Google+ Badge

quinta-feira, 9 de julho de 2009

ECONOMIA - A queda da indústria do Pará, distorção da informação

Um jonal que circula no estado do Pará e que pertence a uma família de jornalistas, informou dia 08.07.2009 sobre dados da evolução da indústria parense. Segundo o Jornal o IBGE aponta que o Pará teve queda de 5.6% na produção, a maior do Brasil. A informação é impecável, até aqui, só que se analisamos os detalhes dos dados vamos encontrar, na mesma página do jornal, que a referida queda se deve, principalmente à queda da produção mineral que experimento uma redução de -14,1%.

Se os dados da produção mineral fossem comparados com outros estados da federação, os resultados revelam uma queda da produção maior em estados como MG (-20,0%) e Espírito Santo (-29,0), sendo a média nacional de -11,3%. O jornal não mintiu, apenas a manchete da uma idéia errada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Companheiros,

Dois anos depois da ocupação da reitoria da UFPA, estamos com dois companheiros do PSOL, Fabrício Gomes (Bacharel em Direito) e Benedito Tavares (Concluinte do Curso de Ciências Sociais) - que na época eram da direção do DCE/UFPA - respondendo a um processo penal na Justiça Federal. O processo que estava há dois anos parado, voltou a correr célere.
Os companheiros foram intimados pelo Juiz Federal Titular da 3ª Vara Penal, Rubens Rollo D'Oliveira, a apresentarem documentos e justificações que se contraponham à denúncia apresentada por conta do processo de ocupação.
Não podemos aceitar essa criminalização dos movimentos sociais e esse ataque a lideranças do Movimento Estudantil, que estão sendo processados porque estavam lutando em Defesa da Educação Pública e de Qualidade Social.
O processo volta à tona, justamente quando os companheiro Benedito Tavares está concluindo seu curso e o companheiro Fabricio Gomes recém formado, talvez, uma tentativa de fazer o primeiro perder sua vaga e o segundo de ter sua carreira jurídica prejudicada, em decorrência de seus antecedentes criminais.
Vale lembrar que, graças à ocupação da reitoria, os estudantes da UFPA conseguiram diversas vitórias, entre elas, a construção de um Restaurante Universitário, inaugurado recentemente. A ocupação que durou seis dias, aconteceu em meio a um período de luta dos estudantes contra a proposta de Reforma Universitária do Governo Federal.
Por isso, é importante mobilizarmos entidades, mandatos e a militância em apoio e solidariedade ao companheiro. Temos que denunciar o fato e dar visibilidade, para que os companheiros não sejam condenados. Os contatos (91) 81809667 ou (91) 88970239. Ou e-mail´s: fabriciopsol@gmail.com e michelcst@gmail. com.
Segue e-mail da 3ª Vara Federal para envio de Notas de Apoio e Solidariedade aos Companheiros e repúdio à Criminalização dos Movimentos Sociais: 03vara@pa.trf1.gov.br.

Abraços,
--
Antonio Jacinto Indio

(61) 8150-9620
(61) 3041-5877