segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Política - Em Belém Bate Papo de Professora Edilza Fontes (UFPA) com Ex-Prefeito Edimilson Rodrigues

Interessante, embora insuficiente, o Bate Papo que manteve a Professora Edilza Fontes com o Ex-Prefeito Edimilson Rodrigues, ex-militante do PT, hoje perdido no PSOL, partido que saiu do PT, e que ainda não encontra seu verdadeiro rumo, sem foco na política brasileira e ocupando apenas um reduzido espaço político já superado pela realidade do Brasil contemporâneo.

Entretanto, não deve ser esquecido que foi um dos fundadores do PT e trouxe enormes contribuições à luta social realizada por esse partido no Pará e no Brasil.

A professora Edilza compreendeu que não é para colocar ao Edimilson no mesmo lugar que os neoliberais de hoje. Não devemos esquecer que as diferenças atuais do PT com o PSDB, sendo rigorosos, não são maiores que as diferenças do PT com o PMDB, partido da base aliada do Governo Federal e por quem o PT chora para ter como aliado no Pará.

Ou o PT se deslocou um pouco para a direita (conceito a discutir) ou o PMDB se deslocou para a esquerda. Não tem essa postura de “Classe” da qual falam alguns dirigentes do PT. Se for de classe, ou é proletária ou é burguesa ou suas camadas intermediárias. O PT vai à luta aglutinando a todas. Aos mais pobres e aos banqueiros. Todos deverão sentir-se integrados no programa do governo, o PMDB será o garante disso.

Na realidade é só um arranjo eleitoral, até agora não existe um programa de governo consolidado que defina o rumo de um próximo ciclo do desenvolvimento brasileiro. Fala-se de um pouco mais de Estado, um pouco mais à esquerda.

A Profª Edilza a quem não conheço pessoalmente, apenas pelo seu BLOG, é correta na sua análise da conversa com Edimilson, se não concorda com ele, não precisa ressaltar apenas as contradições, até porque para o PT os verdadeiros adversários estão no outro lado, aí é que a onça vai beber água e o fogo do debate deve se concentrar nessa direção.

Não esquecer também que se o Edimilson for candidato ao Governo do Estado, no primeiro turno, tirará da Governadora uma parcela importante de votos, podendo forçar um segundo turno não muito bom para a Governadora.

Parabéns para a Professora Edilza Fontes.


Leia o relato do Bate papo da Professora Edilza com o Ex Prefeito Edimilson aqui Blog da Professora Edilza Fontes.

Nenhum comentário: