sexta-feira, 26 de março de 2010

Política - PT: Ciro falastrão, desequilibrado, desesperado e a mãe de todas as ofensas. É meio tucano.

 
Ciro Gomes (PSB) tornou-se, para o PT, um “aliado” indesejável.

As ressalvas ao deputado, antes feitas entre quatro paredes, ganharam o meio-fio. Líder do PT na Câmara, o deputado Fernando Ferro (PE) (Foto da direita) trouxe à borda do caldeirão o caldo que ferve no fundo.

Chamou Ciro de “falastrão”, “desequilibrado”, “desesperado” e –a mãe de todas as ofensas— “meio-tucano”. Os ataques de Fernando Ferro foram pronunciados nesta quinta (25), em entrevista ao programa “Opinião”. É veiculado pela Rádio Comunidade FM de Santa Cruz do Capibaribe, de Pernambuco.

O signatário do blog ouviu a entrevista. Ferro disse que, “quanto mais o Ciro Gomes fala, pior pra ele”. Afirmou que o presidenciável do PSB “já criticou todo mundo”.

Acha que Ciro ganhou uma aparência de “adolescente rebelde, que está com raiva do mundo”. Embora ninguém considere a hipótese a sério, Ferro rechaçou a possibilidade de Ciro ser guindado à condição de companheiro de chapa de Dilma Rousseff. “Ele não vai ser vice na nossa chapa, porque o PSB, com todo respeito, não tem estatura para ser vice na nossa chapa, não tem dimensão nacional”.

Avalia que “Ciro perdeu uma oportunidade de ser candidato a governador em São Paulo”, com o apoio do PT e de outras legendas governistas. “Agora quer ser candidato a presidente da República. Afunda nas pesquisas. Não tem perspectiva. Brigou com todo mundo...” “...Brigou com o PCdoB, com o PDT, atacou o PT, atacou o PMDB. Ele quer ser a palmatória do mundo...” “...Fica fazendo elogios a Aécio [Neves] e aos tucanos. Ele é, na verdade, um meio-tucano”.

Ferro despejou sobre o microfone da rádio pernambucana um par de perguntas: “O Ciro tá fazendo o jogo de quem nessa eleição? Vai dividir o governo?” Insinua que o quase-ex-aliado veste a camisa do inimigo: “Se ele fosse do nosso time não tava divindindo a nossa candidatura, tava ajudando”. Ajudaria “como nós estamos ajudando o governador [pernambucano] Eduardo Campos [presidente nacional do PSB]”. Para Ferro, se insistir na trilha presidencial,


Ciro deslizará nas pesquisas para patamares inferiores aos 13% atuais. Vai a “7%, 8%”. Pior: “Vai encerrar uma carreira que poderia até ser brilhante. É uma pessoa inteligente, um bom quadro político”. Perde-se porque “tem a língua muito grande, é muito falastrão. E política não pode ser feita como fígado, com raiva, com grito, com ameaças, só com acusações”.

O líder petê diz que Ciro está “desesperado”. Imagina-se “maior do que é”. Acha que o PSB não vai “insistir nessa aventura”. Seria “pior para eles”. Refere-se à candidatura presidencial de Ciro como um “capricho pessoal”. E insinua que o governador Eduardo Campos, o mandachuva do PSB, está noutra canoa. “Pelas conversas que tenho com o governador Eduardo, essa candidatura não é unanimidade no PSB. Ele sabe que o importante é a nossa aliança”.

Declara que o presidente do PSB “está fazendo um trabalho para ver se retira essa aventura de Ciro Gomes para presidente”. O entrevistador lembrou a Ferro que Ciro dissera que seus passos são combinados com Eduardo Campos. E o líder petista: “Não é isso que a gente conversa com o governador Eduardo Campos. Ele tem um certo constrangimento”. Acrescenta: “O que o Ciro fala, pela boca, ele solta muita labareda. Eu acho que ele, lamentavelmente, virou um falastrão que não tá sendo levado a sério...” “...Todo mundo tá achando que ele é apenas uma pessoa que tá querendo brigar com Deus e o mundo. Tá meio revoltado”.

Avalia que Ciro passa à opinião pública a imagem de “alguém que tá desesperado, que tá aperreado, tá nervoso e desequilibrado”. Afirma, de resto, que, para ser presidente da República, “tem que ter equilíbrio” e “cabeça fria”. Do contrário, “não aguenta, pipoca, renuncia, chora, se destrói”. Evoca o exemplo de Lula: “Tem cabeça fria, ouve, recebe críticas de todo jeito...” “...Mas tem a capacidade de perdoar, de amenizar. E reage quando é preciso, mas sem perder o equilíbrio...” “...O Ciro, lamentavelmente, é uma figura desequilibrada. E com deesequilibrio não tem condições de assumir uma presidência da República”. É de perguntar: com aliados assim, quem precisa de inimigos?

Comentário do Blog. As possibilidades do ciro apoiar a Dilma ou ser candidato ao governo de São Paulo quase nulas. Fica para ele, a luta até o fim por sua candidatura ou seu retorno ao LAR.


Blog do Josias de Souza

quinta-feira, 25 de março de 2010

Saúde - Brasil registra 36 mortes por gripe suína neste ano

O Ministério da Saúde informou hoje (25) que 36 pessoas morreram de influenza A (H1N1) – gripe suína neste ano no país. O levantamento refere-se até o dia 20 de março.

O maior número de mortes foi registrado na Região Norte (24), seguida pela Região Sul (7).

Em 2009, foram registradas 2.051 mortes no Brasil devido à doença, a partir de abril, quando teve início a pandemia. De acordo com o ministério, pelo menos 3,8 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a doença, conforme informações repassadas pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde até o momento.

A imunização começou no dia 8 de março. A meta é vacinar cerca de 72 milhões de brasileiros até maio. A segunda etapa da vacinação começou no último dia 22.

O público-alvo são grávidas, crianças de 6 meses a 2 anos de idade e doentes crônicos com menos de 60 anos. Essa etapa vai até o dia 2 de abril.

Fonte: Agência Brasil

Desmatamento global diminui, mas continua alarmante em muitos países

Estudo da FAO mostra que, de 2000 a 2010, o mundo perdeu cerca de 13 milhões de hectares de florestas por ano. América do Sul e África são os continentes com maiores taxas de desmatamento

O desmatamento mundial de florestas, principalmente a conversão de florestas tropicais em terras para agricultura e pecuária, caiu nos últimos dez anos. Entretanto, continua com taxas alarmantes em alguns países, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

De acordo com o relatório "The Global Forest Resources Assessment 2010", produzido pela FAO, e divulgado hoje (25), cerca de 13 milhões de hectares de florestas foram desmatados por ano no período de 2000-2010, uma quantidade menor de devastação que a observada nos anos da década de 1990 (16 milhões de hectares por ano). O estudo analisa florestas em 233 países e territórios.

Leia mais Aqui

Biotecnologia - Decreto propõe reduzir poder da CTNBio. Dançou o Luiz ABC


Por Lígia Formenti

Patrocinado pela Casa Civil em aliança com o Ministério da Agricultura, um decreto com regras para plantio de transgênicos perto de unidades de conservação ameaça reduzir o poder da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

A última versão do texto, em discussão na Casa Civil, suprime um artigo da norma em vigor que permite ao colegiado alterar os limites do plantio de transgênicos nessas áreas. O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), ao qual a CTNBio está ligada, não foi ouvido. "Isso é passar por cima da Lei de Biossegurança", disse o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT, Luiz Antonio de Castro, que diz não ter recebido resposta da Casa Civil.

Ontem, Barreto afirmou ter sugerido ao titular da pasta, ministro Sérgio Rezende, que levasse o assunto ao Conselho Nacional de Biossegurança, órgão máximo sobre o assunto. "Espero que sejamos ouvidos e que isso seja alterado. A lei de biossegurança deixa claro que assuntos técnicos têm de ser resolvidos pelo colegiado. Não por um decreto", afirmou o presidente da CTNBio, Edilson Paiva.

A discussão tem como ponto de partida o decreto que estabelece limites para transgênicos em áreas próximas de unidade de conservação. Redigido em 2006, estabelece limites para a soja tolerante a herbicida e a duas espécies de algodão - os transgênicos que então estavam no mercado. Como várias liberações comerciais foram feitas, o decreto teve alcance limitado.


A briga, portanto, não é travada entre defensores e críticos dos transgênicos. O nó deve-se ao escanteio do órgão técnico no processo de decisão, no caso a CTNBio. Para setores contrários a transgênicos, a exclusão da CTNBio abre uma brecha para futuras limitações de plantio. A Casa Civil foi procurada para falar sobre o assunto, mas não se manifestou.

Não da para ficar calado - Complicidade total!



NOVA YORK - Documentos obtidos pelo jornal americano New York Times revelam que até o bispo alemão Joseph Ratzinger, atualmente o papa Bento XVI, encobriu um sacerdote americano que abusou de aproximadamente 200 meninos surdos. A reportagem denunciando as omissões da Igreja foram publicadas nesta quinta-feira, 25, no diário.

A correspondência interna de bispos do estado americano de Wisconsin diretamente ao cardeal Ratzinger, que se tornaria o papa em abril de 2005, mostra que enquanto os responsáveis eclesiásticos discutiram a expulsão do padre, a prioridade maior foi proteger a Igreja do escândalo, segundo o site do jornal. Aqui

Mudança Climática - Ilha no Oceano Índico desaparece com aumento do nível do mar


Fotos recentes de satélite indicam que uma ilha disputada pela Índia e por Bangladesh no Oceano Índico desapareceu sob as águas.

O território, no Golfo de Bengala, era conhecido como Ilha New Moore pelos indianos e chamado de Talpatti do Sul pelos bengaleses e ficava ao sul do Rio Hariabhanga.

De acordo com cientistas da Escola de Estudos Oceanográficos da Universidade Jadavpur, de Calcutá, Índia, a causa do sumiço da ilha foi o aumento do nível do oceano - um dos efeitos do aquecimento global. O local, com uma área de cerca de 10 km², nunca foi habitado de forma permanente e nunca ficou mais do que dois metros acima do nível do mar. Sundarbans - Segundo o correspondente da BBC em Nova Déli Chris Morris, no passado a ilha foi visitada por cargueiros indianos, e a Força de Segurança da Fronteira enviou um contingente de forma temporária à ilha, por causa da disputa territorial com Bangladesh. De acordo com o professor Sugata Hazra, da Universidade de Jadavpur, quem quiser visitar a ilha agora precisará de um submarino.

O professor afirmou que seus estudos revelaram que os níveis do mar nesta região do Golfo de Bengala subiram muito mais rápido na última década do que nos 15 anos anteriores. E, segundo o correspondente da BBC, o professor prevê que na próxima década outras ilhas da região da Sundarbans - a maior floresta de manguezal do mundo, na costa entre Índia e Bangladesh - também vão desaparecer debaixo d'água. (Fonte: G1)

quarta-feira, 24 de março de 2010

JORNALISMO - NOVIDADE INFORMATIVA VALE A PENA, MUITO.



Democracy Now! (Democracia Ya!) es un programa galardonado, independiente y de difusión diaria nacional en Estados Unidos y el resto del mundo que se transmite a través de más de 500 emisoras de radio y televisión en Estados Unidos, América Latina y Europa.


Pioneros en la mayor colaboración de medios de comunicación públicos en EE.UU., Democracy Now! se emite en Pacifica, NPR (Radio Pública Nacional), estaciones de radio comunitarias y universitarias; en canales comunitarios por cable, PBS (televisión pública), televisión por satélite (DISH network: Free Speech TV canal 9415 y Link TV canal 9410; DIRECTV: Link TV canal 375), como un “podcast” por internet.


El programa es presentado por los periodistas premiados Amy Goodman y Juan González y producido en el Downtown Community Television Center (Centro Comunitario de Televisión de la Ciudad), un centro de medios de comunicación comunitarios en el barrio de Chinatown en Nueva York. Acesse aqui o jornal Democracia Já em este link.


Leia as informações completas sobre o jornal. As últimas notícas (e as primeiras) AQUI

Eleições - Pará. Eu tenho razão, SIM

Nada novo no Pará. Só  texto para enganhar leitores e surfistas perdidos e não passar em branco.

