domingo, 18 de março de 2012

Caravana da Produção visita Sul do Pará

David Leal
David Leal
Secretário de Estado da SEICOM - É graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing. Trabalhou na Vale de 1972 a 2003. No Pará, foi gerente regional de 1993 até 2003. Foi diretor da Associação Comercial do Pará e coordenador da Câmara Setorial de Mineração e Metalurgia. Na Federação das Indústrias do Pará, foi coordenador do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores e Diretor Executivo do Eurocentro-Pará (parceria entre o Estado e a comunidade Econômica Européia), prestou consultorias para a Engevix, Cadam, Rio Tinto, Blobe Metais, Galvão Engenharia, entre outras empresas.
 
Maria A. Enríquez

Maria A. Enríquez

Secretária - Adjunta da Seicom - É Doutora em desenvolvimento sustentável pelo CDS/UnB (2007), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1993), especializada em teoria econômica pelo CESEP/PA (1987), graduada em Economia pela Universidade Federal do Pará (1986). Atualmente é professora da UFPA e Unama. Ex- presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. 
 

 

A SEICOM

* Nosso breve histórico
A Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração – Seicom, órgão da administração direta, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, do Estado do Pará, foi criada através da Lei n° 7.570, sancionada pelo governador do Estado, Simão Jatene, em 23 de novembro de 2011. Promover, de forma sustentável, os recursos minerais do estado, por meio do desenvolvimento da indústria, dos serviços e do comércio, é a principal finalidade da Secretaria.
Por outro lado, a Seicom planeja, propõe e executa planos e programas que tenham relação com os segmentos de comércio, indústria, serviços e recursos minerais, inclusive em ação coordenada com os demais órgãos do Poder Executivo estadual. A promoção da pesquisa geológica e mineral, no Pará, é outro de seus atributos, bem como a participação em políticas de incentivos fiscais, além de outros incentivos fundamentais para o desenvolvimento do estado do Pará, a proposição de medidas executivas e normativas, no que se refere à exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis.
O incentivo às cooperativas e o consequente estímulo de novos investimentos, geração de trabalho e renda, o estímulo do mercado, a atração e a captação de investimentos para desenvolver o estado, o estímulo e o suporte ao crescimento da indústria, do comércio e serviços, a inserção do estado em nível internacional nas áreas de política, cultura, economia e sócio-cultura, e a orientação de comitivas de empresários e investidores são outras das atribuições da Seicom.
O gabinete do secretário, os núcleos, as diretorias, coordenadorias e gerências formam a composição da Secretaria que, por sua vez, sucede a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação em todas as suas atribuições, direitos e obrigações, no que diz respeitos a contratos, leis, convênios e outros mecanismos relacionados às suas funções básicas.
* NOSSAS DIRETORIAS
Diretoria de Desenvolvimento do Comércio e de Serviços
Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral 
Diretoria de Mercado e Atração de Investimentos 
Diretoria de Administração e Finanças
Diretoria de Desenvolvimento da Indústria

* Nossa primeira galeria: Caravana 

* Espaço Caravana da Produção

APRESENTAÇÃO
A Caravana da Produção consiste em um espaço aberto para debater e pactuar com os atores estratégicos a realização de ações visando à superação de entraves, a geração de oportuni- dades de negócios e consequentemente o fortalecimento da economia paraense.
OBJETIVO
Captar demandas estratégicas junto aos setores produtivos e gestores municipais visando a solução de gargalos ao desenvolvimento da produção por meio de ações pactuadas com instituições e entidades locais. Resultados Esperados Elaboração do Plano de Trabalho para a Região de Integração de Carajás.

RESULTADOS ESPERADOS
Elaboração do Plano de Trabalho para a Região de Integração de Carajás.

EXPECTATIVAS
 "(...) É um exercício de aproximação do Governo com os agentes econômicos locais" (Airton Fernandes - diretor de Desenvolvimento do Comércio e Serviço).

"(...) É interiorizar o desenvolvimento do Estado, por meio de uma aliança com o setor produtor produtivo e as lideranças municipais (Rodrigo Garcia - diretor de Indústria da Seicom)

"(...) É ter um diagnóstico da região para que o Governo possa ter políticas públicas com o objetivo de atender essas expectativas e as demandas da região. (...) Além do diagnóstico que a gente pretende fazer, na região, a gente também pretende fazer uma integração maior levando o Estado, à região, para ouvir as demandas dos 12 municípios da região do Carajás (David Leal - secretário de Indústria, Comércio e Mineração do Pará)
  


Douglas Dinelli - Jornalista Profissional e Bacharel em Direito formado na UFPA. Pós-graduação: Especialista em Direito Ambiental (UFPA); Mestre em Comunicação Científica e Tecnológica na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Atualmente é coordenador de Comunicação da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Pará - Seicom.

Sérgio Augusto - Jornalista Profissional, formado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Pará (2002). Atualmente é gerente da Ascom Seicom.


Nenhum comentário: