quarta-feira, 9 de setembro de 2009

cinema - "CRUDE" Filme sobre a exploração de petróleo na amazônia, imperdível!




A propósito do debate sobre o Pre-sal, recomendo o filme sobre a exploração de petróleo na Amazônia.

Devido a preocupações sobre a mudança climática, deversas manifestações políticas e culturais formam parte do debate atual sobre o meio ambiente.
Alguns filmes como "Uma Verdade Inconveniente" - se concentrou nos resultados terríveis da queima de combustíveis fósseis.

Hoje um novo filme, ainda não estreado no Brasil, "Crude" do diretor Joe Berlinger um documentário profundo e apaixonado de novo, foca seu olhar sobre a produção ao invés de consumo. O filme, que segue o progresso irregular de uma ação coletiva realizada em nome do povo da Amazônia equatoriana, não é sobre as conseqüências indesejadas do uso de petróleo. Em vez disso, ele examina o terrível, freqüentemente não reconhecido custo de extrair petróleo na amazônia.
"Crude", em outras palavras, investiga as manifestações locais - enfermidades, água contaminada, a degradação cultural - de um problema global. Também, muito mais pelo que o filme mostra do que pelo que ele diz, sugere que esse modelo não é mais sustentável.

As corporações multinacionais (como a Chevron, a vilão deste filme) movimentam dinheiro e mercadorias de um lugar para outro, muitas vezes sem levar em conta a soberania ou os costumes das comunidades locais.

Não deixe de assistir o filme e veja mais detalhes no trailler abaixo e no The New York Times

Nenhum comentário: