domingo, 17 de maio de 2009

POLÍTICA - KENNEDY ALENCAR colunista da Folha fala de Dirceu, Roberto Jefferson, Aécio e Serra

O colunista fala sobre o acordo que teriam acertado Serra e Aécio Neves para chapa "Puro Sangue" em 2010, sobre o Jefferson, entrevistado e ex-deputado reconhece a Lula como um grande político, presidente do Brasil e atá canta. Dirceu nega sua participação no mensalão e se declara guerrilheiro armado em 1971, só falará disso quando tenha 80 anos. Mas o colunista insiste em saber quantos tiros ele deu, se matou alguém ou presenciou algúm enfrentamento, isso só interessa para a imprensa marrão. Ter sido guerrilheiro na década da ditadura, não faz a diferença, mudar seus princípios sim (comentários do Blog).

Veja na íntegra aqui:

Os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas, Aécio Neves, fecharam um acordo para as eleições de 2010. O principal articulador foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Segundo integrantes da cúpula do PSDB, esse entendimento deverá ser anunciado em agosto ou setembro, enterrando a possibilidade de uma prévia entre os dois potenciais candidatos ao Palácio do Planalto. Por ora, haverá negativas, mas, nos bastidores, o acerto foi concluído.

Roberto Jefferson diz acreditar que Lula não sabia do mensalão; assista entrevista aqui

Dirceu admite ter participado de ação armada durante a ditadura; assista entrevista aqui

Serra lidera as pesquisas. E terá 68 anos em outubro de 2010. Será sua última tentativa de conquistar a Presidência. Ele precisa do apoio de Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país. Sem Aécio, Serra se enfraqueceria.

Um comentário:

Unknown disse...

Prefeito de Santa Gertrudes (interior de São Paulo) é condenado por Improbidade Administrativa pela Justiça.

Informações divulgadas no site do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) dão conta de que o atual prefeito de Santa Gertrudes-SP, João Carlos Vitte (DEM) foi condenado, em 1ª instância, à perda do mandato e à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 08 anos e ao ressarcimento de mais de 1 milhão de reais aos cofres da prefeitura.

A sentença proferida pela juíza Cyntia Andraus Carreta (3ª Vara Cível de Rio Claro, SP) no último dia 28 de maio também afirma que deve ser aplicada multa civil em valor equivalente ao dobro do prejuízo gerado aos cofres municipais e, por derradeiro, a proibição de contratar com o Poder Público, no período de 05 anos.

O processo de improbidade a que o atual prefeito gertrudense responde refere-se à segunda gestão sua (2001-2004), período em que teve 3 contas reprovadas, tanto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), quanto pela Câmara Municipal de Santa Gertrudes.

Vitte, inclusive, foi alvo de pedido de impugnação do registro de sua candidatura nas eleições municipais de 2008, por parte dos partidos PSOL e PP.

Venceu o pleito com apenas 37,5% dos votos válidos, numa disputa acirrada com os outros 4 candidatos e o tempo todo marcada pela batalha jurídica de sua equipe de 14 advogados, junto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na ocasião, os adversários pediam a impugnação do registro da sua candidatura alegando que o candidato do partido Democratas possuía 03 contas rejeitadas o que, no entender do próprio TSE, é incompatível com o exercício da função pública, segundo a Súmula 1.

Entretanto, em decorrência da condenação e perda do mandato, a Justiça Eleitoral deverá agendar uma nova data para as Eleições Municipais, devido o segundo colocado na disputa eleitoral de 2008, Valtimir Ribeirão – PMDB, ter sua candidatura impugnada pelo TSE, por contas rejeitadas.

Informações: http://www.tj.sp.gov.br

Sentença completa:
http://www.tj.sp.gov.br/portaltj/Paginas/Pesquisas/Primeira_Instancia/tjsp_sentenca_completa.aspx?chavePesquisa=5&codProcesso=31630978&codSentenca=7778378&numProcesso=510.01.2007.018865-0