terça-feira, 7 de julho de 2009

EXPORTAÇÕES - BRASIL E O SÉCULO XIX

Só faltava voltar e exportar café, algodão e açúcar, com zero valor agregado. Como dizem os ruralistas: A China é a indústria do mundo, a Índia o escritório e o Brasil a Fazenda. E disso muitos se orgulham.
São Paulo, 6 jul (EFE).- A crise econômica internacional elevou a importância das matérias-primas nas exportações brasileiras, segundo um estudo apresentado hoje pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

"A crise internacional parece ter acentuado uma das principais características do comércio exterior brasileiro: sua elevada concentração de matérias-primas e produtos de menor intensidade tecnológica", aponta o documento.

A pesquisa, intitulada "Radar: Produção, Tecnologia e Comércio Exterior", afirma que "entre janeiro e abril de 2009, a participação das matérias-primas nas exportações cresceu até 51%, diante de uma média histórica um pouco menor, de 40%".Segundo o texto, "o fator de maior peso" no crescimento da importância das matérias-primas nas vendas internacionais do Brasil "são as exportações para a China".Cerca de 77% das exportações brasileiras para China se concentram em três produtos: a soja e seus derivados, o minério de ferro e o petróleo, segundo números do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

"Enquanto as exportações totais caíram cerca de 23% nos cinco primeiros meses de 2009, em comparação com 2008, as exportações para a China cresceram 34%", afirma o relatório.O documento foi apresentado hoje em São Paulo, pelo diretor de Estudos Setoriais do Ipea, Marcio Wohlers.

UOL ECONOMIA

Nenhum comentário: