quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CIÊNCIA E TECNOLOGIA - MCT reúne comissão organizadora da 4ª CNCTI

MCT reúne comissão organizadora da 4ª CNCTI

O MCT reuniu, no dia 4, em Brasília (DF), os integrantes da subcomissão organizadora da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) para discutir os temas centrais do encontro, que será realizado em maio de 2010. O evento tem como objetivo principal consolidar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação como política de Estado e, também, apresentar subsídios para o desenvolvimento do Plano de Ação Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (Pacti 2011-2014).

Durante a reunião, o secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Rodrigues Elias, apresentou um resumo do plano de ação atual, as metas para 2010, além de algumas ações de estruturação como, por exemplo, o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). "Entre as metas está a ampliação dos investimentos em C&T para 1,5% do Produto Interno Bruto. Também esperamos aumentar o número de bolsas oferecidas pelo CNPq e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)", destacou.

Os temas centrais da conferência serão: a Consolidação do Sistema Nacional de CT&I, Inovação Tecnológica nas Empresas, Áreas Estratégicas e CT&I e Inovação para o Desenvolvimento Social. Elias acrescentou que o evento também abordará temas que extrapolam os eixos centrais do Pacti 2007-2010.

"Será um momento importante para a proposição de documentos que servirão para construir uma nova política nacional. A idéia é deixar um plano que servirá para o próximo governo e refletirá os anseios da comunidade científica, empresarial e do próprio governo", disse.

De acordo com o coordenador nacional da conferência, Carlos Aragão, a próxima edição do evento será diferente das realizadas anteriormente. "Para a 4ª Conferência temos o desafio de chamar a sociedade para opinar sobre os rumos da ciência, tecnologia e inovação no nosso país. Além disso, terá como alvo de discussão um plano de ação já em execução", explicou.

Segundo ele, o objetivo da comissão é desenvolver uma proposta, até o final do ano, que será apresentada ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, para análise e aprovação. "Devemos levar ao ministro um esboço do que será a 4ª Conferência. Com certeza, nosso ministro terá muitas contribuições a dar na ocasião", disse.

A 4ª CNCTI é coordenada pelo MCT e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). A iniciativa ainda conta com o apoio de outros setores do governo federal, de empresários e da comunidade científica, assim como do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Maiortes informações Acesse o link do

MCT

Nenhum comentário: