quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PARÁ - Governadora anuncia que Belém terá de volta sua Catedral em setembro



Da Redação
Secretaria de Comunicação

Do teto ao piso da Catedral tudo foi cuidadosamente restaurado, destacando detalhes deste valioso patrimônio arquitetônico e religioso dos paraenses O projeto arquitetônico da Catedral Metropolitana de Belém teve a participação decisiva do renomado arquiteto bolonhês Antonio Landi A governadora Ana Júlia diz que reconstrução da Catedral é um momento de inclusão social, pois absorve e qualifica mão-de-obra paraense O restauro envolveu desde as telas dos altares laterais até as imagens e a iluminação, que foi substituída para realçar a riqueza dos detalhes Belém receberá de volta a sua Catedral no início de setembro. Quem garante é a governadora Ana Júlia Carepa, que visitou a igreja nesta terça (11) pela manhã. Desde que retomou as obras há dois anos, interrompidas desde 2006, o Governo Popular investiu R$ 14 milhões em recursos próprios para entregar de volta à cidade um dos mais importantes prédios da arquitetura do século XVIII na Amazônia, que teve a participação do arquiteto bolonhês Antonio José Landi.


O resgate do patrimônio histórico, segundo ressaltou a governadora Ana Júlia Carepa - que é arquiteta -, dá as mãos à fé do povo paraense, pois marca o retorno de um dos símbolos da devoção popular à Virgem de Nazaré, cujo Círio tem seu início justamente às portas do nosso principal monumento.


O restauro foi minucioso. Do teto ao piso tudo foi cuidadosamente retrabalhado, artesania que envolveu desde a telas dos altares laterais, as imagens e até a iluminação - substituída para destacar detalhes do valioso patrimônio arquitetônico e religioso do povo paraense.


A governadora Ana Júlia define o processo de reconstrução e reforma da Catedral como um momento de inclusão social, pois absorveu e qualificou mão-de-obra paraense.

Leia matéria na íntegra no site do Governo do Estado

Aqui

Nenhum comentário: