sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA - Malware infecta 1 milhão de PCs em um dia - Daniela Moreira, de INFO Online

PLANTÃO INFO / 01/2009 / TI

O Brasil não só é um dos países que sufre os efeitos da crise econômica, também (como é obvio) depois da Chine é o país que mais sufre com os virus espalados pela internet. Todo cuidado é pouco. Não esqueça: gato escaldado morre de medo da agua fria.

Os virus entram no seu PC pelos e-mails de origem desconhecido e que sempre sugerem propostas tentadoras e ofertas imperdíveis ou aparecem como convocatorias para prestar declarações em órgãos públicos (receita federal, DETRAN, Secretaria do Trabalho, etc.). Se não conhece a fonte NÃO ENTRE.
Igual se ele é um arquivo dos chamados executáveis. Coisas já conhecidas pelos internautas e simples, mas, quase sempre esquecidas.


SÃO PAULO - Um astuto malware infectou mais de 1 milhão de computadores em 24 horas, reportou a F-Secure.

Na quarta-feira (14/01), o worm Downadup havia infectado mais de 3,5 milhões de PCs, um aumento de 1,1 milhão de vítimas em relação ao dia anterior.

O Brasil foi o segundo país mais infectado pelo código malicioso, com 34.814 endereços IP comprometidos, perdendo apenas para a China, com 38.277.

O Downadup – também conhecido como Conficker – explora uma falha no Windows Server Service, corrigida em outubro. Apesar disso, grande parte das vítimas são empresas, segundo o levantamento da F-Secure.

O malware usa um complicado algoritmo que muda diariamente, gerando diversos nomes de domínios diferentes a partir dos quais os códigos maliciosos podem ser baixados, segundo a F-Secure.

De acordo com a empresa de segurança, as máquinas infectadas podem formar uma grande rede maligna de computadores zumbi.

A correção para a vulnerabilidade que possibilita o ataque foi disponibilizada pela Microsoft em outubro.

Nenhum comentário: