Ficou claro para toda a sociedade paraense e dezenas de representante de todos os poderes de União, porque o Prof. Calos Maneschy era a melhor opção para exercer o mandato de Reitor.
O ex-reitor sabia disso, ele ouviu diversas vezes e acredito de diversas pessoas o que era óbvio: a maior competência e qualidades do Maneschy para conduzir essa nova fase da universidade.
O Alex não pensou seriamente sobre o grande desafio que implicava conduzir para melhores patamares de desenvolvimento a construção de uma universidade da importância da UFPA, que deverá ser o centro de uma nova concepção do desenvolvimento da Amazônia. O ex-reitor só pensou em uma pessoa, no último momento do segundo tempo, em quem podia ser mais fiel a sua pessoa e também estava errado, já que ele não procurou fidelidade ao projeto de universidade e sim apenas fidelidade pessoal, acima da competência. O pior é que a própria candidata Regina Feio sabia disso.
A posse do Reitor Carlos Maneschy e sua proposta ampla, inovadora e extremamente pragmática, mostraram porque a alternativa com visão de futuro era, não apenas a melhor opção, como a única que a universidade podia escolher.
O ex-reitor se deu um grande tiro no seu próprio pé, cometendo um erro básico do dirigente que peca de egocentrismo: não criar lideranças, não formar quadros. O temor de formar lideres melhores do que ele mesmo, esse é o medo dos dirigentes que possuem uma mentalidade estreita demais, um ego que não cabe no seu peito. Chegado o momento de deixar o lugar para alguém continuar sua "obra" não tem ninguém, aí é quando corre para pegar o mais fiel da sua equipe e não aparece o lider que a universidade requer. Não conta com ninguém, fica só carregando nas costas, a pior proposta de candidato (a)possível e assume pessoalmente a campanha como algo particular.
Retomar a construção da universidade mais importante da Amazônia, no dia de hoje é um desfio de grandes proporções. Nesta década e, particularmente nos últimos 5 anos, a Região Amazônica foi reconhecida como um lugar estratégico no planeta, diferentemente de décadas anteriores, hoje as novas visões sobre a aquecimento global, sobre as possibilidades de utilizar os chamados créditos de carbono, os efeitos perversos do desmatamento sobre a destruição global e, sobre tudo, a necessidade de conferir valor econômico à biodiversidade, colocam às instituições de ensino e pesquisa na dianteira desse processo.
Essa foi a leitura da maioria dos que assistimos o discurso de Reitor Carlos Maneschy e os desafios que se impõem à universidade ele já assumiu e a comunidade toda mostrou que estava com essa proposta e estará com esse compromisso na nova gestão que ontem se iniciou com uma grande festa do conhecimento, da sabedoria e da inteligência.
Amazônia, meio ambiente, ecologia, biodiversidade, desenvolvimento sustentável, ciência e tecnologia, incubadoras e parques tecnológicos, política nacional e internacional - Amazonia, the environment, ecology, biodiversity, sustainable development, science and technology, incubators and technology parks, national and international policy
sábado, 4 de julho de 2009
Saneamento ainda é "um verdadeiro buraco", no Brasil

Por Elaine Patrícia Cruz, da Agência Brasil
Entre 79 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes, Franca, no interior paulista, é a que oferece à população o melhor serviço de saneamento básico disponível, conforme pesquisa divulgada nesta quinta-feira (2/7) pelo Instituto Trata Brasil.
Segundo o estudo, baseado em dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento do Ministério das Cidades, as cidades brasileiras avançaram 14% nos serviços referentes a esgotos e 5% no tratamento entre os anos de 2003 e 2007, mas, para os pesquisadores, os números ainda são insuficientes.“O que os dados mostram é que a coleta de esgoto é muito pior que a coleta de lixo e o acesso às redes de água e eletricidade. E, na verdade, os níveis de tratamento [de esgoto], que são os que garantem o manejo correto dos dejetos, ainda estão muito abaixo. O problema de saneamento é um verdadeiro buraco para o Brasil, e o país não consegue resolver”, afirmou o pesquisador Marcelo Néri, chefe do Centro de Políticas Sociais, vinculado ao Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas.
Sete das dez cidades que apresentaram os melhores números no atendimento de saneamento para sua população ficam em São Paulo. Por ordem, as dez primeiras colocadas são Franca (SP), Uberlândia (MG), Sorocaba (SP), Santos (SP), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Maringá (PR), Santo André (SP), Mogi das Cruzes (SP) e Piracicaba (SP). A capital mais bem colocada no ranking é Curitiba (PR), no 11º lugar. São Paulo aparece na 21ª colocação e o Rio de Janeiro, na 36ª.
Entre as cidades com piores serviços de saneamento básico, quatro estão localizadas no estado do Rio de Janeiro: São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti. Também fazem parte da lista as capitais de Rondônia (Porto Velho), do Pará (Belém) e do Amapá (Macapá) e as cidades de Cariacica, no Espírito Santo, Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, e Canoas, no Rio Grande do Sul.
O estudo também levou em consideração a percepção das pessoas sobre os serviços públicos disponíveis, baseando-se em dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad) de 2007, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com esse levantamento, apenas 49,44% da população brasileira tem rede de esgoto. O número é muito inferior ao da rede de água encanada (81,11%), de lixo coletado (86,79%) e de eletricidade (98,18%).
Segundo o pesquisador, a questão do saneamento básico deveria ser uma das prioridades em políticas públicas, já que a sua ausência traz muitos impactos negativos na vida das pessoas. “A falta de saneamento implica pior desenvolvimento humano em todas as dimensões, em particular na saúde. A falta de saneamento rouba a vida e mata crianças, principalmente de 1 a 6 anos de idade, e também gera consequências futuras para aqueles que sobrevivem às doenças do saneamento.
"Marcelo Néri observou que a pesquisa mostra que está havendo redução na altura e no índice de massa corporal das pessoas que vivem em localidades que não têm ou oferecem serviços deficientes de saneamento."A falta de saneamento inibe o desenvolvimento físico e intelectual das pessoas”, disse o pesquisador.Para ele, o problema da falta de saneamento só será resolvido com vontade política e mobilização social. “Não é só dinheiro. Dinheiro é importante, mas, fundamentalmente, é gestão. E, para isso, a população tem de estar conscientizada. Tem que perceber que a falta de saneamento não é só o cheiro, não é só a coceira. É doença.” Néri ressaltou que as pessoas precisam de pressionar o prefeito de sua cidade e cobrar avanços no saneamento básico.
Agência Brasil e Envolverde
sexta-feira, 3 de julho de 2009
ECONOMIA - Brasil aposta em programa habitacional para aquecer economia e ampliar acesso a casa própria

Jonathan Wheatley

Alberto Silva da Cruz, um segurança de 28 anos, e a sua mulher, Genilsa, uma faxineira de 32 anos, acabaram de entrar na fila de cerca de 200 metros de extensão em frente ao Feirão da Caixa, uma feira imobiliária anual criada pela Caixa Econômica Federal, o Feirão da Casa Própria recebe mais de 15 mil pessoas no dia 21 de maio, em São Paulo
banco estatal brasileiro de poupança e hipotecas.
Ainda não são 9h. Falta ainda mais de uma hora para a abertura do banco, quando a fila terá o dobro do tamanho, já que mais casais e famílias jovens chegarão para terem uma oportunidade de comprar a primeira casa própria através de um projeto governamental de incentivo chamado "Minha Casa, Minha Vida", que investirá R$ 60 bilhões no mercado imobiliário brasileiro. "Sem o Minha Casa, Minha Vida, nós não estaríamos aqui", explica Genilsa. "As taxas de juros são muito altas e as prestações muito grandes. Mas agora acreditamos que poderemos".
Veja aqui na íntegra
Lula diz a Sarney que crise é guerra contra seu governo
Dau na Folha.
VALDO CRUZ
ANDREZA MATAIS
Colaborou KENNEDY ALENCAR,
da Sucursal de Brasília
Para presidente, situação no Senado se deve à tentativa da oposição de desestabilizar aliança entre PMDB e PT em 2010.
Após conversa com o petista, senador disse que, diante da mudança no discurso do PT, ficaria "fora de cogitação" deixar a presidência da Casa.
Veja na íntegra
VALDO CRUZ
ANDREZA MATAIS
Colaborou KENNEDY ALENCAR,
da Sucursal de Brasília
Para presidente, situação no Senado se deve à tentativa da oposição de desestabilizar aliança entre PMDB e PT em 2010.
Após conversa com o petista, senador disse que, diante da mudança no discurso do PT, ficaria "fora de cogitação" deixar a presidência da Casa.
Veja na íntegra
PARÁ - A GOVERNADORA DISSE QUE CONFIA NA JUSTIÇA
A governadora do Estado Ana Julia declarou que tem plena confiança na justiça e que não está preocupada com as denúncias sobre o suposto superfaturamento de KITS escolares a estudantes da rede estadual de ensino. As ações são legais declarou a Governadora e assim vai se pronunciar a justiça.
Na realizade, essa ação do governo do Estado (a de realizar investimentos na educação pública) tem sido um dos focos do Governo de Estado: investir na educação pública e gratuita. Independente das ações da justiça o governo não deve deixar de lado os programas de assistência ao ensino público, ao contrário, este fato deveria servir de reflexão para, precisamente, aumentar os recursos e assim, deixar para trás, as críticas e denúncias que podem afetar as ações de educação no Estado.
Se um funcionário cometeu delito ou errou, ele quem deve sofrer as ações da justiça e ñão o Governo que está no caminho certo.
Na realizade, essa ação do governo do Estado (a de realizar investimentos na educação pública) tem sido um dos focos do Governo de Estado: investir na educação pública e gratuita. Independente das ações da justiça o governo não deve deixar de lado os programas de assistência ao ensino público, ao contrário, este fato deveria servir de reflexão para, precisamente, aumentar os recursos e assim, deixar para trás, as críticas e denúncias que podem afetar as ações de educação no Estado.
Se um funcionário cometeu delito ou errou, ele quem deve sofrer as ações da justiça e ñão o Governo que está no caminho certo.
PARÁ - Complicou-se a vida da Secretária de Educação do Estado - DEU NO BLOG DO ESPAÇO ABERTO
A vida da Profª Iracy de Almeida Gallo RitzmannSecretária de Estado de Educação complicou-se de vez pelas ações do Ministério Público Federal e do Estado. Parece também que sua declaração "esclarecendo os Fatos" longe de esclarecer deu motivo para novas controvérsias. Veja a anãlise do Blog do "Espaço Aberto", do Pará, sobre a NOTA ESCLARECEDORA DA SEDUC.
Do Espaço Aberto:
1. “[...] Tenho a consciência tranquila de ter agido corretamente ao distribuir...”
Secretária, na Administração Pública, “consciência tranquila” não é e nunca foi jamais, em tempo algum, na História deste e de outros países, deste e de outros planetas, critério aceitável para se aferir a legalidade dos atos de um gestor – do primeiro ao milésimo escalão. “Consciência tranquila” é resultado de processo crítico que se passa no íntimo de cada um. Na Administração Pública impera, entre outros, o princípio da legalidade. Pergunte ao dr. Carlos Ledo, seu assessor jurídico, que ele explicará a Vossa Excelência se o princípio da legalidade tem alguma relação – por mais remotamente que seja – com “consciência tranquila”.
2. “Parte das camisas foi confeccionada por cooperativas formadas por jovens do programa Bolsa Trabalho, reforçando ainda mais o alcance desta importante iniciativa social do Governo Popular.”
Não se discute a importância social desses kits. Este blog mesmo já ressaltou isso várias vezes. A iniciativa é das mais louváveis. E poderia consagrar o governo Ana Júlia. Mas, secretária, iniciativas de largo alcance social, quaisquer que sejam, não podem prescindir de ditames legais. Sob hipótese alguma. É o que se discute neste caso.
3. “Reafirmo meu compromisso com a educação pública gratuita e de qualidade e com o desenvolvimento de uma gestão educacional democrática e republicana.”
Esse compromisso não é só seu, secretário. É de toda a sociedade. Educação pública gratuita e de qualidade e com o desenvolvimento de uma gestão educacional democrática e republicana é uma aspiração de todos. O que é que esse compromisso e essa aspiração têm a ver com superfaturamento de R$ 7, 330 milhões?
4. “Quanto à decisão judicial envolvendo o meu nome, daremos - eu e minha equipe -, logo que citados oficialmente, todas as informações e declarações à Justiça do Pará, para comprovar o acerto e a correção da nossa medida.”
Secretária, no momento propício, não esqueça de pedir – seja à sua assessoria jurídica, seja à Procuradoria-Geral do Estado – que esclareçam em juízo a questão das compras – superfaturadas, segundo o Ministério Público – de 1 milhão de agendas e de 1 milhão de mochilas, tudo sem o indispensável processo licitatório. Esse pedido é necessário, dra. Iracy, porque se a sua defesa em juízo for igual ao teor de sua nota, a senhora poderá ser prejudicada. Porque sua nota não aborda, numa linha sequer, a questão da compra das agendas e das mochilas. Já pensou se a defesa de Vossa Excelência cometer essa omissão?
VEJA AGORA A NOTA DA SEDUC.
NOTA DA SEDUC
Em relação ao que foi veiculado na imprensa relacionado ao Programa Pará, Minha Terra, Minha Escola, Minha Paz e envolvendo o meu nome, quero reafirmar que tenho a consciência tranquila de ter agido corretamente ao distribuir, para quase um milhão de estudantes da rede estadual de ensino, um kit composto de mochilas, agendas e camisas do uniforme escolar.
Um benefício inédito em nosso Estado, o Programa Pará, Minha Terra, Minha Escola, Minha Paz produziu resultados positivos para os estudantes, suas famílias e a comunidade.
Pela primeira vez, os Conselhos Escolares receberam recursos diretamente para a aquisição dos uniformes, descentralizando o processo de compra e favorecendo dezenas de pequenos fabricantes e a economia local.
Parte das camisas foi confeccionada por cooperativas formadas por jovens do programa Bolsa Trabalho, reforçando ainda mais o alcance desta importante iniciativa social do Governo Popular.
Os milhares de jovens e suas famílias que, pela primeira vez, tiveram direito ao seu uniforme escolar garantido pelo estado, sabem que o que nós fizemos foi importante e positivo.
Por fim, reafirmo meu compromisso com a educação pública gratuita e de qualidade e com o desenvolvimento de uma gestão educacional democrática e republicana.
Quanto à decisão judicial envolvendo o meu nome daremos - eu e minha equipe -, logo que citados oficialmente, todas as informações e declarações à Justiça do Pará, para comprovar o acerto e a correção da nossa medida.
Belém, 1º de julho de 2009
Iracy de Almeida Gallo Ritzmann
Secretária de Estado de Educação
Veja aqui a história, blog do Espaço Aberto"
Veja Curriculo Lattes da Profª Iracy de Almeida Gallo RITZMANN
Veja também maiores referências da Profª Iracy de Almeida Gallo RITZMANN
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Reitor da Universidade Federal do Pará Carlos Maneschy toma posse em Brasília
Ao dar posse aos novos reitores das universidades federais do Amazonas e do Pará, nesta quinta-feira, 2, o ministro da Educação, Fernando Haddad, lembrou que a educação acelera seu processo de desenvolvimento nos dois estados e que isso depende, cada vez mais, do compromisso de todos com o desenvolvimento nacional. Assumiu a reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Perales Mendes Silva, e da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Edílson de Almeida Maneschy.De acordo com o ministro, os índices de desenvolvido da educação básica ainda são baixos no Amazonas e no Pará e isso constitui um desafio também para as universidades, especialmente na formação de professores. O aumento dos repasses da União, com a criação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), segundo Haddad, é uma forma de ajudar os estados a melhorar a qualidade das escolas públicas. Os repasses do governo federal que no Fundef eram de R$ 500 milhões por ano, disse, subiram para R$ 5 bilhões com o Fundeb, e isso vai repercutir na melhoria da qualidade da educação.
Sintonizadas com o desafio de oferecer graduação aos professores da educação básica em exercício nas redes públicas estaduais e federais, proposta pelo governo federal no Plano Nacional de Formação de Professores, a Ufam e a UFPA abrem este ano 935 vagas em licenciaturas presenciais. São vagas exclusivas, carimbadas, segundo Haddad, para professores que estão lecionando nas redes dos dois estados.
Destas 935 vagas, a Ufam abre 680 em oito licenciaturas. Os cursos de graduação presencial, de primeira e segunda licenciatura, serão oferecidos nos campi de Humaitá (370 vagas) e de Itacoatiara (310 vagas). Também para ingresso imediato, a UFPA oferece 255 vagas em seis cursos presenciais, de primeira licenciatura. As vagas estão distribuídas nos campi de Belém (120), Barcarena (120) e Altamira (15).
CERIMÔNIA LOCAL: Em Belém, haverá transmissão do cargo com a participação da comunidade acadêmica, na sexta-feira, 3 de julho, que será realizada às 10h, no Centro de Convenções da UFPA. Também tomarão posse de seus novos cargos, na ocasião, o vice-reitor, Horácio Schneider, e os pró-reitores designados para a equipe do professor Maneschy: Marlene Freitas (PROEG), Emmanuel Tourinho (PROPESP), Fernando Neves (PROEX), Erick Pedreira (PROPLAN), Edson Ortiz (PROAD), João Cauby Júnior (PROGEP) e Flávio Nassar (PROINTER), além do diretor da FADESP, João Guerreiro, e do prefeito da Cidade Universitária, Alemar Rodrigues Júnior.
Assessoria de imprensa do MEC e UFPA
BIODIVERSIDADE - Evento apresentou plano para cadeia da castanha-do-brasil
A formação da Câmara Setorial da Cadeia da Castanha-do-brasil foi um dos objetivos do Workshop Castanha-do-brasil, que aconteceou de 15 a 17 de junho, no Instituto Israel Pinheiro, em Brasília (DF).
Cerca de 80 participantes, entre representantes dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Agricultura Familiar (PCTAF), setor empresarial, organizações não-governamentais ligadas a agricultura familiar e meio ambiente, entidades de pesquisa e representantes dos governos estaduais e federal estiveram presentes no encontro.
A abertura aconteceou na segunda-feira (15)com as presenças do secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adoniram Sanches Peraci (SAF/MDA); do diretor de Logística e Gestão Empresarial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto; do diretor da Cooperação Técnica Alemã no Brasil (GTZ), Ulrich Krammenschneidir; do secretário de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ronaldo Coutinho Garcia; e do secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Egon Krakhecke.
O workshop apresentou o Plano de Ação para a Castanha-do-brasil, elaborado a partir de diagnóstico já submetido à apreciação de organizações que desenvolvem trabalhos com o fruto nos estados do Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Rondônia e Mato Grosso. Também serão definidos os responsáveis pelas ações propostas pelo plano e as atribuições da Câmara Setorial da Cadeia da Castanha-do-brasil, que foi constituída.
Plano Nacional
Na terça-feira (16), com a presença dos ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias; do Meio Ambiente (MMA), Carlos Minc; e da subchefe adjunta da Casa Civil, Tereza Campelo, foi assinada a portaria interministerial com as orientações para implementação do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade.
A portaria cria o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) denominado Grupo de Coordenação do Plano Nacional que tem as atribuições de articular as ações de governo para implementação do Plano Nacional e selecionar as cadeias de produtos da sociobiodiversidade que serão prioritárias, além de estabelecer as diretrizes para elaboração e implementação dos seus respectivos planos de ação e propor a criação, a composição e as atribuições da câmara setorial por cadeia.
O Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade foi lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em abril de 2009. É fruto de uma articulação dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Meio Ambiente e de um processo de consulta e socialização junto a órgãos dos governos federal e estaduais, agência de cooperação internacional, setor empresarial, agências de fomento e a sociedade civil organizada.
Nesse primeiro ano, as ações de implantação do Plano iniciam pelas cadeias da castanha-do-brasil e do babaçu, envolvendo representantes que atuam nos níveis nacional, estadual e local. Essas cadeias foram priorizadas em virtude de sua relevância socioeconômica e ambiental pois, juntas, beneficiam cerca de 500 mil famílias de extrativistas e quebradeiras de coco e geram, anualmente, em torno de R$ 160 milhões.
SociobiodiversidadeOs produtos da sociobiodiversidade são bens e serviços (produtos finais, matérias primas ou benefícios) gerados a partir de recursos da biodiversidade, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse dos povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares.
Cerca de 80 participantes, entre representantes dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Agricultura Familiar (PCTAF), setor empresarial, organizações não-governamentais ligadas a agricultura familiar e meio ambiente, entidades de pesquisa e representantes dos governos estaduais e federal estiveram presentes no encontro.
A abertura aconteceou na segunda-feira (15)com as presenças do secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adoniram Sanches Peraci (SAF/MDA); do diretor de Logística e Gestão Empresarial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto; do diretor da Cooperação Técnica Alemã no Brasil (GTZ), Ulrich Krammenschneidir; do secretário de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ronaldo Coutinho Garcia; e do secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Egon Krakhecke.
O workshop apresentou o Plano de Ação para a Castanha-do-brasil, elaborado a partir de diagnóstico já submetido à apreciação de organizações que desenvolvem trabalhos com o fruto nos estados do Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Rondônia e Mato Grosso. Também serão definidos os responsáveis pelas ações propostas pelo plano e as atribuições da Câmara Setorial da Cadeia da Castanha-do-brasil, que foi constituída.
Plano Nacional
Na terça-feira (16), com a presença dos ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias; do Meio Ambiente (MMA), Carlos Minc; e da subchefe adjunta da Casa Civil, Tereza Campelo, foi assinada a portaria interministerial com as orientações para implementação do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade.
A portaria cria o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) denominado Grupo de Coordenação do Plano Nacional que tem as atribuições de articular as ações de governo para implementação do Plano Nacional e selecionar as cadeias de produtos da sociobiodiversidade que serão prioritárias, além de estabelecer as diretrizes para elaboração e implementação dos seus respectivos planos de ação e propor a criação, a composição e as atribuições da câmara setorial por cadeia.
O Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade foi lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em abril de 2009. É fruto de uma articulação dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Meio Ambiente e de um processo de consulta e socialização junto a órgãos dos governos federal e estaduais, agência de cooperação internacional, setor empresarial, agências de fomento e a sociedade civil organizada.
Nesse primeiro ano, as ações de implantação do Plano iniciam pelas cadeias da castanha-do-brasil e do babaçu, envolvendo representantes que atuam nos níveis nacional, estadual e local. Essas cadeias foram priorizadas em virtude de sua relevância socioeconômica e ambiental pois, juntas, beneficiam cerca de 500 mil famílias de extrativistas e quebradeiras de coco e geram, anualmente, em torno de R$ 160 milhões.
SociobiodiversidadeOs produtos da sociobiodiversidade são bens e serviços (produtos finais, matérias primas ou benefícios) gerados a partir de recursos da biodiversidade, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse dos povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares.
UFPA - REITOR SERÁ EMPOSSADO HOJE NO MEC
Agenda do ministro da Educação
Quinta-feira, 2 de julho de 2009
14h30 - Participa da posse da professora Marcia Perales Mendes Silva no cargo de reitora da UFAM e do professor Carlos Edilson de Almeida Meneschy no cargo de reitor da UFPA
Local: Sala de atos - 9º andar - MEC
Quinta-feira, 2 de julho de 2009
14h30 - Participa da posse da professora Marcia Perales Mendes Silva no cargo de reitora da UFAM e do professor Carlos Edilson de Almeida Meneschy no cargo de reitor da UFPA
Local: Sala de atos - 9º andar - MEC
quarta-feira, 1 de julho de 2009
UFPA - Deu no blog do Edir "Bilhetim"
Quarta-feira, 1 de Julho de 2009
Maneschy: as tarefas centrais
1- Construir um novo plano decenal com a participação da sociedade civil paraense, da capital e do interior. Envolvendo todos os segmentos sociais ( empresariais, trabalahistas, camponeses, quilombolas, ONGS, e e tc.)
2- Com base no plano decenal produzir o plano plurianual- 2009-2013
3- Transformar a qualidade do ensino de graduação e sua integração com a pesquisa e a extensão.
4- Qualificar o significado da universidade multicampi.
5- Manter o investimento na pesquisa e na pós-graduação.
6- Criar um política de assistência médica e social aos servidores técnicos-administrativos e docentes.
7- Crair um organismo consultivo de participação da sociedade civil no planejamento e avaliação das políticas da UFPA de ensino, pesquisa e extensão para o estado do Pará.
8- Articular o zoneamento acadêmico educacional das microrregiões do estado, em parceria com as instituições acadêmicas públicas e privadas do estado. O objetivo é evitar a superposição de instituições, cursos acadêmicos em um único município e ou microrregião em detrimento de outros municípios.
9- Reorganizar as políticas de esporte, lazer e cultura da UFPA, em escala institucional, estadualmente.
10- Fazer uma ampla articulação política-institucional com os governos municipal, estadual e federal, visando garantir investimento crescente na UFPA.
11- Criar iniciativas planificadas de relacionamento entre universidade e empresa, visando garantir, não só parceria, como também aprofundar campo de estágios para os cursos de graduação da UFPA.
Cerimonial deve preparar festa popular
Toda a comunidade da UFPA está esperando a festa popular da posse. A tarefa deve ser organizada pelo cerimonial.
Maneschy deve nomear os Pró-Reitores no dia 03
Após a transmissão do cargo de Reitor, a primeira atitude de Maneschy deverá ser a nomeação imediata de sua equipe de Pró-Reitores. Se a vice-reitora renunciar neste dia, então Maneschy nomeará imediatamente Schneider como vice reitor.
Maneschy, Schneider e Tourinho seguem para BSB
Hoje pela manhã seguem para Brasília Maneschy, Schneider e Emanuel Tourinho. Schneider e Tourinho estarão amanhã (02-06) na solenidade de posse de Maneschy em Brasília. A reitoria não se dignou a oferecer passagem e estadia ao novo reitor da UFPA nesta viagem de serviço ao MEC. Dia 03 a partir das 10 hs no hangarzinho teremos a solenidade de transmissão de cargo ao Prof. Dr. Carlos Edilson de Almeida Maneschy. Já estou alugando a beca.
Bilhetim
Maneschy: as tarefas centrais
1- Construir um novo plano decenal com a participação da sociedade civil paraense, da capital e do interior. Envolvendo todos os segmentos sociais ( empresariais, trabalahistas, camponeses, quilombolas, ONGS, e e tc.)
2- Com base no plano decenal produzir o plano plurianual- 2009-2013
3- Transformar a qualidade do ensino de graduação e sua integração com a pesquisa e a extensão.
4- Qualificar o significado da universidade multicampi.
5- Manter o investimento na pesquisa e na pós-graduação.
6- Criar um política de assistência médica e social aos servidores técnicos-administrativos e docentes.
7- Crair um organismo consultivo de participação da sociedade civil no planejamento e avaliação das políticas da UFPA de ensino, pesquisa e extensão para o estado do Pará.
8- Articular o zoneamento acadêmico educacional das microrregiões do estado, em parceria com as instituições acadêmicas públicas e privadas do estado. O objetivo é evitar a superposição de instituições, cursos acadêmicos em um único município e ou microrregião em detrimento de outros municípios.
9- Reorganizar as políticas de esporte, lazer e cultura da UFPA, em escala institucional, estadualmente.
10- Fazer uma ampla articulação política-institucional com os governos municipal, estadual e federal, visando garantir investimento crescente na UFPA.
11- Criar iniciativas planificadas de relacionamento entre universidade e empresa, visando garantir, não só parceria, como também aprofundar campo de estágios para os cursos de graduação da UFPA.
Cerimonial deve preparar festa popular
Toda a comunidade da UFPA está esperando a festa popular da posse. A tarefa deve ser organizada pelo cerimonial.
Maneschy deve nomear os Pró-Reitores no dia 03
Após a transmissão do cargo de Reitor, a primeira atitude de Maneschy deverá ser a nomeação imediata de sua equipe de Pró-Reitores. Se a vice-reitora renunciar neste dia, então Maneschy nomeará imediatamente Schneider como vice reitor.
Maneschy, Schneider e Tourinho seguem para BSB
Hoje pela manhã seguem para Brasília Maneschy, Schneider e Emanuel Tourinho. Schneider e Tourinho estarão amanhã (02-06) na solenidade de posse de Maneschy em Brasília. A reitoria não se dignou a oferecer passagem e estadia ao novo reitor da UFPA nesta viagem de serviço ao MEC. Dia 03 a partir das 10 hs no hangarzinho teremos a solenidade de transmissão de cargo ao Prof. Dr. Carlos Edilson de Almeida Maneschy. Já estou alugando a beca.
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