sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pará - Ufopa inicia suas atividades em 2010



A partir de 2010, na cidade de Óbidos, começa a funcionar a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A nova instituição contará com seis campus, entre os quais Oriximiná, Itaituba e Monte Alegre. Inicialmente, a universidade vai oferecer 250 vagas no curso de Pedagogia, estratégia para garantir a formação de mão-de-obra docente.

“Em sua concepção, uma grande articulação de prefeitos ligados à área da Calha Norte foi montada, que teve também a participação de deputados estaduais e federais. Pra nós é um sonho de muito tempo”, destacou Jaime Barbosa da Silva, prefeito de Óbidos e presidente da Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan).

O processo de criação da Ufopa teve três momentos. O primeiro definiu Óbidos e os demais campus, o segundo, a apresentação do perfil da instituição com a presença de um representante do Ministério da Educação, e o último, a audiência, que entre outras deliberações, definiu concurso para para a contratação de cerca de 500 professores para atuarem na instituição.

“Antes, os pais mandavam seus filhos para Belém e Manaus, e chegou em boa hora”, disse ainda o prefeito Jaime Silva.

A universidade tem a frente o reitor Seixas Lourenço. A instituição passa a ser conhecida também como Universidade da Integração Amazônica, e quer construir laços acadêmicos e de desenvolvimento com a países localizados na Calha Norte, entre eles Suriname e Guiana Francesa.

Para trabalhar de forma planejada, os coordenadores de criação da Ufopa estão trabalhando em comissões: de Marketing/Comunicação, Obras, Arrecadação e Prestação de Contas. (Diário do Pará)

Um comentário:

RELÍQUIAS EM VÍDEOS disse...

Óbidos! A cidade que nasci em 09/11/1953. Fazem quarenta e cinco anos que não volto lá. Pelo jeito não mudou quase nada.
Parabéns pelo blog.

Eurides Pinheiro