quarta-feira, 29 de abril de 2009

AMAZÔNIA, BIODIVERSIDADE - CONFIRA UMA AÇÃO ESTRATÉGICA DO GOVERNO DO PARÁ - AN ACTION STRATEGY OF THE GOVERNMENT

Em Belém, Pará será lançado o Edital convocando a pesquisadores e interessados para realizar pesquisas em cadeias produtivas da biodiversidade. O foco será nas cadeias mais consolidadas (castanha-do-pará, copaíba, andiroba e babaçu) e cuja produção é realizada em comunidades extrativistas.

O evento ocorrerá no dia 07 de maio de 2009, terça-feira, com inicio às 15h, tendo por local o HILTON BELÉM HOTEL, localizado na Avenida Av. Presidente Vargas, 882, Centro, Belém-PA, com transmissão pelo site da Fundação de Pesquisa do Estado do Pará.

Os Governos dos Estados do Pará, Amazonas, Maranhão, Tocantins e Acre, por intermédio das suas respectivas Fundações de Amparo a Pesquisa, FAPESPA, FAPEAM, FAPEMA, FUNTAC e Secretarias de Ciência e Tecnologia (SECT-TO e SEDECT-PA), reuniram esforços para promover a formação e o fomento da REDE AMAZÔNICA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE BIOCOSMÉTICOS – REDEBIO.

A formação da REDEBIO objetiva, a partir do uso sustentável da biodiversidade disponível nos Estados partícipes, com ênfase nas cadeias produtivas extrativistas da biodiversidade da castanha-do-Pará, da andiroba, da copaíba e do babaçu, incentivar a criação e estruturação de sub-redes de pesquisa capazes de induzir o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento e fortalecer a capacidade instalada nas instituições de pesquisa, visando a transferência de tecnologia para as empresas regionais que atuam nesses segmentos do mercado, de modo a torná-las mais competitivas e visando geração de emprego e renda.

Neste contexto, os Governos dos Estados do Pará, Amazonas, Maranhão, Tocantins e Acre convidam os interessados, de acordo com as especificidades do Edital de Formação da Rede Amazônica de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocosméticos – REDEBIO, a submeter propostas que estejam alinhadas com pelo menos um dos seguintes temas:

Desenvolvimento de sistemas agroecológicos voltadas para a produção de insumos das cadeias produtivas de cosméticos;
Desenvolvimento tecnológico no processamento dos insumos;
Avaliação sazonal da composição química de óleos e extratos;
Padronizaçao e estabilização de extratos e óleos regionais, e
Melhoramento de preparações e delineamento de formulações cosméticas.

Nenhum comentário: