segunda-feira, 17 de agosto de 2009

POLÍTICA - MUDANÇAS NA BAHIA PMDB ABANDONA O GOVERNO

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em São Paulo


O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), indicou nesta segunda-feira dois dos três novos secretários após o rompimento com o PMDB estadual, ligado ao ministro da Integração Regional, Geddel Vieira Lima.

O deputado federal João Leão (PP) assume a pasta da Infraestrutura, e o engenheiro James Correia, empresário e fundador do PT no Estado, fica na Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração.

"O terceiro nome [da Secretaria de Ciência e Tecnologia] deve ser definido ainda nesta semana", disse Jaques em declarações divulgadas no site oficial do governo baiano. "O PMDB se afasta do governo. Não é o que eu queria, mas é o processo natural da política."

A posse dos novos secretários, inclusive o de Ciência e Tecnologia, está marcada para a próxima quinta-feira.

A relação entre o governo de Jaques e o PMDB já estava desgastada, tendo fim no início deste mês, depois de Geddel classificar a gestão do petista de "medíocre".

Os dois devem ser adversários na disputa estadual do ano que vem, depois de se aliarem na última votação para derrotar os adversários ligados ao falecido ex-governador Antônio Carlos Magalhães. Ambos prometem usar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tentarem a vitória.

"O que é importante é que o programa de governo, a nossa parceria com o presidente Lula, o nosso projeto político para a Bahia e para o Brasil continua fortalecido", afirmou Jaques. "2010 ainda está longe, na hora da eleição o povo escolhe quem quer."

Jaques e Geddel se desentendiam desde a eleição municipal do ano passado, quando o governador, mesmo não votando em Salvador, apoiou Walter Pinheiro (PT), enquanto o ministro ficou ao lado do prefeito João Henrique (PMDB), que acabou vitorioso.

A divisão vai resultar em dois palanques na Bahia para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República.

Leia mais no UOL Notícias

Aqui

Nenhum comentário: