quarta-feira, 3 de junho de 2009

AMAZÔNIA, PARÁ - Novo Reitor Carlos Maneschy assume Reitoria da UFPA a partir de julho

“Colocaremos experiências, habilidades e competências em prol do fortalecimento das ações institucionais".

Daremos início a uma cultura de valorização das relações entre as pessoas. Esse foi um ponto mencionado na campanha, pois dizíamos que o patrimônio maior da Universidade são as pessoas que aqui trabalham. Laboratórios e prédios compõem e dão condições melhores para que as atividades sejam desenvolvidas, mas o patrimônio que deve ser valorizado são as pessoas.

Rosyane Rodrigues (Beira rio).

A partir do próximo dia 02 de julho, a Universidade Federal do Pará dará início a um novo ciclo. O professor Carlos Edilson de Almeida Maneschy assumirá o comando da Instituição como o seu 12º reitor. Professor titular da Faculdade de Engenharia Mecânica/ITEC, Carlos Maneschy foi diretor executivo da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e membro do Conselho Universitário e Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da UFPA.

Em entrevista ao JORNAL BEIRA DO RIO, o reitor apresenta quais serão as prioridades no seu primeiro ano de administração e afirma que a UFPA está diante de um modelo diferente de gestão, que irá incentivar a participação de todos na construção da Universidade. Carlos Maneschy também expõe seu ponto de vista sobre o uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição ao vestibular tradicional e o sistema de cotas, temas que vêm sendo amplamente debatidos nas universidades brasileiras.

Beira do Rio – Hoje, qual é a imagem que o senhor tem da Universidade e qual é a que o senhor vislumbra para daqui a quatro anos?

Carlos Edilson de Almeida Maneschy – A imagem que eu tenho, hoje, da UFPA é de uma universidade que avançou em muitos aspectos, sobretudo, no que diz respeito à qualificação docente, aumentamos a oferta de programas de pós-graduação, a estrutura física da Instituição foi significativamente melhorada. Ampliamos nossa participação no interior, com a oferta de novos cursos. Olhando por esses aspectos, vejo uma universidade que se consolida cada vez mais no cenário amazônico. Isso não significa dizer que ela não tenha problemas. Talvez o aspecto preponderante dessa problemática esteja naquilo que requer maior investimento, que é a melhoria do ensino de graduação. Nós poderíamos formar profissionais, não apenas com alta qualidade técnica, mas também com capacidade de compreender a realidade de forma crítica. Essa é uma das missões da Universidade. Nossos alunos deveriam ser estimulados a utilizar suas competências e ações empreendedoras para mudar a realidade social. Isto é um pouco do que eu vejo para a Universidade mais adiante: uma integração maior com a sociedade, dando visibilidade àquilo que é produzido internamente; a valorização e a profissionalização da comunicação institucional, de sorte que os resultados daquilo que a Universidade produz possam ser compreendidos e absorvidos pela sociedade; uma ação institucional voltada para exploração de intercâmbios e parcerias, que beneficiariam todos os setores da UFPA, além de consolidar cada vez mais a sua marca.

BR – A partir de julho, a Universidade contará com uma nova equipe na administração superior e isso sempre gera expectativas. O que a comunidade acadêmica pode esperar?

C.M. – A nova equipe chega com o compromisso de fortalecer as ações institucionais, de colocar suas experiências, competências e habilidades em prol do fortalecimento da Universidade. São pessoas com experiências consolidadas e que trazem um legado importante, que poderá contribuir para a melhoria das atividades e das iniciativas que estão sendo desenvolvidas. A comunidade pode esperar muita dedicação e trabalho de pessoas que têm a vida ligada, direta e inseparavelmente, à UFPA.

veja entrevista na íntegra no Jornal Beira do Rio

Assista vídeo aqui

2 comentários:

lili laranjo disse...

Deixo um beijo.. e....poesia...




ÁFRICA MINHA


África
Do batuque…
E das mulatas…
Mulatas lindas…
Que dançam …
Ao som do batuque….
E deixam …
Que o seu corpo …
Se transforme…
E como serpentes…
A rodopiar…
Elas dançam…
E transmitem…
A sua magia…
Do ser
E voltar a ser…
E tu África…
E tu mulata…
Deixas que o batuque…
Te transforme…
E que sintas…
O rebolar…
Do teu corpo…
A beijar, o universo! …


Lili Laranjo



beijos

lili laranjo disse...

Deixo um beijo.. e....poesia...




ÁFRICA MINHA


África
Do batuque…
E das mulatas…
Mulatas lindas…
Que dançam …
Ao som do batuque….
E deixam …
Que o seu corpo …
Se transforme…
E como serpentes…
A rodopiar…
Elas dançam…
E transmitem…
A sua magia…
Do ser
E voltar a ser…
E tu África…
E tu mulata…
Deixas que o batuque…
Te transforme…
E que sintas…
O rebolar…
Do teu corpo…
A beijar, o universo! …


Lili Laranjo



beijos