quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

UM CRIME AMBIENTAL ESTÁ PRESTES A ACONTECER EM BELÉM - SE TEM CORAGEM DENUNCIE

A área que pertenceu à Pirelli, onde existia a maior fazenda do grupo na região Norte e que agora é propriedade do governo do Estado, em Marituba, Região Metropolitana de Belém (RMB), está sob análise da Companhia de Habitação do Pará (Cohab).

Segundo o diretor-presidente do órgão, Geraldo Bitar, os estudos vão mostrar se há ou não perspectivas de expansão urbana na região. Ele desconversa, porém, e não confirma a construção de casas populares na área.

A fazenda Pirelli, que ocupa uma área de oito mil hectares, passou a ser propriedade do Estado há cerca de dez anos. O terreno é cercado de vegetação nativa e serve de depósito para madeira ilegal apreendida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Segundo Geraldo Bitar, os estudos na área foram iniciados em meados do ano passado e não têm prazo para terminar.


'A área precisa ser preservada. Os estudos são preliminares. Examinamos a possibilidade de executar projetos, mas não é possível afirmar de que natureza', diz.


Sobre a construção de cerca de nove mil casas populares pelo governo do Estado, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Bitar afirma que não tem conhecimento sobre o assunto. 'Sei apenas dos estudos que vêm sendo feitos na área. Sendo órgão máximo de assuntos sobre habitação no Estado, a Cohab não tem conhecimento de um projeto para a construção de casas na área da Fazenda Pirelli', reforça.


Se esse funcionário desconhece o que pode ser feito nessa área preservada de floresta ainda nativa, que não a destine a habitações populares. Todo Belém que pensa o futuro da cidade, menos o Geraldo Bitar, sabe que essa área poderia ser destinada a um parque ambiental de biodiversidade que o Governo passado também não teve a visão estratégica de implantar. Essa área é um recurso estratégico que pode também ser utilizada para gerar recursos econômicos pelo seu não uso. Entendeu Sr. Bitar, ou ainda não sabe de que se fala?.


De ser construído um conjunto habitacional, será um verdadeiro crime ambiental. Existem outros lugares para construir conjuntos habitacionais para a população, com melhor infra-estrutura e acesso aos recursos e serviços necessários mínimos.

Nenhum comentário: