sexta-feira, 5 de junho de 2009

AMAZÔNIA - DETER registra 197 km2 de desmatamento na Amazônia

O sistema DETER – Detecção do Desmatamento em Tempo Real, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), registrou nos meses de fevereiro, março e abril de 2009, respectivamente, 143 km2, 17 km2 e 37 km2 de desmatamentos por corte raso ou degradação progressiva na Amazônia Legal, totalizando 197 km2.

Os números deste trimestre são relativamente baixos por causa da alta cobertura de nuvens no período. Em fevereiro, as nuvens chegaram a cobrir 80% da região. Em março, 88% da Amazônia Legal esteve encoberta e em abril, 73%. Como a densa cobertura de nuvens reduziu muito a capacidade de observação por satélites, não é possível afirmar que estes números representem uma redução no desmatamento em relação ao mesmo período de 2008.

No trimestre, o estado com mais áreas desmatadas foi o Mato Grosso, onde foram registrados 111 km2 do total de 197 km2.

Entre novembro e abril, meses em que a intensidade de nuvens na região amazônica prejudica a observação por satélites, o INPE publica os dados apurados pelo DETER a cada trimestre. A partir de maio, a divulgação dos dados volta a ser mensal.

Veja na íntegra aqui

A avaliação deste trimestre que mostrou que 59% dos alertas foram confirmados como desmatamento do tipo corte raso e 40% como degradação progressiva; apenas 1% não apresentou indícios de desmatamento.

Confira aqui Relatório do trimestre.

Nenhum comentário: