sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A OUTRA FACE DO GENOCIDIO E QUE ISRAEL CHAMA DE GUERRA



O presidente americano Lyndon Jonhson celebrizou a expressão "é preciso ganhar corações e mentes para vencer uma guerra". No caso, Jonhson se referia à guerra do Vietnã, um capítulo vexatório da história da americana.

Como ficou evidente depois, a sofisticada máquina de guerra americana não resistiria à imagem de crianças nuas fugindo de uma nuvem de napalm. Além da batalha no campo, é preciso vencer uma outra, disputada pelos meios de comunicação.

Na guerra da vez, Israel controla com mão de ferro o acesso de jornalistas à Gaza. O exército local tem até um canal no YouTube em que acusa o Hamas de usar crianças como escudo humano, armazenar armas em mesquitas e disparar foguetes contra civis israelenses.

Os vídeos mostram ainda o tráfego de caminhões com ajuda humanitária entrando em Gaza e imagens de palestinos recebendo cuidados em hospitais israelenses.

Esta semana, agências notícias contaram como estudantes israelenses são estimulados a usar as mídias sociais para postar comentários, vídeos e fotos com pontos de vista favoráveis à Israel. Os argumentos miram no mesmo alvo: Israel tem o direito de se defender.

Todo este esforço, no entanto, dificilmente resiste às imagens de dezenas de cadáveres de crianças palestinas expostas em enterros coletivos. Com sede em Moscou, o site PalTube reúne imagens chocantes da guerra em Gaza do ponto de vista de quem recebe as bombas sobre suas cabeças e não tem para onde fugir, já que todas as fronteiras de Gaza estão bloqueadas.

No PalTube, a abissal desproporção entre as baixas israelenses – algumas causadas por fogo amigo – e a multidão de mortos palestinos serve de argumento para chamar o evento de "Holocausto Sionista", numa provocação dolorida ao episódio mais trágico da história recente do povo judeu.

Os esforços palestinos de mídia já incluíram até um programa infantil apresentado por uma espécie de Mickey árabe. Na ficção, o valoroso Mickey acaba assassinado por soldados israelenses.

Se Jonhson fracassou em conquistar corações e mentes vietnamitas com idéias como democracia, liberdade e livre mercado, palestinos e israelenses parecem triunfar em encher os corações e mentes de ódio, intolerância e violência.

VEJA O VIDEO ABAIXO - FONTE: www.palatube.com - Postado por - Felipe Zmoginski - 15/01/2009. INFO 0NLINE.

Nenhum comentário: