quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Ira popular aumenta à medida que a crise global piora - Iran beliebt erhöht sich der globalen Krise verschärft sich



À medida que a crise global se agrava, pessoas em todo o mundo ficam mais exaltadas. Sindicatos franceses e britânicos estão organizando greves, Putin coloca tropas nas ruas e Pequim procura acalmar a população.

No gabinete do presidente francês Nicolas Sarkozy, falou-se de uma "Quinta-Feira Negra", e, sob o ponto de vista de Sarkozy, o dia 29 de janeiro de 2009 tornou-se exatamente isso. Escolas foram fechadas, assim como ferrovias, bancos e bolsas de valores. Cinemas, estações de rádio e até mesmo teleféricos transporte de esquiadores para o topo das montanhas foram paralisados temporariamente.

Contêineres de lixo foram mais uma vez incendiados em Paris, e uma multidão reuniu-se na famosa Place de l'Opéra para cantar a "Internacional", o hino da revolução.A crise financeira global já atingiu a França, provocando falências de empresas, demissões em massa para alguns trabalhadores e redução das horas semanais de trabalho para outros.

Naquela infame quinta-feira, a crise empurrou 2,5 milhões de pessoas para as ruas, em cidades de todas as partes do país, como Marselha, Brest e Bordeaux. A situação não foi semelhante àquela de maio de 1968, quando a França encontrava-se em estado de emergência. Mesmo assim, os sindicatos do país classificaram as manifestações de "históricas", caracterizando-as como o mais importante movimento de protesto ocorrido até hoje durante o mandato do atual presidente francês.

Nenhum comentário: