sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pará - Lula faz discurso emocionado em Ananindeua

Em comício na noite desta quinta ontem, em Ananindeua, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um emocionado discurso de apoio às candidaturas de Dilma Roussef e Ana Júlia Carepa, candidatas do PT à Presidência da República e ao Governo do Pará respectivamente, inclusive pedindo aos paraenses que lhe deem de presente de aniversário a eleição das petistas.

Lula apresentou Dilma como responsável pela coordenação do “maior programa habitacional do Brasil” e pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Disse que a candidata tem sido alvo de ataques e a comparou a vários outros presidentes e lideranças políticas da história do país.

“As acusações que fazem a ela vêm de uma parte da elite que fazia essas acusações a Ulysses Guimarães em 74, quando foi candidato contra Geisel; fizeram contra Tancredo (Neves), quando ele foi para o Colégio Eleitoral; faziam a mim em 1989; fizeram contra Getúlio Vargas, João Goulart e Juscelino.

A elite não se conforma que um torneiro mecânico sem diploma universitário tenha feito mais do que eles”. Sobre Ana Júlia, Lula disse que ela só tem o defeito “de gostar do povo como gosta da filha dela”. Lula conclamou os paraenses a trabalharem para conquistar votos para Dilma e Ana. Disse que a candidata ao governo precisará ficar “24 horas por dia” nas ruas para vencer as eleições.

Com muitos elogios a Dilma e Ana Júlia, o presidente não deixou de atacar a oposição. “Teve presidente que viajava o mundo em busca de um título de doutor honoris causa. Eu já fui indicado para 40, aceitei todos, mas só vou receber depois que deixar a Presidência”. Além de Lula, Dilma e Ana Júlia, foi dada a palavra para o governador reeleito da Bahia, Jacques Wagner, e para o compositor e guitarrista Chimbinha, da banda Calypso, responsável pelo novo jingle de campanha de Ana Júlia.

Chimbinha disse que o apoio a Ana Júlia se deu porque ela mostrou preocupação com o meio ambiente ao lançar o programa “Um Bilhão de Árvores”. Foi o segundo comício de Lula em Belém na campanha eleitoral deste ano, o primeiro com a candidata Dilma Rousseff. Lula saudou as cidades de Altamira, Santarém, Itaituba, Bragança, Paragominas e Rondon do Pará, que receberam, em tempo real, imagens do comício enviadas pela internet, e prometeu voltar ao Pará no dia 9 de novembro, para inaugurar as eclusas de Tucuruí. A obra, iniciada há quase 30 anos, vai devolver a navegabilidade no trecho do rio Tocantins perdida com a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí.

 Diário do Pará.

Nenhum comentário: