAL DOS POLÍTICOS BRASILEIROS.

FELIZ FIM DE SEMANA!!!!





Leia reportagens sobre a matéria no UOL NOTÍCIAS

Aqui

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

SAÚDE - A GRIPE SUÍNA NA UNIÃO EUROPEIA: O NEGÓCIO



Leia matéria na íntegra no jornal Espanhol Público

Aqui

A INTERNET - O PAVOR DO SARNEY

Hoje o Presidente do Senado José Sarney publicou uma matéria na sua coluna da sexta feira na Folha de S. Paulo intitulada Paus-d'arco em flor que merece ser comentada.

Veja alguns trechos do artigo

"A grande novidade que permeia hoje o conflito político é o novo interlocutor da sociedade democrática: a opinião pública. Outros integrantes dela são a mídia, com as novas técnicas de comunicação em tempo real, a sociedade organizada e as ONGs. A democracia representativa já era, e temos de descobrir como vamos institucionalizar essa nova realidade."

"Daí a luta contra os políticos, levados à parede numa situação de parasitas da sociedade, como se o mais ético e oportunista fosse falar que a verdadeira vontade do povo é "a voz das ruas". E hoje as ruas não têm mais gente, e sim uma massa que está preocupada com transporte, emprego, renda e tempo para um pequeno lazer."

"O conflito político passou da guerra de classes para a guerra da mídia. Nesta guerra, o mais ativo e o mais importante meio é a internet. É aí que reside o verdadeiro embate numa luta de versões, ataques, defesa, notícias e contranotícias, que são digeridas a todo momento -e são tantas as verdades que ao final não se sabe qual é a verdade."


Comentários do Blog

No artigo que o Senador Sarney publicou na sua coluna da sexta feira na Folha de S. Paulo ele revela um pavor pela internet que na opinião do Senador estaria causando estragos na biografia dos políticos brasileiros. "Os políticos são levados à parede numa situação de parasitas da sociedade" disse o autor do artigo. E logo continua dizendo que não se sabe qual é a mentira ou verdade depois de tantas versões que são colocadas na mídia eletrônica, não existindo o direito da resposta. O que não existe na internet é um prédio para mandar fechar e sim direito de resposta e normas de éticas razoavelmente claras para serem cumpridas. As pessoas que participam da internet, a imensa maioria não é ingênua ou crianças para expor seus nomes em declarações irresponsáveis.

Ora, o político que não é corrupto que não falta à ética, não teria porque preocupar-se pela grande difusão e transparência com que a internet espalha a noticia e a vida pública dos políticos. Existem dezenas de políticos que são referência positiva nos blogs e twitters. Quem optou pela carreira pública deve aceitar as regras do jogo.

Isso não vale apenas para o Presidente do Senado, vale também para o Renan Calheiros, Tasso Jereissati, Arthur Virgílio (que se não tivesse sido denunciado, não estaria devolvendo esse saco de dinheiro que utilizou indevidamente).

A grande questão não é a disseminação da informação pela internet e sim como esta consegue colocar à luz pública a falta de ética dos políticos e a verdade da corrupção do sistema. Por outro lado, como consegue ressaltar também as ações positivas dos políticos que realmente estão servindo ao País, onde não todos são corruptos.

O próprio governo Lula tem sido o maior incentivador do uso da internet para prestar contar à sociedade, veja-se nos ministérios e nas diversas instituições do governo, como hoje todo é feito utilizando a internet e as tecnologias de informação e comunicação. E o uso da internet na educação ou na compra de computadores a baixo custo para alunos de escassos recursos. Essas são ações concretas que identificam ao governo Lula e não seria bom pretender desqualificar à internet porque tem mostrado os sérios desvios éticos de políticos. Se o político não quer que suas faltas à ética e ao decoro parlamentar seja exposto na internet, simples não seja corrupto, seja honesto, como são muitos políticos que só recebem elogios pela imprensa e pela internet.

Leia o artigo na íntegra

Aqui

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

POLÍTICA - A PALAVRA "MERDA" FEZ A DIFERENÇA NO BATE BOCA DO SENADO


Renan Calheiros e Tasso Jereissati batem boca no Senado

Briga começou com peemedebista apontando dedo para tucano, que pedia retirada de manifestante na tribuna


Os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Tasso Jereissatti (PSDB-CE) travaram um agressivo e tumultuado bate-boca no plenário da Casa no fim da tarde desta quinta-feira, 6, depois que Renan, líder do PMDB no Senado, pediu a cassação do líder tucano, Arthur Virgílio (AM), por quebra do decoro parlamentar.


A briga fez com que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), interrompesse por alguns instantes a sessão, e a TV Senado suspendeu momentaneamente a transmissão da reunião.

O tumulto começou assim que Renan terminou o pronunciamento e retornou à sua cadeira. Nesse momento, um estranho invadiu a tribuna e passou a fazer declarações de apoio a Renan. O senador Tasso pediu a Sarney que o manifestante fosse retirado. Renan, por sua vez, passou a defender a permanência do mesmo e, enquanto falava, apontava um dedo para o senador cearense. Começou o bate-boca:

Tasso Jereissati: "Eu pediria, senhor presidente, duas coisas. Primeiro, que fosse dado ao senador Artur Virgilio o mesmo tempo que foi dado ao senador Renan em função das graves colocações, graves e agressivas colocações que foram ditas. Outra coisa senhor presidente, existem manifestações aqui nessa Tribuna de Honra, eu pediria que retirassem esse senhor aqui que está fazendo constantes manifestações, porque não está de acordo com o regimento."

Renan Calheiros: "A respeito da manifestação do senador Tasso Jereissati. Essas crises acontecem por isso, porque é a minoria com complexo de maioria. Quer expulsar agora um cidadão que está aqui participando de uma sessão que infelizmente é uma sessão história do Senado Federal"

Tasso: Que me desculpe senador Renan. Senador Renan, não aponte esse dedo sujo pra cima de mim! Não aponte esse dedo sujo pra cima de mim! Estou cansado de suas ameaças"

Renan:"Esse dedo sujo infelizmente é o de Vossa Excelência. São os dedos dos jatinhos que o Senado pagou"

Tasso: "Pelo menos era com meu dinheiro. O jato é meu, não é dos seus empreiteiros."

Renan: "O dinheiro é seu?"

Tasso: "É meu, é meu, é meu, é meu! Eu tenho pra falar, tá?

(Fora do microfone) Renan: Coronel...

Tasso: Eu, coronel? Cangaceiro, cangaceiro de terceira categoria...".

Renan: "O senhor é coronel!" - Baixa o microfone e diz: "Seu merda" (relato dos senadores próximos a Renan)

Tasso: "Repete o que você disse. Decoro parlamentar, repete o que você disse"

Renan: "Não é coronel?"

Tasso: "Repita o que você disse aí"

Renan: "Me respeite"

Tasso: "Repita o que você disse aí"

Renan: "Você é minoria com complexo de maioria"

Tasso: "Repita o que você disse aí"

Renan: "Você é minoria com complexo de maioria. Me respeite"

Tasso: "Presidente, o senador Renan Calheiros acabou de quebrar o decoro parlamentar me dirigindo com palavras de baixo calão. Eu peço que seja feita uma representação sobre isso"


Renan: "Presidência, eu peço desculpas e peço para Vossa Excelência retirar da sessão de hoje que "minoria com complexo de maioria é falta de decoro parlamentar"

Ouça também o bate boca no


Território El Dorado

CIÊNCIA E TECNOLOGIA - MCT reúne comissão organizadora da 4ª CNCTI

MCT reúne comissão organizadora da 4ª CNCTI

O MCT reuniu, no dia 4, em Brasília (DF), os integrantes da subcomissão organizadora da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) para discutir os temas centrais do encontro, que será realizado em maio de 2010. O evento tem como objetivo principal consolidar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação como política de Estado e, também, apresentar subsídios para o desenvolvimento do Plano de Ação Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (Pacti 2011-2014).

Durante a reunião, o secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Rodrigues Elias, apresentou um resumo do plano de ação atual, as metas para 2010, além de algumas ações de estruturação como, por exemplo, o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). "Entre as metas está a ampliação dos investimentos em C&T para 1,5% do Produto Interno Bruto. Também esperamos aumentar o número de bolsas oferecidas pelo CNPq e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)", destacou.

Os temas centrais da conferência serão: a Consolidação do Sistema Nacional de CT&I, Inovação Tecnológica nas Empresas, Áreas Estratégicas e CT&I e Inovação para o Desenvolvimento Social. Elias acrescentou que o evento também abordará temas que extrapolam os eixos centrais do Pacti 2007-2010.

"Será um momento importante para a proposição de documentos que servirão para construir uma nova política nacional. A idéia é deixar um plano que servirá para o próximo governo e refletirá os anseios da comunidade científica, empresarial e do próprio governo", disse.

De acordo com o coordenador nacional da conferência, Carlos Aragão, a próxima edição do evento será diferente das realizadas anteriormente. "Para a 4ª Conferência temos o desafio de chamar a sociedade para opinar sobre os rumos da ciência, tecnologia e inovação no nosso país. Além disso, terá como alvo de discussão um plano de ação já em execução", explicou.

Segundo ele, o objetivo da comissão é desenvolver uma proposta, até o final do ano, que será apresentada ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, para análise e aprovação. "Devemos levar ao ministro um esboço do que será a 4ª Conferência. Com certeza, nosso ministro terá muitas contribuições a dar na ocasião", disse.

A 4ª CNCTI é coordenada pelo MCT e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). A iniciativa ainda conta com o apoio de outros setores do governo federal, de empresários e da comunidade científica, assim como do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Maiortes informações Acesse o link do

MCT

BELÉM - ùltimas da UFPA

Do Blog do Bilhetim e do Belixe

UFPa: eleições para de reitor de 2008- quando a patronagem vai contra a racionalidade institucional

Um dos fatos "pitorescos" , num contexto de humor escuro, foram alguns lances da campanha eleitoral para reitor da UFPA de 2008. No ICS a situação e a oposição estavam com Maneschy. então o reitor usou a máquina para equilibrar o jogo naquele instituto. Fechou, com o uso da máquina, a totalidade do curso de enfermagem para o apoio a sua candidata. O preço foi altíssimo para nossa instituição: foram dadas 29 vagas docentes a este curso, e os professores selecionados foram quase todos como auxiliares de ensino, ou seja, a maioria não detinha doutorado. Enquantro isso o curso de medicina corria e ainda corre o risco de fechar. Sem falar de outros curso na UFPa que padecem por falta de corpo docente de carreira.

Em 2008 UFPA deixa de gastar 2.8 milhões de emendas parlamentares

Mais uma da ex-prefeitura competente da UFPa: não foram gastos no orçamento de 2008 R$2.800.000,00 (dois milhões e oitocentos mil reais) em emendas parlamentares. Paulo Rocha e Zenaldo Coutinho estão dentre os parlamentares federais que destinaram recursos à UFPA para o orçamento de 2008. Quando as emendas são destinadas`a qualquer órgão público, a instituição tem de fazer todo um trâmite burocrático necessário, que passa inclusive pela elaboração de projetos arquitetônicos, quando estes recursos são destinados para a realização de construções. São nestes momentos que medem-se a capacidade executiva do titular da prefeitura do campus. Se estes passos não são dados os recursos retornam ao orçamento da união.

UFPA é fona na execução das obras do reuni em 2008

Pois é meus e minhas, o MEC revelou que a UFPA é uma das IFES com o cronograma mais atrasado na execução das obras do REUNI,durante o exercício de 2008. Apenas 4% das obras foram executadas. O dinheiro está no MEC mais não foram dados os passos legais para a tomada dos recursos. Que foi que aconteceu? a prefeitura, segundo a versão do ex reitor ,estava super aparelhada e comandada por um mega prefeito, competente e realizador. Se a UFPA não gastar pelo menos 50% dos recursos disponíveis vai perde-los.


ICS devolve sala do CEP no campus do guamá

A Diretora do ICS foi "orientada" pelo reitor da UFPA a devolver as salas do Comitê de Ética em Pesquisa do curso de farmácia localizada no campus do guamá. Estas salas ficam ao lado do curso de odontologia e tinham sido repassadas de forma discricionária ao curso de enfermagem, deixando os professores de farmácia revoltados. As salas foram prontamente devolvidas.

UFPA: Licenciatura em Música reune com a Pró-reitora de Ensino.
-Por Baleixe.

Os professores da Graduação em Música passaram a manhã e parte da tarde de ontem, dia 04 de agosto — terça-feira —, reunidos com a Pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, advogada e professora Marlene Rodrigues Medeiros Freitas.

O Colegiado da Licenciatura em Música consultou aquela pró-reitoria sobre a licitude da sua submissão à estrutura do curso técnico, determinada no organograma adotado pelo ICA — Instituto de Ciências da Arte — para gestão da subunidade acadêmica denominada Escola de Música.
Em reunião realizada em 27 de julho passado, com o Reitor e a direção do ICA, fora dado o prazo de 10 dias para que esses docentes decidissem se sairiam ou não do prédio do Ateliê de Arte do Campus do Guamá, para se instalarem na “Casa da Conselheiro”, sede da EMUFPA — Escola de Música da UFPA.

No dia 28 de julho — um dia após a reunião com o Reitor — a professora Valéria Cristina Marques criou o blog Música UFPA Graduação e nele postou uma série de documentos comprobatórios das irregularidades que precederam a criação do ICA e, principalmente, as evidências do apartamento do corpo docente da graduação nas discussões ao longo do raciocínio de um Instituto aprovado sob a luz do Estatuto e Regimento Geral passados que não se adequou aos Estatuto e Regimento Geral atuais.

O blog da Graduação em Música alcançou nos 9 (nove) primeiros dias de existência quase 1400 visitas, uma notável média de 150 consultas diárias.Hoje, dia 05 de agosto de 2009, expira o prazo dado pelo Reitor, Dr. Carlos Edilson de Almeida Maneschy, à deliberação dos professores da Música (curso superior).

O documento que será protocolado na Reitoria da UFPA dirá que “a Graduação em Música PERMANECERÁ em sua ‘casa’, o Ateliê de Arte, situado no Campus Universitário do Guamá!”.O conteúdo do expediente vai além de uma simples resposta: o Colegiado de Música resolveu comprar uma briga institucional que seria impossível de ser travada durante o mandato de Alex Bolonha Fiúza de Mello: solicitará a revisão do Regimento Interno do ICA e sua conformidade às regras vigentes na UFPA.

Em conversa com a professora Valéria Cristina Marques ela nos disse: “O Curso Superior de Música não admite, em hipótese alguma, ser um joguete na UFPA; a Universidade Federal do Pará é um ambiente sério que forma profissionais que atuarão no contexto social amazônico, portanto, a Instituição deve prover-se de normas que não dêem margem alguma a vitupérios.".

O Música UFPA Graduação continuará no ar dando os informes sobre o processo originado pelo protocolo de hoje: "A discussão é pública porque a Universidade é pública e o dinheiro vem do suor dos brasileiros, portanto, não admitiremos 'atos secretos' que desvirtuem os fatos legítimos", complementa a professora da Licenciatura em Música da UFPA que assumirá a Coordenação da Graduação durante o afastamento da titular, Ana Margarida Lins Leal de Camargo, que gozará suas férias regulamentares.

CASO SARNEY - NOVA LIDERANÇA DA ÉTICA NO SENADO


A oposição deve divulgar nesta quinta (6) uma nota reiterando o pedido para que

José Sarney se licencie da presidência do Senado.

O texto virá à luz nas pegadas do terceiro discurso de autodefesa de Sarney, pronunciado na tarde desta quarta (5).

Sarney mal descera da tribuna e o documento contra a permanência dele no comando do Senado já circulava de gabinete em gabinete.

À noite, já havia sido rubricado pelos líderes do DEM, José Agripino Maia; e do PSDB, Arthur Virgílio.

Assinaram também: Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon, do PMDB; Cristovam Buarque, do PDT, Renato Casagrande, do PSB...

Demóstenes Torres, do DEM; Sérgio Guerra e Tasso Jereissati, do PSDB.

Apresentado ao texto, Aloizio Mercadante, líder do PT, esquivou-se de assiná-lo. Ouvido pelo blog, Mercadante disse:

“A defesa da licença temporária, como ato voluntário do Sarney, é a posição que nós estamos defendendo desde o início do processo”.

Antes de divulgar a nota, o ‘demo’ Agripino planeja visitar Mercadante, na companhia do tucano Virgílio. Vão instá-lo a subscrever o texto.

“É hora de as pessoas assumirem as teses em torno das quais se entendem”, disse Agripino ao repórter.

A idéia inicial, discutida em reunião realizada há dois dias, era a de arrastar para dentro da nota os líderes de pelo menos cinco partidos: DEM, PSDB, PT, PDT e PSB.

Juntos, somam 46 dos 81 senadores. Em tese, estaria configurada uma maioria pluripartidária a favor da licença de Sarney. Porém...

Porém, afora a resistência de Mercadante, não havia até a noite passada certeza quando à adesão do líder do PDT, Osmar Dias (PR).

Tampouco o líder do PSB, Antonio Carlos Valadares (SE), esboçava intenção de assinar.

Confirmando-se a versão minguada, a nota vai às manchetes como um trunfo de Sarney.

Ainda que os cinco partidos aderissem formalmente ao texto, a maioria anti-Sarney seria meramente teórica.

Mesmo as legendas que já defenderam publicamente a licença de Sarney convivem com defecções: pelo menos três no DEM, uma no PSDB, três no PT e duas no PDT.

DESMATAMENTO - Dados mostram nova geografia da devastação

CLAUDIO ANGELO
EDITOR DE CIÊNCIA

O ministro do Meio Ambiente chamou uma entrevista coletiva para comemorar a previsão de queda no desmatamento em 2009. Mas omitiu que os dados divulgados pelo Inpe são quase todos negativos: o desmatamento em 2008 foi quase 1.000 km2 maior do que se estimava; Pará e Maranhão estão fora de controle; e a devastação está cada vez mais espalhada pela Amazônia.

O dado do Prodes (sistema que calcula efetivamente a taxa de desmatamento), divulgado ontem sem alarde pelo Inpe, mostra que a devastação em 2008 foi de 12.911 km2, não de 11.968 km2. O governo vinha se fiando nesse dado para dizer que houve "empate técnico" entre 2008 e 2007. Ou seja, para todos os efeitos, havia queda no desmatamento por quatro anos seguidos.

O novo dado, obtido a partir de 334 imagens de satélite, mostra que a curva virou em 2008 e a devastação voltou a crescer. A tendência para 2009 é de queda.
Mas é na análise da série histórica de dados do monitoramento por satélite que está a notícia mais problemática: o padrão geográfico do desmatamento mudou.
A devastação saiu do chamado Arco do Desmatamento (sudeste do Pará, norte de Mato Grosso e Rondônia) e se concentrou no coração do Pará e no Maranhão. O desmate parece ter se estabilizado em Rondônia e em Mato Grosso. Para o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, a destruição está "mais difícil de combater e prever".
Os dois principais focos da "metástase" do desmate são a Terra do Meio e o eixo da BR-163 (Cuiabá-Santarém). O fato de o desmatamento persistir ali significa que as medidas de "governança" adotadas a partir de 2005 -criação de unidades de conservação e interdição de áreas- fracassaram.

Um alerta sombrio para um governo que se prepara, usando as ações na BR-163 como exemplo, para rasgar mais um eixo de devastação na Amazônia, a BR-319.

Leia mais na Folha de S. Paulo

Aqui

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

PARÁ - A Bancada do PT exige saída da Secretária de Educação que é do PT

AMAZÔNIA - POR DO SOL

ECONOMIA ECOLÓGICA - DEBATE SOBRE "A TRAGÉDIA DOS BENS COMUNS" DE GARRET HARDIN

Mais um debate na SBPC em Manaus


Aspectos ecológicos, políticos, sociais e econômicos foram discutidos com o objetivo de traçar novos parâmetros para a redução das emissões de gases e a preservação das florestas.

Por Annyelle Bezerra

Discutir sobre as mudanças climáticas, suas consequências e as possíveis soluções esteve entre as propostas do simpósio “Problemas do Desenvolvimento na Perspectiva Econômico-ecológica: aplicações ao caso da Amazônia”, realizado nesta quinta-feira (16) no Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A atividade era parte da programação da 61ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Manaus e que termina nesta sexta-feira (17).

Coordenado pelo professor da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Clóvis Cavalcante, o simpósio contou ainda com a participação do pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Philip Fearnside, da professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Socorro Chaves, e do economista e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gonzalo Enriquez.

O carbono como geração de riqueza para o País e a floresta em pé gerando um lucro maior que atividades como pecuária e agricultura foram as principais ideias defendidas por Fearnside. De acordo com o pesquisador os serviços ambientais gerados pela floresta podem vir a ser uma das possibilidades para a desaceleração das mudanças climáticas. Mas, segundo ele, apesar do tema estar em evidência, a situação ainda não é a esperada.

“Este é um assunto quente em termos de pesquisa, mas na prática, apesar de todo o discurso, o desmatamento está aumentando, e a tendência é aumentar cada vez mais. O que se verifica é um grande descompasso”, afirma o pesquisador.

Para Socorro Chaves, o modelo de desenvolvimento adotado no Brasil é incompatível com as peculiaridades de cada região. “O modelo de desenvolvimento vigente se baseia na miséria e na fome da grande população mundial, enquanto somente uma minoria detém os recursos”, ressalta a professora.

O desenvolvimento tecnológico, segundo Chaves, destrói as chances da sociedade de se desenvolver de forma igualitária. E, na Amazônia, a situação se apresenta de maneira ainda mais acentuada, pois o modelo de desenvolvimento da região sempre esteve baseado na ocupação de território e no domínio político da população local.

Dificuldades de compreensão

Os cientistas, ainda segundo Chaves, têm dificuldade em compreender as comunidades da região, pois o modelo de organização utilizado para estudá-las se baseia no modelo de organização urbano.

“Nas comunidades, por exemplo, o conceito de proteção do conhecimento é totalmente oposto ao do urbano. Lá significa difundi-lo, enquanto para nós é apreender e não passar adiante”, esclarece ela.

Para ele, o grande desafio é “reacender” a chama da utopia por uma nova sociedade. “É preciso a criação de alternativas adequadas de respeito à diversidade biológica e sócio-cultural, além da melhoria de vida, em prol de um futuro com protagonismo e cidadania”, enfatizou.

Bem comum?

Gonzalo Enriquez, em sua palestra “Economia da biodiversidade e a sustentabilidade da Amazônia na visão da economia ecológica”, ressaltou o que ele chama de “perigosa” conceituação de “bem comum”, que, segundo ele, representa hoje um dilema entre a propriedade coletiva e a de ninguém, simultaneamente.

Além disso, questões como a globalização e o seu papel no desencadeamento de tragédias estiveram entre os destaques.

No Brasil, segundo o economista, as políticas de redução do desmatamento ainda se baseiam no método atrasado. “O governo corre atrás do prejuízo, e não existe uma conversa entre a política ambiental e a produtiva”, afirma ele.

Segundo Enriquez, as políticas governamentais que deveriam reduzir as derrubadas têm tido resultados inversos. “Em menos de um mês, se liberou aproximadamente 10 bilhões de reais para ruralistas. Claro que quem está do lado verde pula para o outro lado”, esclarece o economista.

Desenvolvimento VS. Crescimento

Para Cavalcante, um dos pontos principais é fazer a diferenciação entre desenvolvimento e crescimento. Enquanto o primeiro está relacionado às melhorias sociais e à expansão da cidadania, o segundo se limita a aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) do país. E, com isso, consequentemente aumentando as desigualdades sociais.

“A sociedade é sempre atropelada pelo crescimento. Um exemplo disso é a hidrelétrica de Balbina, construída sem levar em consideração os impactos para a comunidade que lá vivia”, ressaltou.

INTERNACIONAL - MAIS UM ACIDENTE DE UM AIRBUS

Uma aeronave da aerolinea Vueling, se preparava para partir desde o aeroporto de Orly para a cidade espanhola de Alicante. Alguns pasajeiros sofreram quemaiduras ao deslocar-se pela rampa de emergência. Estavam no vôo 165 pasajeiros com destino a Espanha.

Leia repportagem completa
El Clarín de Buenos Aires

POLÍTICA - Marina Silva pode concorrer à Presidência pelo PV

Assessores da senadora Marina Silva (PT-AC) confirmaram nesta terça-feira (4/8) que ela foi convidada pelo PV para se filiar ao partido e disputar a Presidência da República nas eleições de 2010. Marina estaria avaliando a proposta.

O PV teria apresentado à parlamentar uma pesquisa nacional feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) com 1 mil pessoas em que o nome dela foi colocado como possível candidata ao Executivo federal.

Correio Braziliense

MEIO AMBIENTE - Comissão do Meio Ambiente da Câmara aprova dezoito propostas somente no primeiro semestre

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal CMADS retoma as atividades nesta quarta-feira (05). Na pauta do dia, que inicia as reuniões deliberativas do segundo semestre, estão os projetos de lei nº 1.129/07, "que altera a Lei nº 6.938 de forma a garantir que somente empresas e consultores certificados pelo IBAMA possam elaborar estudos e relatórios de impacto ambiental para fins de licenciamento" e nº 2.831/08, "que define as condições para a exploração de espécimes nativas do Euterpe edulis, o palmiteiro".

A Comissão fez um balanço dos trabalhos durante o primeiro semestre de 2009. Foram analisadas 36 propostas, com aprovação de 18. Além disso, 14 audiências públicas foram realizadas e 5 seminários.

Entre as aprovações está a proposta que cria o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, com objetivo de estimular iniciativas que reduzam os impactos do aquecimento global.

A certificação da carne bovina produzida no bioma Amazônico também foi amplamente discutida pela Comissão, chegando, em uma das audiências, a ser debatida por mais sete horas.

O presidente da Comissão, deputado Roberto Rocha (PSDB-MA), destacou os resultados imediatos: "Procuradores da República do Pará assinaram, com os interessados, termos de ajuste de conduta para que tenhamos outro padrão de produção; essa é uma exigência da população brasileira e do mercado externo”, disse.

*Com informações da CMADS

terça-feira, 4 de agosto de 2009

POLÍTICA - FALARAM COLLOR E RENAN SÃO A CARA DO BRASIL, QUARTA FALA O LIDER

SAÚDE - ALÉM DA GRIPE "A" , AS IRONIAS DO MERCADO E DA POLÍTICA

Dr. Carlos Alberto Morales Paitán, Peru


2000 pessoas contraem a gripe suína e todo mundo já quer usar máscara.

25 milhões de pessoas têm AIDS e ninguém quer usar preservativo...

PANDEMIA DE LUCRO

Que interesses econômicos se movem por detrás da gripe porcina???

No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária, que se podia prevenir com um simples mosquiteiro.

Os noticiários, disto nada falam!

No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarréia que se poderia evitar com um simples soro que custa 25 centavos.

Os noticiários disto nada falam!

Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.

Os noticiários disto nada falam!

Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves...

...os noticiários mundiais inundaram-se de noticias...

Uma epidemia, a mais perigosa de todas...Uma Pandemia!

Só se falava da terrífica enfermidade das aves.

Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos...25 mortos por ano.

A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.

Um momento, um momento. Então, por que se armou tanto escândalo com a gripe das aves?

Porque atrás desses frangos havia um "galo", um galo de crista grande.

A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflu vendeu milhões de doses aos países asiáticos.

Ainda que o Tamiflu seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população.

Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro.

- Antes com os frangos e agora com os porcos.

- Sim, agora começou a psicose da gripe porcina. E todos os noticiários do mundo só falam disso...

- Já não se fala da crise económica nem dos torturados em Guantánamo...

- Só a gripe porcina, a gripe dos porcos...

- E eu me pergunto-: se atrás dos frangos havia um "galo"... atrás dos porcos... não haverá um "grande porco"?

A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflu. O principal acionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretário da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque...

Os acionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflu.

A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.

Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos países.

Mas se a gripe porcina é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação.

Se a Organização Mundial de Saúde (conduzida pela chinesa Margaret Chan) se preocupa tanto com esta enfermidade, por que não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?

Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa seria a melhor solução.

PASSEM ESTA MENSAGEM POR TODOS OS LADOS, COMO SE TRATASSE DE UMA VACINA, PARA QUE TODOS CONHEÇAM A REALIDADE DESTA "PANDEMIA".

Pois os meios de comunicação naturalmente divulgam o que interessa aos patrocinadores, não aos ouvintes e leitores.

POLÍTICA - VEJA QUEM FALA

VOTE PELO MAIS MENTIROSO. CLIQUE AO LADO

POLÍTICA - BURACOS E CRATERAS EM FORTALEZA

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

POLÍTICA - EM QUEM VC ACREDITA ?


Collor, Renan Calheiros e Pedro Simon batem boca no Senado; veja
da Folha Online

Os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Fernando Collor de Mello (PTB-AL) trocaram ofensas nesta segunda-feira com o senador Pedro Simon (PMDB-RS) no plenário do Senado depois que o parlamentar defendeu o afastamento de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado.

Renan, que é um dos principais aliados de Sarney, acusou Simon de ter como "esporte preferido nos últimos 35 anos" falar mal do presidente do Senado.

Simon disse que Renan "inventava" acusações contra ele para defender Sarney.
"Vossa excelência foi à China fazer acordo com o Collor. Agora eu estou falando! Na véspera do Collor ser cassado, Vossa Excelência largou o Collor. Lá pelas tantas, apareceu como ministro da Justiça do Fernando Henrique. Lá pelas tantas, largou o FHC. Agora é o homem de confiança do Lula", disse Simon.

Ele acusou Renan de renunciar para salvar a pele e agora incentiva a Sarney a NÃO renunciar.

Irritado com as menções ao seu nome, Collor também partiu para o ataque contra Simon depois que o peemedebista lembrou que o ex-presidente havia lhe convidado para ser vice-presidente na sua chapa.

"São palavras que não aceito sobre mim e minhas relações políticas. São palavras que eu quero que o senhor as engula e as digira como achar conveniente."

Pedro simon mente?, Collor está certo?, Renan é um mentiroso contumaz?

vote aqui ao lado.

COMBATE À PORNOGRAFIA INFANTIL - Acordo do MPF/SP com Google já gerou mais de 1,2 mil quebras telemáticas



Também foram instaurados 263 inquéritos policiais, 174 na capital e 89 no interior

Em cumprimento ao termo de ajustamento de conduta (TAC), celebrado em julho do ano passado entre o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) e a Google, foram encaminhadas 1.926 notícias e imagens com indícios de pornografia infantil veiculadas no Orkut. Desse número, 1.287 resultaram em pedidos de quebra de sigilo telemático formulados pelo MPF perante a Justiça, e outros ainda continuam sob investigação.

Além das notícias do Orkut, o MPF ainda recebe denúncias por meio de outras fontes, como a Safernet e o Digi-Denúncia, em sua própria página na internet.

No estado de São Paulo foram ainda instaurados 263 inquéritos policiais, 174 na capital e 89 no interior. O número é maior em São Paulo porque a Google, em razão do acordo celebrado, envia diretamente ao MPF na capital as informações com indícios de pornografia infantil para apuração. A Procuradoria instaura um procedimento e, se for o caso, envia ao MPF de outras localidades somente depois de descobrir a cidade aonde foi cometido o possível crime.

No primeiro semestre deste ano, a Safernet recebeu 25.212 denúncias referentes à pornografia infantil na internet. Cerca de 40% das páginas denunciadas foram removidas pelos provedores responsáveis pelos serviços por conterem indícios suficientes de crime ou violação a termo de uso.

Prevenção - Devido ao alto número de possíveis crimes relacionados aos direitos humanos na internet, o MPF/SP considera a prevenção essencial. Em razão disso, desde 10 de fevereiro deste ano, quando foi realizado o Dia da Internet Segura no Brasil, integrantes do Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos do MPF/SP vem oferecendo, em parceria com a Safernet, oficinas de prevenção às escolas públicas e particulares.

Para facilitar o trabalho dos educadores nas salas de aula, a Safernet lançou hoje, na sede da Procuradoria da República em São Paulo, o Kit Pedagógico, que oferece a professores dos ensinos fundamental e médio diversas maneiras de tratar a segurança na internet. A iniciativa contou com a colaboração do MPF/SP.

O kit vem com vídeos didáticos, histórias em quadrinho, fichas pedagógicas com sugestões passo a passo para as atividades em sala de aula, entre outras informações para estimular discussões e atividades educativas. O objetivo da medida é atuar na área de prevenção de possíveis crimes que possam ser facilitados por meio da internet, como pornografia infantil.

MPF/SP

CORRUPÇÃO - NOVA EMBESTIDA CONTRA FRAUDADORES DA SUDAM


(Av. Almirante Barroso, da SUDAM)
Através de relatórios falsos da aplicação dos recursos federais, mais de R$ 6,7 milhões em valores atualizados foram liberados. Metade foi desviada com notas referentes a serviços não executados.

O Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO) propôs à Justiça Federal denúncia contra 12 pessoas por obtenção de financiamento através de fraudes e posterior desvio dos recursos públicos federais. Através de seus gestores Flávio Hedídio dos Santos e Hornei Soares Barros, a empresa São Bento Agropecuária S/A apresentou um projeto junto à extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), aprovado em dezembro de 1998 para implantar, no município de Gurupi, empreendimento agroindustrial de produção de palmito de pupunheira e de novilhos precoces para abate, através inseminação artificial e pastejo rotacional intensivo.

Os servidores públicos federais responsáveis pela fiscalização do projeto eram Gilson da Cunha Gaia, Hélio Marinho de Azevedo, Maria José Correia Alves, Carlos Augusto Fortes Sampaio, Alcindo Nova da Costa Filho, Carlos Dantas Torres, Conceição Arêas Tuma e Manoel das Mercês Corrêa. Eles produziram laudos inverídicos e relataram a execução de serviços inexistentes, como formação de pastagens e o cultivo de forrageiras e pupunheiras. Assim, foi repassado à empresa o valor atualizado de R$ 6.729.811,07 referentes a quatro parcelas liberadas entre os anos de 1999 e 2002.

Flávio e Hornei ludibriaram a Sudam desde a apresentação da carta-consulta. A falsificação das atas de assembleia e documentos contábeis, como contratos, recibos e notas fiscais, foram fundamentais para comprovar a regularidade do empreendimento e liberar quatro parcelas de recursos. As notas fiscais falsas referentes a produtos e serviços não executados eram fornecidas pelas empresas Proplan Planejamento Agropecuário Ltda. e Cristal Comércio e Serviços Rurais Ltda, geridas por Walter de Souza Pires e Washington Luiz Martins Milhomem.

Leia mais no MPF/TO
Aqui

BIODIVERSIDADE - PL destina recursos do FNO à biodiversidade amazônica

A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 5202/09, que destina 50% dos recursos aplicados pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) a atividades de aproveitamento e preservação da biodiversidade da Amazônia. A proposição, de autoria da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), altera a Lei 7.827/89, que instituiu o FNO e outros fundos regionais.

De acordo com a proposta, esses recursos financiarão atividades produtivas que utilizem espécies animais e vegetais da própria região, ou visem a recuperação de áreas degradadas, assim como serviços ambientais e turísticos e a indústria da reciclagem.

Os produtores desses bens e serviços ficam obrigados a garantir que as espécies utilizadas no processo produtivo terão a sua reprodução assegurada. Além disso, o projeto de lei determina que os outros 50% dos recursos serão aplicados preferencialmente na modernização tecnológica e gerencial das atividades já financiadas pelo fundo desde a sua criação.

A autora da proposição acredita que o fundo não vem cumprindo seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região. "O que se vê é o uso de recursos previstos na Constituição para destruir o meio ambiente, a pretexto da exploração econômica", disse.

De acordo com ela, grande parte dos investimentos realizados na região Norte com recursos do FNO tem causado sérios problemas ambientais, com o desmatamento, danos à biodiversidade e o esgotamento econômico das terras.

A proposição tramita em caráter conclusivo, ou seja, não precisa ser avaliada pelo Plenário, apenas pelas comissões que foram designadas para apreciá-la. O texto será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A íntegra do PL 5202/09 está disponível neste

Aqui

Ciência e Tecnologia - O universo como ninguém nunca viu

Maior telescópio espacial do mundo começa a registrar imagens do cosmos com grande nitidez



O Observatório Espacial Herschel, maior telescópio espacial do mundo, lançado em maio pela Agência Espacial Europeia, acaba de apresentar à comunidade científica o seu cartão de visitas: o retrato mais nítido já feito da galáxia do Rodamoinho, muito famosa entre os astrônomos. O instrumento permitirá observar regiões distantes e inexploradas do universo com grande nitidez.

O telescópio foi batizado em homenagem a Frederick William Herschel (1738-1822), músico alemão que mais tarde se tornou astrônomo e descobriu o planeta Urano e a radiação infravermelha (percebida por nós como calor). O instrumento é o primeiro capaz de detectar a emissão de um tipo específico dessa radiação – o infravermelho distante –, única faixa do espectro luminoso ainda não observada no universo e inacessível a partir da Terra, porque é absorvida pela umidade da atmosfera.

“Herschel é um telescópio espacial muito versátil”, diz Michael Rowan-Robinson, astrofísico do Imperial College London (Inglaterra) e autor de um artigo sobre o telescópio publicado na Science desta semana. “Ele irá estudar a física e a química molecular de quase todos os tipos de objetos celestiais frios, de nossa própria vizinhança até os limites do universo.”

Acesse a reportagem completa de revista Ciência Hoje
Aqui

PARÁ - FUGA SIMULTANEA EM TRÊS PRESÍDIOS DA GRANDE BELÉM

O dia de ontem foi marcado pela fuga de presos em três seccionais. O total de 48 presidiários distribuídos nas seccionais de Marituba, Cremação e Paar conseguiram fugir e estão soltos pelas ruas.

Às 6h30 de ontem, 22 presos de um total de 34, fugiram do xadrez da Seccional de Marituba. Eles serraram as grades de uma porta que dá acesso ao corredor da carceragem e aguardaram a oportunidade em que a porta de entrada abriu para fugirem no estilo “cavalo doido” que, na linguagem policial, significa sair correndo todos ao mesmo tempo e em várias direções.Isso ocorreu no momento em que um dos dois investigadores do plantão, abriu o portão para colocar outro preso recém-capturado pela PM. Os presos o empurraram e correram. O policial disparou vários tiros de advertência. Assim, conseguiu impedir a fuga de outros 12.

Logo foi solicitado reforço e a Polícia Militar mandou ao local uma guarnição da Rotam junto com duas guarnições da 18ª Zpol. Foi realizada uma ronda em toda a área e conseguiram recapturar cinco dos fugitivos.

Luiz Carlos de Souza Nogueira, Carlos Augusto Pinheiro da Silva, presos por porte ilegal de arma e Paulo Roberto Melo, que responde por furto, foram pegos minutos depois da fuga.

Segundo os plantonistas da Seccional de Marituba, o xadrez da unidade é isolado, fica no fundo do prédio e tem acesso fácil por um muro baixo. Eles acreditam que, durante a madrugada, alguém foi pelo estacionamento da unidade policial e passou uma serra para os detentos. As fugas na seccional são constantes apesar da preocupação com a vigilância feita pelos investigadores do plantão.

Segundo o delegado do plantão, ao que tudo indica, os prisioneiros estavam articulando a fuga há algumas semanas em função de terem serrado, com objetos cortantes, o portão da cela, sem que os policiais percebessem a cilada. Três serras de ferro e metal foram encontradas na cela. A assessoria de comunicação da Polícia Civil informou que, apesar das evidências de que a fuga não teve participação dos policiais do plantão, a Corregedoria de Polícia Civil deverá ser informada da evasão e irá instaurar uma apuração para os fatos.

Mais 34 fogem das Seccionais do Paar e da Cremação

Pela parte da tarde, às 12h50, foi a vez de 10 presos da Seccional da Cremação, em Belém, fugirem. Eles serraram duas barras de ferro que dão acesso aos fundos da unidade policial. O diretor da seccional, delegado Antônio Duarte, informou que anteontem foi feita a revista nas celas e nada foi detectado. Ainda permaneceram no local 18 presos.

Leia a matéria completa no Diário do Pará

Aqui

POLÍTICA - A VOLTA DO SARNEY....PARA O CONTRA ATAQUE

O Sarney volta amanhã para ocupar a Tribuna do Senado e declarará, não apenas que não renunciará, bem como protocolará uma denúncia contra outro Senador, que como ele também está com o rabo preso, Arthur Virgílio, que deverá devolver um dinheirão ao Senado. Ele recebeu um saco de dinheiro como empréstimo e não sabia que era dinheiro sujo, só um idiota acredita nisso e um bandido não quer nem saber a origem dos recursos que recebe.

A base aliada se moviliza para também ocupar a tribuna e apoiar o Sarney. A conclusão da base aliada é que, sem o Sarney na presidência, o Governo ficaria nas mãos do PSDB e isso não é bom para o Palácio do Planalto.
Vamos aguardar que amanhã será outro dia......

ESPORTE - CONTINUAMOS VIVOS!!!