quarta-feira, 9 de setembro de 2009

EXCLUSIVO: Pesquisa conjunta entre Brasil e França avalia transferência de águas entre continente e oceano

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

A Universidade Federal de Brasilía (UNB) vai contribuir com uma pesquisa de instituições francesas representadas pelo Instituto Francês de Desenvolvimento (IRD) em um estudo da transferência de águas entre o continente e o oceano.

Serão investidos 70 mil euros principalmente em estudos de hidrologia e de isótopos de elementos de transição, áreas de destaque atualmente no Brasil.
Estão sendo avaliados os mecanismos de transferência dos elementos da bacia amazônica. Uma das técnicas desenvolvidas possibilita o cálculo da concentração dos elementos de determinada matéria e o fracionamento isotópico permite identificar a origem das substâncias analisadas. Segundo os pesquisadores é possível identificar se os elementos de determinada matéria estavam no ambiente de maneira natural ou se foram inseridos na natureza pela ação humana.

Será criado ainda o Laboratório Misto Internacional, um laboratório virtual, que não contará com uma sede física.

Desde 94 o programa de cooperação entre os países é desenvolvido, a partir de um projeto do professor Geraldo Bomtempo, que contava com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). “Nós não estamos mais na condição de país que está sendo apoiado para a pesquisa, mas de parceiro”, afirma.

Seis pesquisadores franceses atuam no Brasil e outros dois estão fazendo doutorado na UNB.
*Com informações da UnB

Nenhum comentário: