terça-feira, 20 de março de 2012

PT se afasta do PSB em mais uma capital

SÃO PAULO – O PT da Paraíba decidiu neste domingo ter candidatura própria na capital João Pessoa, mas a proposta dividiu os filiados que votaram. Foram 1.497 votos (55%) a favor da candidatura petista e 1.226 votos pelo apoio à ex-secretária de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa Estelizabel Bezerra (PSB), candidata do governador Ricardo Coutinho (PSB).

A votação marca o afastamento de PSB e PT em mais uma capital, além da insatisfação do partido com o governo federal. Em São Paulo, alas do PSB municipal e estadual defendem o apoio ao PSDB, contra o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT).

Em Recife, a tentativa do atual prefeito, João da Costa (PT), de tentar a reeleição sofre resistência dentro do próprio PT e o governador do Estado, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, ameaça lançar na disputa o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB).

Em Fortaleza, os dois partidos estão em clima de guerra com a dificuldade da atual prefeita, Luizianne Lins, em definir candidato que agrade o grupo. O único integrante do PSB do Ceará a defender a aliança é o governador Cid Gomes.

Em Belo Horizonte, porém, a relação entre os dois partidos melhorou. No domingo, a ala do PT que defende manter a coligação com o atual prefeito, Marcio Lacerda (PSB), venceu a disputa contra o grupo do vice-prefeito Roberto Carvalho (PT).

Já em João Pessoa, depois da votação de domingo, o provável candidato do PT será o deputado estadual Luciano Cartaxo, que faz oposição a Coutinho devido à presença de DEM e PSDB no governo. Cartaxo tem apoio do diretório estadual e dos outros dois deputados petistas da Assembleia Legislativa.

A ala derrotada, que é composta pelo deputado federal Luiz Couto e pelo diretório municipal, defende a manutenção da aliança com o PSB e ainda pode indicar um nome para concorrer nas prévias contra Cartaxo –- a inscrição para a disputa interna será do dia 26 ao dia 29 de março, depois da reunião de delegados confirmar no dia 25 a opção pela candidatura própria.

O atual prefeito, Luciano Agra (PSB), se considera um nome técnico e desistiu de disputar a reeleição. Ele era vice de Coutinho e assumiu em 2010, quando o então prefeito renunciou para concorrer ao governo estadual.

(Raphael Di Cunto/Valor)

Nenhum comentário: