segunda-feira, 24 de agosto de 2009

AMAZÔNIA - Lançado edital que contempla a Amazônia Legal em projetos de C&T&I

O MCT e o CNPq lançaram, hoje (24), um edital que apoiará financeiramente projetos que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, mediante o custeio de pesquisas, na Amazônia Legal, em todas as áreas do conhecimento. A data limite para a submissão das propostas é o dia 8 de outubro.

Serão disponibilizados R$ 8 milhões para financiar as propostas aprovadas. As áreas de biotecnologia, microeletrônica, software, engenharia de telecomunicações, tecnologias industriais básicas e energia serão priorizadas com 70% dos recursos disponíveis. Os 30% restantes destinam-se as demais áreas do conhecimento. As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online , acompanhadas de arquivo contendo o projeto.

Os recursos serão distribuídos em três eixos de ação: Formação de recursos humanos através da concessão de bolsas de mestrado (GM) e doutorado (GD); Capacitação de recursos humanos através da concessão de bolsas nas seguintes modalidades: Especialista Visitante (EV), Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI), Iniciação Tecnológica Industrial (ITI) e Apoio Técnico em Extensão no País (ATP) e Fixação de recursos humanos, através da concessão de bolsas SET.

Nos eixos 1 e 2, o proponente será o orientador/supervisor dos bolsistas. No caso do eixo 3, o proponente será o próprio bolsista da categoria SET. Cada candidato poderá apresentar um único projeto para apenas um dos eixos. Os recursos referentes às bolsas de mestrado e doutorado serão incluídos, automaticamente, pelo Formulário de Propostas Online, no orçamento do projeto.

A íntegra do edital está disponível neste no link do CNPq

Aqui

Nenhum comentário: