sábado, 23 de maio de 2009

Ibama faz megaoperação em uma das reservas mais devastadas do país

Ibama faz megaoperação em uma das reservas mais devastadas do país
Os milhares de "bois piratas" que ocupam irregularmente a Floresta Nacional do Bom Futuro, em Rondônia, agora têm tempo contado para sair. Após meses de ensaios, uma megaoperação liderada pelo Ibama ocupou a reserva, considerada uma das mais desmatadas do país. São 367 agentes, entre eles membros do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Polícia Militar Ambiental de Rondônia, Exército e Incra.O objetivo da ação é coibir os desmatamentos, a ocupação irregular e a criação de gado dentro da Floresta Nacional, que fica ao sul da capital do estado, Porto Velho. Criada em 1988, a reserva já perdeu cerca de 25% de sua cobertura vegetal, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Hoje, cerca de 3 mil pessoas moram no local, onde são criadas 35 mil cabeças de gado.Sem alarde, a operação foi deflagrada há duas semanas. Nesta terça-feira (19), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, esteve no local. Ele afirmou que as famílias não serão expulsas, mas o gado terá que sair. “Aqui não sai mais madeira, não entra gado e não entra mais ninguém”, disse o ministro, de acordo com nota publicada pelo MMA. O ministério está notificando pecuaristas para que retirem seus animais em seis meses.
Famílias reassentadas - Na próxima terça-feira (26), oito fiscais do Incra começarão a cadastrar as famílias que moram no local. Eles pretendem descobrir quais são as pessoas que estão aptas a receber terras por meio da reforma agrária. “Vamos alocá-las dentro dos assentamentos que já existem ou criar novos assentamentos”, garantiu o superintendente do Incra em Rondônia, Carlino Lima, em entrevista ao Globo Amazônia.Segundo Lima, a expectativa é que em dois anos todas as famílias que se encaixem no perfil possam receber seus lotes. “Dependendo da quantidade de famílias, teremos que fazer alguma desapropriação”, disse. Mudança de categoria - Com grande parte de suas matas derrubadas, a Floresta Nacional do Bom Futuro poderá ser dividida em duas reservas distintas. Um dos planos do MMA é transformar a região devastada em Área de Preservação Ambiental, um tipo de reserva que permite a exploração dos recursos naturais. Na região que ainda está preservada, a ideia é implantar uma unidade de proteção integral, onde é proibida a ocupação humana.

Veja matéria na íntegra aqui (Iberê Thenório/ Globo Amazônia)

ECONOMIA ECOLÓGICA

Contribuções de HERMAN DALY para o Banco Mundial servir melhor ao objetivo de um desenvolvimento sustentável através de suas políticas e ações. (Artigo escrito em 1994).

Por Clóvis Cavalcanti
Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco,
professor da UFPe
e fundador da Eco-Eco.

1. Suspender a contagem do consumo do capital natural como renda. “Subentende-
que devemos manter nossa capacidade produtiva intacta com o passar do tempo. Mas esta capacidade produtiva tem sido tradicionalmente vista como capital feito pelo homem apenas, excluindo-se o capital natural”. O capital natural é considerado como um bem gratuito. Isso pode ter feito algum sentido no mundo vazio de antigamente, mas no planeta “cheio” de hoje, é claramente antieconômico.

2. Tributar menos o fator trabalho e a renda, e mais o fluxo (throughput) de recursos. “O sistema atual incentiva as empresas a diminuir o número de empregados, e usar tanto mais capital e fluxo de recursos quanto possível. Seria melhor economizar no fluxo dos recursos, pelo alto custo externo do seu próprio esgotamento e da poluição gerada, e ao mesmo tempo, utilizar mais mão-deobra, pelos benefícios sociais decorrentes da redução do desemprego. Ao mudar-se a base de impostos em direção ao fluxo de recursos, está-se induzindo maior eficiência nesse fluxo, e também internalizando, ainda que grosseiramente, as externalidades da exaustão dos recursos e da poluição”.

