quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Educação - Sociedade do conhecimento no governo Lula

No TWITTER do Senador Mercadante foram publicadas algumas das ações de política pública na área da educação que considerei importante ressaltar no Blog.

Educação tem que ser prioridade estratégica para construirmos uma nova sociedade do conhecimento.

Com a expansão das universidades federais chegaremos a 19 mil alunos no Estado SP e nos últimos anos foram inauguradas inumeras universidade nos estados e regiões onde não existiam alternativas para cursar o terceiro grau.
Brasil, a média de vagas públicas no ensino universitário é de 17%. Em SP, apenas 9% das vagas são públicas. O pior desempenho do país.

O Governo Lula já abriu 170 mil vagas em bolsas do Prouni para SP. Um terço do que é oferecido em todo país.

Expansão das escolas técnicas federais, que existem há 94 anos. Até 2003 foram criadas 140. Ao final do gov Lula serão mais 214. Destaca-se também, a transformação das escolas em Institutos Tecnológicos o que permite uma nova estrutura académica e curricular e uma atuação mais ativa junto ao setor produtivo, criando uma nova articulação com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Não existe dúvida que o Lula deixará uma marca importante como o governo que tem ampliado enormemente os recursos para a área da educação e ainda tem mais de um ano para completar seu governo e consolidar sua política educacional.

Nenhum comentário: