terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

REVISTA CIÊNCIA HOJE - O LEITOR PERGUNTA



Por que certas canções, como jingles, ficam 'grudadas' em nossas mentes? Pergunta de José Carlos Pinheiro, por correio eletrônico para a Revista CH.

É fato que tanto as circunstâncias de natureza emocional quanto as que acontecem em um ambiente carregado de emoção são mais bem lembradas do que aquelas que são adquiridas em um contexto emocionalmente irrelevante.

Algumas músicas, em especial as canções pop, os jingles e as trilhas sonoras, além de terem um timbre particular e facilmente reconhecível, bem como uma estrutura musical simples, curta e fácil de lembrar – geralmente apoiada em refrão – têm, ainda, uma linha melódica que não só acompanha, mas muitas vezes caracteriza a tensão emocional do momento vivido, fazendo com que a música passe a ser parte integral e indissolúvel da lembrança.

Isso fica claro quando assistimos a um filme sem trilha sonora, pois a ausência de sons compromete a absorção emocional do conteúdo transmitido.

De fato, estudos demonstraram que algumas canções populares são capazes de ativar partes do cérebro relacionadas às sensações de recompensa e satisfação, como a área tegmental ventral e o núcleo accumbens. Essas regiões são responsáveis pela liberação da dopamina, o neurotransmissor que media essas sensações.

Martín Cammarota Centro de Memória,
Instituto de Pesquisas Biomédicas,
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: