domingo, 17 de maio de 2009

LITERATURA - Morre aos 88 anos o escritor uruguaio Mario Benedetti - Die Uruguayan writer Mario Benedetti

O escritor uruguaio Mario Benedetti morreu hoje em Montevidéu aos 88 anos. Considerado um dos principais autores uruguaios, ele iniciou a carreira literária em 1949 e ficou famoso em 1956, ao publicar "Poemas de oficina", uma de suas obras mais conhecidas.

Vida de Mario Benedetti foi marcada por compromisso social.
O escritor uruguaio Mario Benedetti deixa atrás de si uma rica obra, na qual os mais de 80 romances, ensaios, contos e poemas escritos mostram o compromisso social e a coerência de alguém que acreditou "na vida e no amor, na ética e em todas essas coisas tão fora de moda".

O poeta dos desaparecidos, da resistência contra as ditaduras da América Latina, pouco reconhecido pela esquerda brasileira, menos hoje por esta esquerda que desfruta do poder de forma tão ostensiva.
No ano passado, Benedetti publicou "Testemunha de um mesmo", e em setembro disse a jornalistas que estava terminando um livro de poesias chamado "Biografia para encontrar-me".

Seus poemas foram musicalizados por diversos cantores de sucesso internacional, dentr eeles pelo cantor Joan manuel Serrat.

Veja um dos seus poemas musicalizados - UMA HOMENAGEM AO POETA.







Leia aqui mais Globo
E aqui no Terra

Nenhum comentário: