segunda-feira, 25 de maio de 2009

CINEMA - Filme que retrata exploração sexual de crianças teve pre-estreia em Belém - Film that depicts the sexual exploitation of children

Filme retrata exploração sexual de crianças e jovens
Pré-estreia de “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” reuniu entidades do governo e ongs no hangar

Cenas fortes da exploração sexual de crianças, mulheres, e travestis. Histórias tristes contadas pelos atores da vida real, no documentário 'Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado', produção do cineasta Joel Zito Araújo, que teve pré-estreia ontem em Belém, em sessão no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, com a presença do cineasta e convidados das entidades governamentais e não-governamentais que lutam contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O lançamento do filme em Belém é parte das mobilizações espalhadas por todo Brasil pelo 'Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes', que ocorreu no último dia 18. Na telona estão depoimentos marcantes, histórias que retratam o turismo sexual no Brasil, a dura realidade do tráfico internacional de seres humanos e o sonho de mulheres que querem encontrar o príncipe 'gringo' que vai tirá-las de uma vida de miséria e exploração sexual.

Participaram da sessão representantes do governo estadual, por meio da secretária Eutália Rodrigues, de desenvolvimento social; do governo federal, por meio de Rosário Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e ainda Elizabeth Gomes, presidente do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual, todos com um discurso pelas melhorias das políticas públicas para enfrentar a calamidade da exploração sexual. Também participaram entidades como o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes (Cedeca-Emaús), Agência Unama de Comunicação e Unicef, entre outras, além de voluntários dos movimentos sociais pela causa.

Apesar de Belém não ter feito parte do roteiro de filmagens, Joel Zito Araújo, diretor do longa de 106 minutos, tem consciência de que as maiores rotas do turismo sexual passam por Belém e Fortaleza (CE).

Aqui no Jornal da Amazônia


Nenhum comentário: