quarta-feira, 2 de março de 2011

UFPA inaugura Espaço Instituto de Tecnologia (ITEC/UFPA) Cidadão



A área do ITEC Cidadão compreende os Bosques Camilo Viana e Benito Calzavara,  entre o campus básico e profissional da UFPA. A solenidade de inauguração foi realizada na manhã desta quarta-feira, 2, com a presença do reitor, professor Carlos Maneschy; da diretora geral do ITEC, professora Maria Emília de Lima Tostes; da coordenadora do Espaço ITEC Cidadão, Gina Calzavara; de pró-reitores e comunidade em geral.

Na solenidade, o reitor Carlos Maneschy, falou dos avanços que a universidade vem conquistando nos últimos anos com investimentos em infraestrutura e em recursos humanos. Mas destacou que, juntamente com esse investimento, é preciso que se avance em cidadania. “Não podemos pensar e avançar apenas em infraestrutura, é preciso ter responsabilidade social e este espaço é um avanço nesse sentido, quando nos preocupamos com a qualidade de vida, com o meio ambiente, com o cidadão”, disse.

O Espaço será gerenciado pelo Instituto de Tecnologia (ITEC/UFPA) e permitirá a realização de múltiplas atividades, como oficinas, palestras, reuniões, entre outras práticas extensionistas destinadas à sensibilização ambiental e à responsabilidade social. “Aqui, por exemplo, o professor poderá ministrar uma aula ou palestra. Os alunos da área de saúde poderão desenvolver ações educativas e preventivas, como exames de glicemia, verificação da pressão arterial, enfim, é uma séria de atividades que este espaço vai oferecer à comunidade”, enfatizou Gina Calzavara.

A professora Maria Emília Tostes destacou a importância do espaço para o trabalho do Instituto na produção de tecnologia voltada para a qualidade de vida. “Será um ponto de encontro para alguns dos projetos de extensão do ITEC, como por exemplo, a reciclagem, o uso adequado de resíduos, a questão energética, dentre outras tecnologias que contribuem para a preservação do meio ambiente.”

Atividades – Algumas atividades já estão acontecendo no Espaço ITEC Cidadão, como oficina de craquelê promovida pelos estudantes de turismo; oficina de artesanato para as alunas da Universidade da Terceira Idade (Uniterci); e campanha de combate à dengue, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). “Teremos vários parceiros atuando no Espaço, como as Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente”, observou Gina Calzavara. 
 (UFPA)

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que a cúpula da reitoria da UFPA tem dedicado tanto apreço por um dos maiores fraudadores da história da ciência brasileira?

============

ENTIDADE FAZ CURSO COM CONDENADO POR PLÁGIO
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=78939
http://www.rc.unesp.br/ib/dta/Portarias2008/Pt025-2008.doc

http://cienciabrasil.blogspot.com/2011/07/um-recado-que-acabo-de-receber-de-um.html