sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

ACONTECEU HOJE: Confira as principais notícias publicadas nesta 5ª-feira





MERCADO O Ibovespa encerrou em alta de 1,15%, aos 97.677,19 pontos, renovando seu recorde de fechamento pelo segundo dia seguido, com o otimismo diante de declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, prevalecendo no mercado. Investidores seguem confiantes de que o governo fará a reforma da Previdência, o que fez o Ibovespa ter um desempenho melhor do que outros mercados acionário no exterior. Após oscilarem entre perdas e ganhos, os principais índices de ações norte-americanos terminaram o dia mistos em meio aos resultados corporativos e ao temor dos investidores com as negociações comerciais entre a China e os Estados Unidos. Com isso, o Dow Jones caiu 0,09%, 24.553,24 pontos Composto avançou 0,68%, 7.073,46 pontos e o S&P 500 recuou 0,13%, 2.642,33 pontos. 

O dólar comercial fechou em alta de 0,21%, cotado a R$ 3,7710 para venda, em dia de sessão volátil renovando mínimas e máximas sucessivas em movimento de correção, seguindo o mercado externo, onde o dólar operou em terreno positivo durante todo o pregão e ainda, com a postura de cautela dos investidores à véspera do feriado em São Paulo. Na semana marcada por feriado doméstico e nos Estados Unidos, o dólar subiu 0,34%. As taxas dos contratos futuros de juros (DIs) encerraram a sessão em alta, em um movimento de ajuste após as quedas recentes e também sob a influência do leilão de títulos públicos, antes do feriado na cidade de São Paulo. Os investidores monitoraram o comportamento do dólar e do exterior, enquanto aguardam novidades sobre as propostas do governo Bolsonaro. Ao final da sessão regular, o DI para janeiro de 2020 ficou com taxa de 6,465%, de 6,445% no ajuste de ontem 7,20%, de 7,18% 8,29% comparação. BRASIL 

GOVERNO: Decreto/Lei de Acesso à Informação diminuirá burocracia - Mourão O decreto assinado hoje pelo presidente em exercício Hamilton Mourão, que altera a Lei de Acesso à Informação (LAI) e permite a classificação de dados do governo como ultrassecretos por servidores comissionados, não atentam contra a liberdade. "O decreto única e exclusivamente diminui a burocracia na hora de desqualificar alguns documentos sigilosos", afirmou Mourão. Documentos classificados como ultrassecretos tornam a informação sigilosa por até 25 anos. 

INFRAESTRUTURA: Governo fará leilão da BR-101/SC até final junho - ministro O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que o edital para concessão da BR-101 em Santa Catarina será lançado nos próximos dias, e que o leilão está previsto para acontecer até o final do primeiro semestre. 

AGRICULTURA: Tabela de frete nunca será justa, diz ministra A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que a tabela de frete rodoviário é um instrumento dispensável no livre mercado e nunca será completamente justa. ELETROBRAS: Após falha em equipamento, Angra 2 é desligada do SIN A Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, desconectou, ontem, a usina nuclear Angra 2 do Sistema Interligado Nacional (SIN), devido a uma falha em um dos transformadores principais do circuito de 500 megawatts (MW) da parte não-nuclear da usina. 

MUNDO EUA: Trump adia discurso do Estado da União após troca de cartas com Pelosi O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não vai fazer o discurso do Estados da União no dia 29, como previsto, e que espera realizar o discurso "quando a paralisação parcial do governo acabar". 

RÚSSIA: Governo condena decisão dos EUA sobre Venezuela O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que os acontecimentos na Venezuela "chegaram a um ponto perigoso", que os opositores do presidente Nicolás Maduro escolheram um cenário de "confronto" e que qualquer ação estrangeira no país é "completamente inaceitável". 

DAVOS: Ritmo da desaceleração da China preocupa, diz Lagarde A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou que a desaceleração da economia da China não preocupa, mas sim seu ritmo, que pode não ser controlado pelas autoridades do país. 

EUA: Senado barra duas propostas para financiar gastos do governo - DJ News Duas propostas rivais para acabar com a paralisação parcial do governo norte-americano fracassaram no Senado, dando continuidade ao impasse sobre a construção de um muro na fronteira sul dos Estados Unidos com o México. As informações são da agência de notícias "Dow Jones". Copyright 2019 - Grupo CMA

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

FMI: PIB mundial deve crescer 3,5% este ano ante projeção de 3,7% (amplia)

São Paulo, 21 de janeiro de 2019 - O Produto Interno Bruto (PIB) global deve crescer 3,5% neste ano, 0,2 ponto percentual (pp) a menos do que a projeção feita em outubro, segundo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI). Para 2018, a projeção foi mantida em 3,7% e para 2020 a estimativa foi reduzida de 3,7% para 3,6%. 

"A revisão é modesta, porém acreditamos que os riscos de mais correções para baixo estão aumentando", afirma o FMI, acrescentando que enquanto os mercados financeiros das economias avançadas pareciam estar dissociados das tensões comerciais durante grande parte de 2018, entraram em conflito mais recentemente, tornando as condições financeiras mais difíceis e aumentando os riscos para o crescimento global.

O crescimento dos países desenvolvidos foi ligeiramente revisado para baixo em 2018 e 2019. Para 2018, a passou de 2,4% para 2,3%, enquanto para 2019 saiu de 2,1% para 2,0%. Para 2020, a estimativa é de 1,7%. No caso da eurozona, a projeção para 2018 passou de 2,0% para 1,8%. Para este ano passou de 1,9% para 1,6% e para 2020 é 1,7%. No caso do Japão, caiu de 1,1% para 0,9% em 2018, enquanto para este ano houve uma inversão, subindo de 0,9% para 1,1%. Em 2020 a economia japonesa deve crescer 0,5%. Segundo o FMI, a projeção do PIB para países emergentes este ano passou de 4,7% para 4,6% em 2018 e de 4,7% para 4,5% em 2019. Para 2020, a previsão é de 4,9%. A redução na projeção foi causada principalmente pela contração na Turquia, com o aumento das restrições nas condições financeiras do país. O relatório ainda destaca a desaceleração do crescimento do México entre 2019 e 2020, refletindo uma queda dos investimentos privados.
Copyright 2019 - Grupo CMA As perspectivas para os mercados emergentes e para as economias em desenvolvimento, de acordo com o FMI, refletem a continuidade dos fluxos de capital mais fracos dia de taxa de juros mais elevadas dos Estados Unidos e as depreciações cambiais, embora tenham se tornado menos extremas. "No geral, as forças cíclicas que impulsionaram o crescimento global desde meados de 2017 perderam força desde outubro. O comércio e o investimento diminuíram", diz o FMI.
Carolina Pulice / Agência CMA

FMI: Projeção do PIB da China para este ano é mantida em 6,2% (amplia)



A economia chinesa deve continuar desacelerando, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), que projeta expansão de 6,6% para o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2018 e de 6,2% para este ano - as mesmas estimativas apresentadas no relatório de outubro. Para 2020, o crescimento da China deve se manter estável em 6,2%. O FMI, no entanto, alerta que as tensões comerciais com os Estados Unidos podem apressar o processo de desaceleração da economia chinesa. "A desaceleração do crescimento chinês pode ser mais acentuado do que o esperado se as tensões comerciais continuarem e isso ser o gatilho para uma onda de vendas no mercado financeiro como aconteceu em 2015 e 2016", diz o FMI em relatório. Os Estados Unidos e a China adotaram em dezembro uma trégua de 90 dias em uma tentativa de chegarem a um acordo mais amplo sobre o comércio. Desde o ano passado, as duas maiores economias do mundo estão impondo tarifas mútuas sobre bens importados, impactando o crescimento econômico e os mercados financeiros globais. "A economia da China desacelerou em 2018, principalmente devido ao endurecimento da regulamentação financeira para conter a atividade bancária paralela e o investimento do governo local fora do orçamento, e como resultado da crescente disputa comercial com os Estados Unidos, que intensificou a desaceleração no final do ano", diz o FMI. O Fundo afirma que apesar da reação das autoridades chinesas à desaceleração, limitando o aperto da regulação financeira e injeção de liquidez, a economia deve continuar perdendo força. "A atividade econômica pode ficar aquém das expectativas, especialmente se as tensões comerciais não diminuírem", acrescenta o FMI. Carolina Gama / Agência CMA Copyright 2019 - Grupo CMA