Notinhas (notitas) sem fundamentos, informações muito parciais, publicidade barata, -não do nosso BARATA, que está envolvido na questão da CENSURA-, meu apoio total para o digno blogueiro paraense e inspirador de muitos que aqui estamos brincando de blogueiros.

É pouca agregação de valor o que se vê no mundo dos blog´s, por enquanto, deve ser uma fase de escuridão, até abrirem uma nova janela, em abril, junho, sei lá quando, (sei sim).

VEJA SE NÃO TENHO RAZÃO.

Segue uma nota de um dos maiores articuladores do Governo Federal, o Ministro Zé Dirceu, um dos mais tradicionais dirigentes do PT, que ainda conserva a sua condição de liderança, dentro do PT.


Eu sempre digo: quem foi Rei nunca perde sua majestade.

Aqui vai a postagem do ZÉ.

"Nos Estados do PA, MA, CE, PB, PE, AL, SE, BA e MS os governadores são candidatos à reeleição e seus vices ou compõem a chapa com eles ou serão candidatos a outros cargos eletivos". Aí morreu a nota em que faz referência ao Pará. Se ele não fala nada é porque nada acontece....

Segue com o resto....

"No AC, o governador Binho Marques (PT) apoiará para seu lugar o senador Tião Viana (PT). Em RO, o atual governador Ivo Cassol (PP) é candidato ao Senado e seu vice Joao Cahula (PPS) quer disputar o governo em outubro".

terça-feira, 23 de março de 2010

Blogueiros do Pará - sem novidades

Semana fraca na blogosfera paraense. Sem grandes postagens, veja alguns aqui.

BACANAhttp://blogdobacana-marcelomarques.blogspot.com/ Em são Paulo, problemas médicos, mas nada que possa preocupar aos amigos e que os não tão amigos comemorem. Saúde.

BILHETIM. http://bilhetim.blogspot.com/Debate na UFPA. Hoje as 18.30 tem debate sobre os encantos e desencantos na política. Já foi!

ANANINDEUA DEBATES. http://ananindeuadebates.blogspot.com/Dilma Presidente: A Fatura pode ser liquidada no primeiro turno. Interessante notícia extraída do Estadão.

PERERECA DA VIZINHAhttp://pererecadavizinha.blogspot.com/ Debaixo de bala. O promotor de Justiça Firmino Matos protocolou, hoje de manhã, no Tribunal de Justiça do Estado, Ação Civil Pública, por improbidade administrativa, contra a ex-secretária estadual de Educação, Iracy Gallo Ritzmann. A Bila, ex Pro Reitora do Alex, Mais corrupção.

ANA JULIA. http://anajuliacarepa13.blogspot.com/“Com muita alegria entreguei as seguintes obras e serviços ao povo de Breves, dia 19”. Muito mais anuncio e lançamento de programas do que obras.

Blog da Profª Edilza. http://edilzafontes.blogspot.com/Entrevista com o Presidente da Associação dos Servidores da SEMA. O dirigente se queixa do poder que a FIEPA e a empresa VALE detém nas secretarias do Estado do Meio Ambiente e da Administração. Ora bolas, não é o Governo quem contrata?.

Blog do Deputado Nilson Pintohttp://nilsonpinto.wordpress.com/Relata um bom exemplo que vem da Câmara dos Deputados e merece ser replicado é o do Núcleo de Gestão Ambiental - o EcoCâmara. Boa notícia.

Blog do Flavio Nassarhttp://blogdoflavionassar.blogspot.com/ Agenda do Pro-reitor de Relações Internacionais da UFPA. Mas o flavio já tinha feito uma postagem interessante. Anunciou o Hildegardo Nunes como possível candidato ao governo do Estado. Está com problemas no seu link.

Blog do Cláudio Puty. http://claudioputy.blogspot.com/ Comenta matéria que a revista Carta Capital publica hoje na sua página na internet, intitulada “Mineração hi-tech”, é ilustrativa. Comentário para não passar em branco.

Pelos Corredores do Planaltohttp://blogdovalmutran.blogspot.com/Adiada a votação da PEC sobre criação de municípios. Postagem de rotina jornalística, mas tinha até 22h mais de 270 acessos, poucos para os quase 400 que alcança por dia.

Cansei, o ultimo, os demais me perdoem.

Blog do VIC. http://www.vic.blog.br/home/default.asp Anuncio sobre reajuste salarial para funcionalismo do Estado, só que de Minas. Notícia sobre o falecimento do ex Secretário Executivo dos governos de Almir Gabriel e do Jatene. Agusto Afonso foi o homem forte da administração e da infra-estrutura, do Estado. Com ele trabalhava o ainda vivo Sérgio Leão, que também serviu a todos os governos já conhecidos no Pará e que hoje se dedica ao ramo de restaurante. Faço referência a Sérgio Leão porque eles dois eram inseparáveis, em tudo sentido.  

Pouca inspiração nos blogueiros.


Destaque merece o Anuncio do blog Ananindeua em Debate sobre as possibilidades de um triunfo da Dilma no primeiro turno, Foi Meira do Vox Pópuli que fez essa avaliação, em uma reunião com os representante das outras agências de pesquisa, mais importante do Brasil: IBOPE, SENSUS, DATA FOLHA.


"não é impossível imaginar que a Dilma ganhe a eleição já no primeiro turno", afirmou. Segundo ele, quando há candidatos carismáticos, a disputa se concentra mais entre as personalidades desses candidatos. Mas, para ele, nem Dilma nem Serra são carismáticos. ‘Carisma não é o nome dessa eleição’, afirmou O Meira, da Vox Populi.

TV - o retorno do CQC. Derrubada a censura levou ao ar PROTESTE JÁ


A volta do “CQC” à grade da Band depois do período de férias do programa aconteceu com o desfalque do quadro “Proteste Já!”, na nova versão sob a batuta de Danilo Gentili.

Uma decisão judicial, em resposta à ação impetrada pela Prefeitura de Barueri contra a Band, impediu a exibição da matéria na segunda (15), que mostraria que a doação de um aparelho de TV, feito a uma escola municipal da cidade, foi desviada. Um chip colocado dentro do aparelho revelou que, ao invés de o televisor ser utilizado pelos alunos, acabou sendo usado pela diretora da referida escola, em sua casa.Ontem depois de derrubada a liminar o quadro “Proteste Já” foi ao ar.

Leia matéria no Depósito na WEB Aqui

segunda-feira, 22 de março de 2010

Cinema - Quem assistiu e gostou tanto para justificar essa media duzuia de Oscares, não evoluiu NADA nos últimos 20 anos

É uma verdadeira tristeza constatar como esse grupo empresarial travestido de cinéfilos concedeu tanto prêmio ao filme americano, "Guerra ao Terror" (The Hurt Locker)que foi o grande destaque na cerimônia do Oscar 2010, realizada em “Los Angeles”.


Com nove indicações, a película levou seis estatuetas: de melhor direção para Kathryn Bigelow, melhor filme, roteiro original, montagem, edição de som e mixagem de som. Melhor filme não foi, o roteiro nada de original.

Como muitos outros, já conhecidos, explora o equipamento de combate americano y a novidade dos especialistas em desmontar bombas. Longe de ser original um filme que se dedica o tempo todo a destacar a moral americana e dar atestado de bonzinho aos invasores do Irak. Faltou aos soldados encontrar as verdadeiras bombas que andavam procurando, as nucleares, mesmas que não encontraram, embora para isso tenham destruído, praticamente um país e assassinado a um povo indefenso, como é a prática americana.

O filme altamente ideologizado ressalta, como nos melhores tempos da guerra fria, (hoje o inimigo é o Irak) a cultura americana e o poder do império.

O Avatar era o FILME, pelo menos trata de um sonho e oferece uma perspectiva sobre a floresta e suas conseqüências no processo de destruição da biodiversidade. Música, imagens e um roteiro muito interessante e atrativo.

Mas na era que ainda não termina o poderio americano, fazer o que, teremos que suportar, a desgosto.



domingo, 21 de março de 2010

Sustentabilidade - Estudo avalia cadeia da biodiversidade. No Portal do Luis Nassif


LILIAN MILENA Da Redação - ADV

Uso da biodiversidade como insumo melhora faturamento de empresas, diz estudo.

A pesquisa, realizada em 15 comunidades envolvendo empresas instaladas na Amazônia, revela ainda que as populações locais reconhecem o valor da natureza para as produções sendo necessário estabelecer mecanismos que viabilizem a cadeia produtiva com características específicas à biodiversidade.

O autor do trabalho, e atual técnico da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República SAE, Gonzalo Enríquez, coordenou a implantação da primeira Incubadora de Empresas voltadas para a biodiversidade no país, na Universidade Federal do Pará (PIEBT/UFPA), em 2001.

E em sua tese de doutorado para a Universidade Federal de Brasília, Desafios da sustentabilidade na Amazônia, destaca que o aproveitamento comercial da biodiversidade no país depende de mudanças de paradigmas importantes. Um deles é a valorização dos recursos da biodiversidade, reconhecendo o potencial que têm para o descobrimento de novos princípios ativos à remédios, produtos alimentícios, cosméticos e controle biológico de doenças agrícolas.

Apesar de haver um aumento da percepção dos setores produtivos, em todo o mundo, em relação às riquezas da Amazônia, o país persiste em estabelecer mecanismos de incentivo às atividades consideradas predatórias – como agricultura e pecuária – em vez de valorizar as produções tradicionais de extrativismo, que consiste na colheita de recursos renováveis da floresta, contrário do cultivo em larga escala.

O pesquisador não se manifesta contra a atividade agrícola em larga escala ou pecuária, mas afirma que há necessidade do estabelecimento de regras claras em relação à questão fundiária e uso da terra na Amazônia. A proposta teria como objetivo impedir a exploração livre dos recursos florestais e da própria terra.

“O cultivo de produtos da biodiversidade, em áreas de floresta aberta, termina por derrubá-la paulatinamente”, argumenta.


Leia a reportagem completa no Portal de Luis Nassif AQUI

Curiosidades - Piadas portuguesas


Um homem sai como um louco para a frente da sua casa e grita para a sua mulher que está conversando com umas amigas do outro lado da rua: -"Milagre!!! Milagre!!! Ganhamos 50 milhões na lotaria!!!!" A mulher salta como louca de alegria , passa entre as amigas e sai voando para atravessar a rua quando aparece um caminhão a uns 120km/h e .. zaz! atropela a mulher. O marido abre os olhos até quase sair das órbitas e diz: - "Caramba!! Quando um cara está com sorte ele REALMENTE está com sorte!!"

-o-o-o-o-o-o- o-

A mulher chega em casa e vê o marido preparando uma mala de viagem - O que está fazendo? - Preparando uma mala. - E para onde vais...? - Vou para a Austrália. - Para que? - Porque dizem que lá pagam 100 dólares por cada relação sexual. A mulher se pôs a preparar uma mala também. No que o marido pergunta: - E você? Tá fazendo o que? - Preparando uma mala. - Para que...? - Para ir para a Austrália. - Sim; e dai...? - Para te ajudar porque não acredito que você vá conseguir viver só com 100 dólares por mês.

-o-o-o-o-o-o- o-

Uma mulher se levanta pela manhã, acorda o seu marido e lhe diz: - "Amor, tive um sonho maravilhoso. Sonhei que você me dava um colar de diamantes no meu aniversário. O que será que isso quer dizer?" No que o marido responde: - "Você vai saber no dia do seu aniversário." Chega o aniversário da esposa e o marido entra em casa com um pacote na mão. A mulher emocionada não consegue parar de tremer as mãos, rasga nervosa o papel, abre rapidamente a caixa e encontra um livro intitulado: "O Significado dos Sonhos".

-o-o-o-o-o-o- o-

Enquanto tomam café, a mulher vira para o marido e diz: - "Pois é... ontem a noite, enquanto dormia, você me xingava o tempo inteiro..." No que ele responde: - "E quem te disse que eu estava dormindo?" -o-o-o-o-o-o- o- A mulher para o marido: - "Alberto, nunca lhe passou pela cabeça me comprar flores?" - "Para que se você ainda está viva?"