Essa mudança deveria ser uma peça chave nos ajustes estruturais do FMI e Banco Mundial, mas deveria, antes de tudo, ser iniciada nos países do Norte. “De fato, o próprio desenvolvimento sustentável deveria ser estabelecido nesses países em primeiro lugar. É um absurdo esperar qualquer sacrifício em direção à sustentabilidade no Sul, se medidas similares não tiverem sido tomadas no Norte. A maior fraqueza do Banco em propalar o desenvolvimento sustentável é que ele só tem influência no Sul, não no Norte.
Deve-se achar alguma forma de atingir o Norte também. Os países nórdicos e a Holanda já começaram a fazer isso”.

3. Maximizar a produtividade do capital natural no curto prazo e investir no aumento de seu suprimento no longo prazo. “Para recursos renováveis e não-renováveis, é necessário investimento para fortalecer a produtividade do fluxo (throughput) de recursos.

4. “Abandonar a ideologia de integração econômica global pelo livre comércio, livre mobilidade de capital e crescimento baseado na exportação – em favor de uma orientação mais nacionalista, que procure desenvolver produção doméstica para mercados internos como primeira opção, recorrendo ao comércio internacional quando claramente muito mais eficiente.
Veja artigo na integra no Boletin da ECOECO dedicado a HERMAN - AQUI

Tucanos criticam bônus aos servidores do Dnit e vão trabalhar para barrar a proposta

Veja o comentário do Blog Briguilino
Tem jeito não minha gente, a tucademopiganalha tem ojeriza ao funcionalismo público.
Toda empresa privada bonifica, incentiva financeiramente seus trabalhadores. Agora o Estado não pode fazer isto, por que? Qual é a logica desta gentalha entreguista?
Muito simples, desmantelar os Estado para que a iniciativa privada tome conta de tudo.
E como sempre o trabalhador seja materia farta, abundante e assim eles possam ter mão-de-obra à vontade.
Aqui na ìntegra no O Globo

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Política - Alencar diz que só será candidato se estiver curado. O caso da Dila é diferente, Ela está curada, afirmou.

O presidente da República em exercício, José Alencar, disse hoje que só voltaria a se candidatar a um cargo nas eleições do próximo ano se estiver curado do câncer. "Estou aguardando que Deus me cure porque, se não estiver curado, não poderei levar qualquer proposta ao eleitor. Não seria honesto", afirmou, após solenidade no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
na integra na Agência Estado

TECNOLOGIA - Na procura de melhores remunerações Brasil exporta cérebros

Pesquisa - Levantamento encomendado pela Impacta Tecnologia à empresa MBI Mayer&Bunge Informática demonstra que cresceu o movimento de contratação de profissionais brasileiros especializados em TI por empresas do exterior.

O primeiro dado do relatório aponta que subiu de 23% para 53% o número de pessoas que conhecem algum profissional que foi trabalhar fora do Brasil. Estados Unidos, com 50%, e Canadá, com 18%, continuam sendo o principal destino dos brasileiros, seguidos por Espanha (12%). Um percentual de 17% das empresas estimam que estes profissionais retornarão em até três anos, e o mesmo percentual acredita num prazo de até 10 anos.

O levantamento, que traz um comparativo entre o ano de 2003 e 2009, foi realizado por meio de 100 entrevistas junto a 100 empresas de médio e grande porte, escolhidas aleatoriamente. Entre os profissionais contratados para trabalharem no exterior, 26% foram procurados por headhunters ou empresas de recrutamento no Brasil, e 21% pelas empresas no exterior. Apenas 20% enviaram currículo com interesse em trabalhar em outro país.

De acordo com Rodolfo Ohl, diretor do MonsterBrasil.com, subsidiária do Monster, líder global em recrutamento e seleção online, a companhia tem notado que empresas do Canadá, dos Estados Unidos e da Europa têm recrutado profissionais fora de seus países e o Brasil tem sido uma das fontes. "Recentemente, tivemos o anúncio de uma vaga da Microsoft para desenvolvedor de Software para trabalhar na Irlanda", exemplifica o executivo.

Considerando o que leva as pessoas a quererem trabalhar fora do país, foram avaliados os seguintes fatores: possibilidade de ganhos maiores, realização de estudos, conhecimento de outras culturas e segurança pública. Considerando notas de zero a dez, a pesquisa de 2003 mostrou que o motivo principal era a realização de estudos, com média de 8,8. Na seqüência, a possibilidade de ganhos maiores, com nota de 8,4.

Já em 2009, a busca por uma remuneração maior aparece no topo da lista, com 64% de votos, enquanto que oportunidade de crescimento está em segundo lugar, com 58%.
Na íntegra aqui

quarta-feira, 20 de maio de 2009

POÍTICA EM BRASÍLIA - A Ministra Dilma chama de mau gosto misturar doença com política


A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) deixou hoje o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internada desde as 3h de ontem após passar sentir fortes dores nas pernas numa reação ao tratamento quimioterápico contra um câncer linfático.Questionada sobre o uso político da doença, Dilma foi enfática: "Acho de mau gosto misturar doença com a questão política. A própria população vê que isso não é adequado".Dilma admitiu que a quimioterapia já lhe custou os cabelos. "Estou usando uma peruquinha básica, como vocês podem ver." A ministra reclamou do uso da peruca e disse que vai tirá-la assim que o cabelo crescer um pouco. "Assim que tiver assim [e fez um gesto com as mãos], vou tirar a peruca. Porque é muito chato."

MEIO AMBIENTE - Municípios atingidos pelas enchentes e o Insight do Sarney para o Senador Flexa Ribeiro do Pará

Falando na Plenária do Senado, hoje mesmo, o Senador Flexa Ribeiro, que ocupa a vaga do prefeito de Belém Duciomar Costa, -eleito Senador e licenciado para postular ao cargo de Prefeito-, fez uma inflamada demanda para que a Comissão do Senado que visita os municípios atingidos pelas enchentes seja ampliada para o Pará.

O Presidente do Senado, José Sarney, esclareceu o que o Senador parecia desconhecer, "sua solicitação, Excelência já foi atendida, porque a Comissão é da Região Norte e muitos municípios, hoje atingidos pelas enchentes, se encontram também no Pará". O paraense ficou sem graça e se sentou.

POLÍTICA - Quanto custa seu deputado? sai mais caro no Brasil do que no 1º mundo

Parlamentar brasileiro custa à Viúva R$ 1,3 milhão por ano

Valor é maior do que o de um colega alemão: R$ 1 milhão
Sai quase o dobro de um parlamentar francês: R$ 699 mil
Custa quase o triplo de um deputado italiano: R$ 469 mil
Em salário e benefício, só perde para EUA: R$ 3,8 milhões
Algúns dados que moistram o abuso dos honoráveis
Nos EUA, o Tesouro banca os vôos de parlamentares, assessores ou prestadores de serviço em missão comprovadamente oficial.

Viagens ao exterior, só quando autorizadas pelos presidentes da Câmara ou da comissão a que pertence o deputado. São proibidas as viagens de caráter pessoal, político ou de campanha. Cônjuges e familiares podem acompanhar o deputado em missões oficiais.

Na Grã-Bretanha, o erário cobre as viagens entre o distrito de origem do deputado e Londres. Fora disso, só com autorização prévia. Vôos para outros países da União Européia, só a serviço. Três por ano. Cônjuges e filhos menores de 18 anos dispõem de uma cota de 30 bilhetes por ano para viagens entre o distrito eleitoral do deputado e Londres.

Na França, há uma cota anual de 40 passagens (ida e volta) entre Paris e a circunscrição eleitoral do deputado. Fora desses limites, seis bilhetes anuais. Nada de parentes.

No Chile: cota anual de 60 passagens. Desse total, 48 são nominais. Só podem ser usadas pelo deputado. Doze podem ser cedidas terceiros, por indicação do titular do mandato.

Na íntegra no Blog de Josias da Folha

Veja neste blog outra fonte sobre os custos dos deputados no Brasil

terça-feira, 19 de maio de 2009

MÚSICA POESIA - A história da FLOR DE LIS…do Djavan

Do blog parceiro Saber partilhar

Muitas vezes ouvimos dentro de uma melodia, uma frase poética bem estruturada, mas, não entendemos o seu significado. Soa bem aos nossos ouvidos! É um prazer ouvi-la. Nesta música do Djavan, casam bem letra e música, o auditório, esboça o desejo de dançar, se movimenta e marca o ritmo com as palmas. Então pensamos: é uma poesia que brotou da mente iluminada do poeta. Mas sem o motivo da inspiração, fica difícil entendê-la. Eis o facto que o inspirou: Djavan foi casado com Maria. Ela grávida... souberam que teriam uma filha e o nome escolhido por eles para a menina, foi 'Margarida'.
Porém, sua mulher teve um problema na hora do parto e ele teve que optar por ela ou por sua filha. Perdeu as duas por obra do destino. Assim, é possível entender a letra da música, sobre o ponto de vista de Djavan, que para o mundo, transformou sua dor em arte.

CPI Petrobras - Reação do Governo que espanta à oposição

A oposição só em ouvir falar do terceiro mandato, fica horrorizada, sabe que o povo, que tem sido o mais beneficiado pelo Governo, não teme a plebiscito. O exemplo do Chávez, de Morales e do Equador, provoca alucinações na oposição.

Veja o Painel da Folha.

Do Painel
RENATA LO PRETE
Me dê motivo
No esforço para matar no nascedouro a CPI da Petrobras, líderes governistas passaram a reproduzir, no fim de semana, um discurso até então restrito ao baixo clero. A formulação corre mais ou menos assim: já que a oposição resolveu criar uma CPI de "conteúdo político", por que não incentivar um plebiscito sobre a possibilidade de um terceiro mandato para Lula?
A ideia surgiu em conversas entre expoentes de partidos da base. Quem ouviu ficou com a impressão de que o objetivo imediato é meter medo na oposição e melar a CPI. "Mas não deixa de ser curioso que isso coincida com a volta do zunzum em torno do terceiro mandato", pondera uma das cobaias da maquinação.
Leia a colunista RENATA LO PRETE no Painel da Folha

DILMA - Com dores, Dilma volta para hospital em São Paulo

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, está sendo encaminhada para o hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Mais cedo a ministra se queixou de dores nas pernas e a equipe médica responsável pelo tratamento a que ela está sendo submetida recomendou que ela fosse imediatamente levada para um hospital para a realização de exames. Na última sexta-feira, a ministra disse que se sentia bem após ter passado pela segunda sessão de quimioterapia, realizada na quinta-feira em São Paulo. No dia 25 de abril, Dilma anunciou a retirada de nódulo maligno de 2,5 centímetros da axila esquerda. O tratamento, considerado preventivo, deverá durar quatro meses. Segundo os médicos, as chances de cura são superiores a 90%.
Band News

AMAZÔNIA - Pará cria banco de dados de mudas florestais

O banco de dados mais completos sobre as mudas florestais do Pará deverá ser concluído ainda este mês. A iniciativa faz parte do programa “Um bilhão de árvores para a Amazônia” e pretende reunir todas as informações sobre os viveiros de mudas produzidas no Estado, permitindo maior controle e planejamento da produção de mudas florestais em todo o Estado.

O trabalho, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), permitirá o controle desde a aquisição da semente até a saída da muda florestal. Informações como a região em que a muda foi produzida, quantidade e famílias atendidas pela atividade, resultarão no perfil da demanda de cada região e, determinarão o direcionamento específico da produção das sementes, como açaí (frutífera), cedro (madeireira) ou oleaginosa (copaíba).
LEIA MAIS AQUI

AMAZÔNIA - Pecuária se expande baseada em grilagem e desmatamento, diz estudo do Amigos da Terra.

Acima de 1.500ha o que se garante são os privilêgios para os desmatadores.

Propõem fechar a tornera de regular terras públicas,

Segundo Amigos da Terra pela escacez de uma política de créditos e tecnológica que favoreça aos pequenos, os produtores estão fadados a vender suas propriedades e assim se inicia, novamente o círculo vicioso do desmatamento.

Pesquisa da ONG Amigos da Terra traz perfil do setor na Amazônia.

Frigoríficos receberam R$ 6 bi de investimentos públicos em 2008.

As áreas de pasto na Amazônia triplicaram nos últimos 30 anos, ocupando hoje uma área superior à soma dos estados da Bahia e Rio de Janeiro. Segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (22) pela ONG Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, a expansão da pecuária só foi possível graças à invasão de terras públicas e desrespeito às leis ambientais.

Ao mesmo tempo em que aponta esse problema, a pesquisa indica que, em 2008, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou R$ 5,9 bilhões para a indústria frigorífica, o equivalente a 49,1% dos empréstimos à área industrial realizado pelo banco. A maior parte desses recursos foi direcionado a quatro grandes empresas com forte atuação na Amazônia. Na última semana, o ministro da Economia, Guido Mantega, anunciou a liberação de mais R$ 10 bilhões para socorro a empresas da área.




Números do relatório 'A hora da conta'

As áreas de pasto na Amazônia saltaram de 203 mil km², em 1975, para 616 mil km², em 2006. A área supera a soma dos estados da Bahia com o Rio de Janeiro.

Num período de 10 anos (1997 a 2007), o rebanho bovino dos estados que compõem a Amazônia Legal cresceu 77,4%, frente ao crescimento de 23,7% do rebanho brasileiro.

Enquanto em Barretos, no interior de São Paulo, um hectare de terra custa em média R$ 15 mil, no estado do Amazonas a mesma área sai por R$ 300.

O número de cabeças de gado na Amazônia atingiu seu pico em 2005, quando havia 74.589.450 animais na região, o equivalente a 36% do rebanho brasileiro.

Os maiores compradores estrangeiros de carne in natura dos estados da Amazônia Legal em 2008 foram, na ordem, Rússia, Venezuela, Irã, Argélia, Egito e Líbia.

Na Amazônia, a média é de 1,08 cabeça de gado por hectare. Isso significa que, em uma área equivalente à cidade de São Paulo, são criados 152 mil animais.

Leia mais aqui

segunda-feira, 18 de maio de 2009

PEDOFILIA - Polícia Federal e CPI da Pedofilia realizam operação de combate à pornografia infantil na internet

Com base em informações apresentadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, que funciona no âmbito do Senado, a Polícia Federal realiza nesta segunda-feira (18) operação para combater a pornografia infantil na internet. Na denominada Operação Turko, 400 policiais cumprem 92 mandados de busca e apreensão em 20 estados e no Distrito Federal.
Os suspeitos poderão ser presos pela Operação Turko caso a Polícia Federal encontre imagens de pornografia infantil em seus computadores. A prisão se tornou possível com a Lei 11.829/08, proveniente de projeto apresentado pela CPI da Pedofilia, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990) para tornar crime a posse de material pornográfico infantil. A Operação Turko é a primeira grande investigação da Polícia Federal de combate à pornografia infantil na internet após publicação da Lei 11.829/08.
O Ministério Público Federal de São Paulo e a organização não governamental Safernet também trabalham em parceria com a Polícia Federal e contribuíram com informações para embasar a Operação Turko.
Além do Distrito Federal, a operação será realizada nos seguintes estados: Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe.
O presidente da CPI da Pedofilia, senador Magno Malta (PR-ES), coordenadores da operação e o procurador da República Sérgio Suiama falam sobre a operação, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, no edifício-sede da Polícia Federal, em Brasília.
Iara Farias Borges / Agência Senado

POLÍTICA - O Presidente Lula culpa aos tucanos pela CPI da Petrobras e tem razão

Entretanto, algumas perguntas são necessárias:

1. Onde andava o principal articulador do PT, o filho de militar Aluizio Mercadante, Senador que pouco agrega nessa tarefa dentro da base aliada;

2. Por qué o Presidente do Senado, José Sarney, que estava em Brasília a menos de 10 minutos do Senado não presidiou a sessão? e se limitou a autorizar, pelo telefône, a instalação da CPI?;

3. E o coordenador institucional do governo o Deputado José Múcio, também estava de viagem, como a maioria dos senadores da base aliada?

4. O PSDB que tem, apenas uma duzia de senadores consegue 30 votos, incluindo os votos da base aliada, como se explica isso?; tem esse cacife tudo?

5. Quem assistiu a sessão do Senado só ria para não chorar. Quatro senadores causaram esse estrago na base aliada;

6. Quem duvida que o verdadeiro motivo pelo qual os tucanos instalaram a CPI era eleitoral?

7. Se assim era, por qué os senadores do PMDB e PT não participaram com competência na articulação para barrar a CPI?

ECONOMIA - Lula chega à China para visita de Estado de 3 dias


PEQUIM - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aterrissou esta manhã (hora local) no aeroporto de Pequim para iniciar sua visita de Estado de três dias à China, segundo informou a agência oficial Xinhua.

Lula, que acabou de sair de uma visita oficial a Riad (Arábia Saudita), só começa os atos oficiais na terça-feira, 19, e na agenda desta segunda conta apenas com um jantar privado com seu colega chinês, Hu Jintao, um encontro prévio ao protocolo de terça-feira.

A agenda de Lula, que volta à China após ano passado ter ido ao país antes dos Jogos Olímpicos de Pequim para promover a candidatura dos Jogos no Rio de Janeiro em 2016, inclui também reuniões com o primeiro-ministro, Wen Jiabao, e o vice-presidente Xi Jinping, entre outros líderes, e grupos de empresários chineses.
LEIA MAIS AQUI NO ESTADO

ECONOMIA - Lula deixa A.Saudita e viaja à China acompanhado de empresários


Riad, 17 mai (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou hoje a Arábia Saudita em direção à China após uma visita oficial de dois dias na qual esteve acompanhado por uma delegação de mais 50 empresários brasileiros.

A agência de notícias oficial saudita "SPA" informou que o presidente foi acompanhado no aeroporto de Riad pelo ministro das Comunicações e Tecnologias da Informação saudita, Mohammed Jamil bin Ahmed Mullah.

A visita que concluiu hoje, de forte caráter comercial, é a primeira realizada por um presidente brasileiro ao reino árabe. Na segunda-feira, Lula chega à China, e, mais tarde, estará na Turquia, na fase final de sua viagem.
NA ÍNTEGRA NO UOL NOTÍCIAS

domingo, 17 de maio de 2009

LITERATURA - Morre aos 88 anos o escritor uruguaio Mario Benedetti - Die Uruguayan writer Mario Benedetti

O escritor uruguaio Mario Benedetti morreu hoje em Montevidéu aos 88 anos. Considerado um dos principais autores uruguaios, ele iniciou a carreira literária em 1949 e ficou famoso em 1956, ao publicar "Poemas de oficina", uma de suas obras mais conhecidas.

Vida de Mario Benedetti foi marcada por compromisso social.
O escritor uruguaio Mario Benedetti deixa atrás de si uma rica obra, na qual os mais de 80 romances, ensaios, contos e poemas escritos mostram o compromisso social e a coerência de alguém que acreditou "na vida e no amor, na ética e em todas essas coisas tão fora de moda".

O poeta dos desaparecidos, da resistência contra as ditaduras da América Latina, pouco reconhecido pela esquerda brasileira, menos hoje por esta esquerda que desfruta do poder de forma tão ostensiva.
No ano passado, Benedetti publicou "Testemunha de um mesmo", e em setembro disse a jornalistas que estava terminando um livro de poesias chamado "Biografia para encontrar-me".

Seus poemas foram musicalizados por diversos cantores de sucesso internacional, dentr eeles pelo cantor Joan manuel Serrat.

Veja um dos seus poemas musicalizados - UMA HOMENAGEM AO POETA.







Leia aqui mais Globo
E aqui no Terra

PARÁ - PMDB X PT, entre mortos e feridos estão todos vivos

IRNA CAVALCANTE
Da Redação de O Liberal

Apesar das reiteradas manifestações do Lula sobre a aliança estratégica do PMDB e PT para as eleições de 2010 (Leia mais aqui no Blog), muitos querem ver uma ruptura antecipada entre essas duas forças eleitorais.
Depois dos incidentes da CPI da Petrobras o que acontecerá é uma maior dependência do PT respecto do PMDB, só isso. De resto tudo seguirá igual, o PMDB jogará dividido o póximo jogo, com uma banda na aliança com o governo e outro pedaço no candidato da oposição (comentário do Blog).


Ainda falta quase um ano e meio para as eleições, mas a temperatura eleitoral na Assembleia Legislativa alcança a cada dia níveis mais quentes. Com a crise instalada na base aliada, partidos começam a mexer por conta própria as peças do tabuleiro para 2010. E nessa corrida, munição não falta: críticas públicas, sustentação do governo, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e três indicações para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Nas últimas semanas, em reuniões nos gabinetes, no plenário e na Imprensa, governo e aliados mostraram suas fissuras. E a relação que sustentou a eleição de 2006 agora dá sinais - como nunca antes - de que a separação entre governo e aliados é uma questão de tempo.

Primeiro, o PMDB se aliou ao PSDB na composição da Mesa para reeleição de Domingos Juvenil, oferecendo à legenda a vice-presidência da Assembleia. O acordo - depois de muita grita e horas de discussão - não se consumou, mas custou caro ao PT, que ficou sem as duas principais comissões técnicas da Casa: a de Justiça e a de Finanças.

Em seguida, foram reclamações dos deputados peemedebistas da tribuna sobre o tratamento dispensado pelo primeiro escalão do Governo aos parlamentares. Na ocasião, o líder do partido, Parsifal Pontes, disse que 'a corda está tensionada no seu limite', tanto que 'a base aliada está colocando a cara na janela para dizer que as coisas não estão bem'.

Veja matéria do O Liberal sobre o assunto

PARÁ - Novos fatos envolvem deputados no caso Novelino


João Batista Ferreira Bastos quer falar.

Dois anos depois do assassinato dos irmãos Novelino, Chico Ferreira resolveu romper o silêncio. “Não falei antes porque estava em depressão, com pânico, tomando remédios”, diz ele. “Mas as escrituras sagradas nos ensinam que não há nada que esteja encoberto que um dia não venha a ser revelado”.

Veja mais no Diário do Pará

“Não tem corpo, não tem crime”, teria dito Araújo

Chico Ferreira diz ter sido vítima de extorsão

Arquivamento de trechos de depoimento

POLÍTICA - KENNEDY ALENCAR colunista da Folha fala de Dirceu, Roberto Jefferson, Aécio e Serra

O colunista fala sobre o acordo que teriam acertado Serra e Aécio Neves para chapa "Puro Sangue" em 2010, sobre o Jefferson, entrevistado e ex-deputado reconhece a Lula como um grande político, presidente do Brasil e atá canta. Dirceu nega sua participação no mensalão e se declara guerrilheiro armado em 1971, só falará disso quando tenha 80 anos. Mas o colunista insiste em saber quantos tiros ele deu, se matou alguém ou presenciou algúm enfrentamento, isso só interessa para a imprensa marrão. Ter sido guerrilheiro na década da ditadura, não faz a diferença, mudar seus princípios sim (comentários do Blog).

Veja na íntegra aqui:

Os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas, Aécio Neves, fecharam um acordo para as eleições de 2010. O principal articulador foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Segundo integrantes da cúpula do PSDB, esse entendimento deverá ser anunciado em agosto ou setembro, enterrando a possibilidade de uma prévia entre os dois potenciais candidatos ao Palácio do Planalto. Por ora, haverá negativas, mas, nos bastidores, o acerto foi concluído.

Roberto Jefferson diz acreditar que Lula não sabia do mensalão; assista entrevista aqui

Dirceu admite ter participado de ação armada durante a ditadura; assista entrevista aqui

Serra lidera as pesquisas. E terá 68 anos em outubro de 2010. Será sua última tentativa de conquistar a Presidência. Ele precisa do apoio de Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país. Sem Aécio, Serra se enfraqueceria.

ECONOMIA - Lula vai à China propor fim do uso do dólar no comércio

PEQUIM - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai propor ao seu colega chinês, Hu Jintao, na próxima terça-feira (dia 19), que o comércio entre Brasil e China seja feito na moeda dos dois países. "Nós não precisamos de dólares. Por que dois países importantes como China e Brasil têm que usar dólares como referência, em vez de suas próprias moedas?", afirmou Lula, em entrevista à revista chinesa Caijing (Finanças).O presidente brasileiro chegará a Pequim na segunda-feira (dia 18), para uma visita que vai durar pouco mais de 48 horas. A ampliação do peso dos países em desenvolvimento nos organismos multilaterais será outro ponto crucial do encontro de trabalho que ele terá com Hu Jintao às 17 horas de terça-feira (horário local). Antes disso, na segunda-feira, os dois presidentes vão jantar juntos.

Leia na íntegra no Estadão