sábado, 30 de maio de 2009

TRABALHO - Sindicatos ameaçam invadir caso Vale demita em massa

Revoltados com o anúncio de novas demissões, sindicalistas ameaçaram hoje invadir unidades da Vale caso a mineradora promova uma demissão em massa. "Estamos em estado de alerta. Se eles vieram com demissões em massa, vamos fazer algo mais sério do que uma greve. Vamos ocupar as instalações", afirmou Carlos Roberto de Assis, vice-presidente do sindicato Metabase Itabira.

Hoje, a Vale confirmou que irá demitir de 250 a 300 empregados. Mas o sindicato informa que o número é bem superior e pode chegar a 850 trabalhadores. A previsão, segundo Assis, foi feita pelo próprio diretor de Recursos Humanos da mineradora, André Teixeira, durante um encontro com funcionários esta semana. A Vale, porém, não confirma esse número. Desde o agravamento da crise mundial no final do ano passado, a companhia já demitiu 1 3 mil trabalhadores.

O presidente do Metabase Itabira, Paulo Soares de Souza, reclama que a Vale mentiu ao garantir em reunião com sindicalistas, no último dia 22, que não pretendia promover novas demissões enquanto a situação econômica não piorasse e ainda garantiu que os 1,3 mil funcionários em licença remunerada seriam reintegrados a partir de junho.
Na íntegra no Correio Braziliense

Nenhum comentário: