sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Pará - Sustentabilidade reúne empresas

Amazônia Jornal
11/09/2009

Empresários, representantes de órgãos do governo e acadêmicos participam em Belém do 'BAWB Global Fórum', conferência que será realizada entre os próximos dias 14 e 16, na Estação das Docas, e que tem como objetivo sensibilizar o empresariado sobre as práticas de sustentabilidade na Amazônia.

O evento é realizado pela Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e acontece pela primeira vez em uma capital do Norte do País. O tema central é 'Como a Sustentabilidade Agrega Valor ao Negócios'.

Criada em 2001 por um grupo de empresários americanos, o Global Fórum conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e chegou à América Latina para conscientizar instituições públicas e privadas acerca de ações socioambientais.

Durante os três dias de conferência, os participantes vão discutir e apresentar experiências bem sucedidas e dialogar sobre as dificuldades vivenciadas pela Amazônia quanto à falta de percepção de quem poderia, mas nada faz, para promover práticas sustentáveis. 'Será um momento de aprendizado e de uma troca de experiências importante. O Global Fórum difere de outros eventos por apresentar uma metodologia que pretende mostrar como praticar sustentabilidade', diz José Olimpio Bastos, superintendente do Sesi no Pará.

Segundo o executivo, há uma grande dificuldade na percepção de movimentos mundiais. Por isso, observa José Olimpio, é preciso sensibilizar empresas e organizações para que atuem de forma eficaz a favor do meio ambiente. Exatos 57 grupos de trabalho estarão reunidos na conferência, que vai apresentar nos três dias 22 cases considerados 'vitoriosos'.

O encontro será constituído de três momentos. O primeiro deles será a solenidade de abertura, no dia 14, às 19h, no Teatro Maria Silva Nunes, na Estação das Docas. O segundo será o workshop do 'Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT)', que vai apresentar cases de sucesso, objetivando expor novos modelos de se fazer negócios que possibilitam às organizações atuarem como agentes socialmente responsáveis.

O terceiro momento ocorrerá nos dias 15 e 16, quando os participantes estarão reunidos para aprender a utilização da metodologia 'Investigação Apreciativa', desenvolvida pela Case Western Reserve University, dos Estados Unidos, e que por meio de dinâmicas e troca de conhecimentos entre os participantes, proporciona a descoberta de como agregar valor aos negócios de forma sustentável.

Nenhum comentário: