segunda-feira, 10 de agosto de 2009

POLÍTICA - AMPLIA-SE O LEQUE DE CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA, MARINA SILVA E CIRO GOMES SÃO OS MAIS RECENTES




"Vocês não precisam me acompanhar. Permaneçam no PT", diz senadora Marina Silva a aliados - 10/08/2009

Altino Machado

Durante as 32 horas que permaneceu em Rio Branco (AC) para ouvir familiares, amigos e aliados políticos a respeito do convite para trocar o PT pelo PV, o comportamento da senadora Marina Silva (PT-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, deixou em todos os interlocutores a certeza de que será mesmo candidata a presidente da República.

Foram horas marcadas por ansiedade, choro e ranger de dentes. Em várias ocasiões, a senadora e seus aliados não conseguiram controlar a emoção. Choraram ao relembrar de fatos que foram permeados por apelos para que permaneça no PT.

Evangélica da Assembléia de Deus, ela tem jejuado e pediu a várias pessoas para que dobrem os joelhos em oração para que Deus a ilumine e mostre o melhor caminho.

Durante as conversas, Marina Silva várias vezes se referiu ao PT como "o nosso partido", mas um apelo evidenciou ainda mais a disposição dela de se desfiliar da legenda para estabelecer uma nova fase na sua trajetória política.

- Vocês não precisam me acompanhar. Permaneçam no PT e mantenham a coesão da [coligação] Frente Popular do Acre para que possam ser ampliadas as conquistas até aqui alcançadas nos três mandatos consecutivos de nosso partido. Esse é um projeto político que tem dado certo no Estado - afirmou.

A primeira conversa de Marina Silva foi com a família dela, logo após desembarcar em Rio Branco na tarde sexta-feira. Parte da família veio do seringal Bagaço, onde a senadora nasceu. Prevaleceu entre todos o ponto de vista de "seu" Pedro, o pai dela, de que "o que ela decidir está decidido".

A senadora se reuniu posteriormente com o governador Binho Marques (PT), a quem considera o maior amigo de sua vida, além de ser o principal aliado político dela. Marques a conheceu por acaso há mais de 28 anos, quando Marina estava grávida da filha Shalom e caiu.

Ele a ajudou a se reerguer do chão e desde então fizeram parte de um grupo de teatro como atores, sendo que elas gostava mesmo era de costurar as roupas do figurino. Começaram a militância no PT e cursaram história na Universidade Federal do Acre.

Filho de uma família de classe média, considerado o "riquinho" do grupo, foi Marques quem pagou a inscrição dela na universidade, comprava livros e com quem compartilhou lutas no movimento estudantil.

Nos últimos dias, o governador tem sido procurado por petistas de alto coturno que apelam para que ajude a dissuadir Marina Silva da aparente disposição de abandonar seus 30 anos de militância no PT.

- Tenho que ser sincero: a luta da Marina tem ganhado um projeção cada vez maior no cenário nacional e mundial. Nós não temos a menor possibilidade de pressioná-la para mudar o que pensa e faz - é o que tem respondido de essencial o governador.

Durante a reunião com Binho Marques e um seleto grupo de amigos, que chegou a durar mais de quatro horas, a senadora recebeu um telefonema do teólogo Leonardo Boff. Ela pediu permissão para acionar o viva-voz e Boff fez uma comovente defesa da candidatura dela à presidência da República.

Quem conhece a amizade de Binho Marques e Marina Silva sabe que ele jamais vai discordar ou virar opositor de uma eventual canditura dela. Na avaliação do governador do Acre, a candidatura Marina Silva poderá ter o mesmo impacto que teve no Acre a candidatura de Jorge Viana no início os anos 1990.

- O Jorge não venceu, mas a candidatura dele mudou para sempre a história política do Acre, quando finalmente foi eleito prefeito de Rio Branco e duas vezes governador do Estado - argumentou.

Marques também se referiu aos impactos políticos que poderá ter no projeto político da coligação Frente Popular do Acre que conduz o terceiro mandato no governo estadual.

- Apesar da virada no nosso projeto, o que me deixa mais feliz é poder constatar que a melhor proposta política para a campanha presidencial de 2010 surge do Acre com a Marina - afirmou.

Marina Silva deixou claro a alguns de seus interlocutores que não vai esperar até o final do mês para anunciar sua decisão após manter mais algumas conversas em Brasília em Brasília. É possível que o anúncio da decisão ocorra na próxima semana.

Na sexta-feira, o Blog da Amazônia procurou o ex-governador Jorge Viana, um dos principais articulares do que ele denomina "engenheria política" que tem possibilitado vida longa ao PT no governo do Acre. Viana disse que só se manifestaria após conversar com a senadora. Procurado neste domingo, desconversou.

- Eu ainda estou de quarentena. Binho e eu ainda pretendemos ter mais uma conversa com a Marina. Eu vou aguardar mais para me manifestar sobre essa questão porque é muito delicada.

Viana, que recentemente se apresentou no Acre como futuro coordenador da campanha de Dilma Rousseff na região Norte, reconheceu em conversas com pelos três interlocutores que a senadora está decidida a mudar de partido.

Disse que não vai desistir de convencê-la a permanecer no PT, o que tem sido interpretado como mais um mensageiro do Planalto em ação. Ele chegou a reclamar das "influências externas" que a senadora estaria sofrendo, referindo-se aparentemente às lideranças verdes.

O maior problema para os petistas do Acre é como se explicar de uma provável cobrança do presidente Lula, que alegará o apoio de sua gestão ao governo estadual. Por ora, os petistas não têm resposta no caso de Lula os responsabilizar por permitirem que Marina Silva esteja mudando o cenário da sucessão presidencial.

- O governador Binho Marques, o ex-governador Jorge Viana e o senador Tião Viana têm o dever de dizer ao presidente que essa situação decorre da opção que ele fez por Dilma Roussef e Mangabeira Unger para forçar a saída de Marina do ministério - afirma uma fonte ligada à senadora.

Na avaliação secretário de comunicação do governo do Acre, Aníbal Diniz, suplente do senador Tião Viana, o PT vai pressioná-la até o último momento.

- De um jeito ou de outro sempre se entra pra história. Pode ser que a Marina esteja entrando pela porta da frente, se for eleita presidente, e pode ser que ela seja responsável por um retrocesso irreparável para a geração atual, tanto no Acre quanto no Brasil - avalia o secretário de Comunicação do governo do Acre, Aníbal Diniz.

Jorge Viana é um dos que parece não ter desistido ainda. Ele apelou para que o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), entre no circuito também para tentar demover a ex-ministra.

Magalhães, cujo partido disputa a indicação da vice-governadoria ou uma cadeira no Senado a partir de 2010, viajou na madrugada de domingo no mesmo avião que levou Marina Silva até Brasília, por exigência dos filhos, para passar o dia dos pais com o marido Fábio Vaz de Lima.

- Boa sorte, Marina - disse o líder estadual do PcdoB ao abraçar e beijar a testa da senadora dentro avião.

Até na Rua da Tripa, onde a senadora mora em Rio Branco, a possibilidade de sua canditatura presidencial anima a vizinhança.

Leia mais

aqui

Aqui

Nenhum comentário: