quinta-feira, 2 de julho de 2009

Reitor da Universidade Federal do Pará Carlos Maneschy toma posse em Brasília

Ao dar posse aos novos reitores das universidades federais do Amazonas e do Pará, nesta quinta-feira, 2, o ministro da Educação, Fernando Haddad, lembrou que a educação acelera seu processo de desenvolvimento nos dois estados e que isso depende, cada vez mais, do compromisso de todos com o desenvolvimento nacional. Assumiu a reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Perales Mendes Silva, e da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Edílson de Almeida Maneschy.

De acordo com o ministro, os índices de desenvolvido da educação básica ainda são baixos no Amazonas e no Pará e isso constitui um desafio também para as universidades, especialmente na formação de professores. O aumento dos repasses da União, com a criação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), segundo Haddad, é uma forma de ajudar os estados a melhorar a qualidade das escolas públicas. Os repasses do governo federal que no Fundef eram de R$ 500 milhões por ano, disse, subiram para R$ 5 bilhões com o Fundeb, e isso vai repercutir na melhoria da qualidade da educação.

Sintonizadas com o desafio de oferecer graduação aos professores da educação básica em exercício nas redes públicas estaduais e federais, proposta pelo governo federal no Plano Nacional de Formação de Professores, a Ufam e a UFPA abrem este ano 935 vagas em licenciaturas presenciais. São vagas exclusivas, carimbadas, segundo Haddad, para professores que estão lecionando nas redes dos dois estados.

Destas 935 vagas, a Ufam abre 680 em oito licenciaturas. Os cursos de graduação presencial, de primeira e segunda licenciatura, serão oferecidos nos campi de Humaitá (370 vagas) e de Itacoatiara (310 vagas). Também para ingresso imediato, a UFPA oferece 255 vagas em seis cursos presenciais, de primeira licenciatura. As vagas estão distribuídas nos campi de Belém (120), Barcarena (120) e Altamira (15).

CERIMÔNIA LOCAL: Em Belém, haverá transmissão do cargo com a participação da comunidade acadêmica, na sexta-feira, 3 de julho, que será realizada às 10h, no Centro de Convenções da UFPA. Também tomarão posse de seus novos cargos, na ocasião, o vice-reitor, Horácio Schneider, e os pró-reitores designados para a equipe do professor Maneschy: Marlene Freitas (PROEG), Emmanuel Tourinho (PROPESP), Fernando Neves (PROEX), Erick Pedreira (PROPLAN), Edson Ortiz (PROAD), João Cauby Júnior (PROGEP) e Flávio Nassar (PROINTER), além do diretor da FADESP, João Guerreiro, e do prefeito da Cidade Universitária, Alemar Rodrigues Júnior.

Assessoria de imprensa do MEC e UFPA

Nenhum comentário: