sábado, 4 de julho de 2009

UFPA - O REITOR CARLOS MANESCHY MOSTROU PORQUE É REITOR DA MAIOR UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Ficou claro para toda a sociedade paraense e dezenas de representante de todos os poderes de União, porque o Prof. Calos Maneschy era a melhor opção para exercer o mandato de Reitor.

O ex-reitor sabia disso, ele ouviu diversas vezes e acredito de diversas pessoas o que era óbvio: a maior competência e qualidades do Maneschy para conduzir essa nova fase da universidade.

O Alex não pensou seriamente sobre o grande desafio que implicava conduzir para melhores patamares de desenvolvimento a construção de uma universidade da importância da UFPA, que deverá ser o centro de uma nova concepção do desenvolvimento da Amazônia. O ex-reitor só pensou em uma pessoa, no último momento do segundo tempo, em quem podia ser mais fiel a sua pessoa e também estava errado, já que ele não procurou fidelidade ao projeto de universidade e sim apenas fidelidade pessoal, acima da competência. O pior é que a própria candidata Regina Feio sabia disso.

A posse do Reitor Carlos Maneschy e sua proposta ampla, inovadora e extremamente pragmática, mostraram porque a alternativa com visão de futuro era, não apenas a melhor opção, como a única que a universidade podia escolher.

O ex-reitor se deu um grande tiro no seu próprio pé, cometendo um erro básico do dirigente que peca de egocentrismo: não criar lideranças, não formar quadros. O temor de formar lideres melhores do que ele mesmo, esse é o medo dos dirigentes que possuem uma mentalidade estreita demais, um ego que não cabe no seu peito. Chegado o momento de deixar o lugar para alguém continuar sua "obra" não tem ninguém, aí é quando corre para pegar o mais fiel da sua equipe e não aparece o lider que a universidade requer. Não conta com ninguém, fica só carregando nas costas, a pior proposta de candidato (a)possível e assume pessoalmente a campanha como algo particular.

Retomar a construção da universidade mais importante da Amazônia, no dia de hoje é um desfio de grandes proporções. Nesta década e, particularmente nos últimos 5 anos, a Região Amazônica foi reconhecida como um lugar estratégico no planeta, diferentemente de décadas anteriores, hoje as novas visões sobre a aquecimento global, sobre as possibilidades de utilizar os chamados créditos de carbono, os efeitos perversos do desmatamento sobre a destruição global e, sobre tudo, a necessidade de conferir valor econômico à biodiversidade, colocam às instituições de ensino e pesquisa na dianteira desse processo.

Essa foi a leitura da maioria dos que assistimos o discurso de Reitor Carlos Maneschy e os desafios que se impõem à universidade ele já assumiu e a comunidade toda mostrou que estava com essa proposta e estará com esse compromisso na nova gestão que ontem se iniciou com uma grande festa do conhecimento, da sabedoria e da inteligência.

Um comentário:

Flávio Sidrim Nassar disse...

Concordo contigo Enriquez.
Mais ainda, temos que reconhecer, como fez Maneschy, os meritos de todos os predecessores, mas tambem seus erros, e avançar.