segunda-feira, 24 de agosto de 2009

POLÍTICA - AS NOVIDADES DA SEMANA EM BRASÍLIA

E as novidades da semana?

Esta é a semana do teste do Senado, a primeira de processos arquivados. Chegou a hora de saber se acordos serão cumpridos e o que será feito do Conselho de Ética. José Sarney, pelo menos, demonstrou fôlego recuperado na entrevista de sábado ao jornalista Carlos Monfotte, da Globonews. Também tem um ato em favor de José Eduardo Dutra apra presidente do PT, Palocci no STF e Domingo, o PV faz a festa de filiação de marna Silva ao partido. E o blog quer acompanhar tudo de perto para levar a você informação de qualidade.

Segunda-feira, 24/08

Lula _ O presidente irá a São Paulo para a entrega do Prëmio MPE _ Micro e pequenas Empresas.

Energia _ Na Comissão de Infra-estrutura do Senado, Nelson Hubner, diretor-geral da Aneel, Maurício Tolmasquim, da EPE (empresa de Planejamento em Energia) e jerson Kelman, ex-diretor-geral da Aneel, têm debatem sobre recursos energeticos e planejamento estratégico para o setor.

Previdência _ O ministro José Pimentel faz uma nova reunião para discutir o reajuste das aposentadorias e pensões de segurados que recebemmais de um salário mínimo. O governo pretende fechar um acordo para as centrais sindicais antes que a Câmara leve a votos a proposta do senador Paulo Paim que prevê a equiparação dos reajustes.

Senado _ É o primeiro dia depois do "fico" de Aloizio Mercadante na liderança do PTe a primeira semana pós-arquivamento dos processos contra José Sarney e Arthur Virgílio. As atenções continuam concentradas ali.

Terça-feira __ 25/08

CPI da Petrobras _ Passadas as audiências da Agência Nacional do petróleo (ANP), a Comissão deflagra a série de depoimentos da Petrobras, a começar pela refinaria de Abreu e Lima em pernambuco que já tem relatório do TCU. Ouve primeiro os técnicos Glauco Colepicolo Legatti, Gerente Geral de Implementação de Empreendimentos para Refinaria Abreu e Lima, e Sérgio Santos Arantes, Gerente de Engenharia de Custos e Estimativas de Prazos da Petrobras.

Câmara _ Estará em pauta a redução da jornada de Trabalho de 44 para 40 horas. Empresários e trabalhadores estão em lados opostos e cada um fazendo o seu lobby no Congresso. Quem frequenta a Casa, é bomnão esquecer o crachá em casa porque estará lotadoe nesses dias a segurança fica muito mais atenta.

Lula _ O presidente estará no ABC paulista para o lançamento da Universidade local. Não se empolgue, leitor, é apenas a pedra fundamental, o prédio ainda será construído.

Terras _ O ministro Reinhold Stephanes recebe os ruralistas para debater a mudança no índice de produtividade para efeitos de reforma agrária.

PT _ os petistas fazem um ato em Brasília para lançar a candidatura de José Eduardo Dutra a presidente do partido. Será mais uma oportunidae para mostrar que a maioria do PT está unida e, de quebra, fazer mais um contraponto do partido com o arquivamento dos processos no Senado. Já tem gente trabalhando para deixar esse assunto esfriar e pedindo para que não seja citado no ato de amanhã.

Prêmio Engenho _ Entrega do prêmio engenho de Comunicação, comandada pela ornalista Kátia Cubel. O correiobraziliense.com.br está no páreo.

Quarta-feira _ 26/08

STF _ Continua o julgamento sobre foro privilegiado para magistrados aposentados.

CPIs _ Na CPI das Tarifas de energia Elétrica da Câmara, são esperados os depoientos de Maurício Tolmasquim, da EPE e de Nelson Hubner (Aneel), e do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Hermes Chipp, Também terá escolha de relator numa nova CPI, a da dívida pública.

$$$ _ Tesouro Nacional divulga o resultado que o governo central obteve no mês julho.

Quinta-feira _ 27/08

STF _ Todas as atenções estarão voltadas para a possibilidade de o pleno julgar se Antonio Palocci deve ou não ser réu no caso da quebra de sigilo do caseiro Francenildo.

Lula _ Tem reuniáo do Conselháo para posse de novos conselheiros e Ljula fazer o comercial sobre o sucesso brasileiro na superação da crise econômica mundial.

Diploma _ A comissão de Ciência e Tecnologia vai discutir a dispensa do diploma de jornalista para o exercício da profissão.

Sexta-feira _ 28/08

Lula _ O presidente estará em Bariloche, Argentina, na reunião da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Vão discutir o acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos que, entre outras coisas, permite a utilização de bases militares colombianas pelo governo norte-americano.

Leia o Blog da Denise Rothenburg do Correio Braziliense

Aqui

Nenhum comentário: