terça-feira, 18 de agosto de 2009

EDUCAÇÃO - Dirigentes da UFPA reúnem-se com parlamentares paraenses

Dirigentes da Universidade Federal do Pará reuniram-se, no dia 17 de agosto, com representantes da bancada federal de deputados e senadores paraenses. O objetivo da reunião foi ampliar o diálogo e discutir a possibilidade de investimentos, por parte do governo, em projetos de apelo social desenvolvidos pela Instituição. Além do reitor Carlos Edílson Maneschy e demais gestores da UFPA, participaram da reunião os deputados Paulo Rocha (PT), Zenaldo Coutinho (PSDB) e Nilson Pinto (PSDB), além dos senadores Fernando Flexa Ribeiro (PSDB) e José Nery (PSOL).

De acordo com os planos para a administração de 2009-2012, os pró-reitores apresentaram alguns desafios enfrentados pela UFPA para a implementação de melhorias, na expectativa de poder contar com investimentos por meio de emendas orçamentárias ou ações individuais dos membros da bancada.

O pró-reitor de Extensão, Fernando Arthur, apresentou, por exemplo, os projetos da Incubadora de Empresas da UFPA e a criação do Campus Flutuante. Em seguida, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, falou sobre os desafios de investimentos em infraestrutura laboratorial e aquisição de equipamentos que possam possibilitar a manutenção ou a abertura de novos programas de pós-graduação (mestrado e/ou doutorado) em áreas como Física, Oncologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Saúde Animal na Amazônia e Biologia Ambiental.

Também estiveram presentes na reunião os dirigentes dos Hospitais Universitários João de Barros Barreto, Eduardo Leitão, e Bettina Ferro de Souza, Murilo Morhy, que falaram sobre as dificuldades enfrentadas pelas unidades no que se refere ao espaço físico e à infraestrutura. Ambos os hospitais necessitam de investimentos para viabilizar, no caso do Barros Barreto, os projetos de criação do setor de oncologia, da UTI pediátrica e da unidade intermediária para pacientes portadores de HIV, e, no caso do Hospital Bettina Ferro, a reforma e a ampliação da estrutura.

Os deputados conheceram, ainda, o Projeto UFPA 2.0, desenvolvido e apresentado pelo pró-reitor de Relações Internacionais, Flávio Nassar. O projeto prevê a utilização extensiva da comunicação por meios digitais para promover inclusão digital e tecnologia para ensino a distância, integrando a Universidade com os campi do interior.

Para o reitor Carlos Maneschy, essa foi uma primeira reunião de muitas que poderão vir no sentido de levar a UFPA a estreitar relações e formalizar parcerias com os deputados e senadores paraenses. “Estamos aqui para apresentar os nossos desafios e perspectivas, além de ouvir e dialogar, sempre, na meta de fazer da Universidade uma agente poderosa de transformação social”, assegurou.

Leia reportagem na íntegra

Aqui

Nenhum comentário: