segunda-feira, 6 de julho de 2009

É GOLPE - REPÚDIO UNIVERSAL

Estava esquecida a cultura dos golpes de estado na América Latina. O que tinha ficado latente dos golpistas e ditadores aflorou em Tegucigalpa, Capital de Honduras.

Veja aqui os acontecimentos mais recentes.

O presidente deposto de Honduras Manuel Zelaya pediu no final da noite de domingo(05/07) de El Salvador às Forças Armadas de seu país que baixem seus rifles e não os apontem contra seus irmãos, ao condenar hoje a morte de uma pessoa em Tegucigalpa.

"Apelo às Forças Armadas de Honduras que baixem seus rifles", declarou Zelaya em entrevista coletiva junto aos presidentes da Argentina, Cristina Fernández; Equador, Rafael Correa; Paraguai, Fernando Lugo; e El Salvador, Mauricio Funes.

Zelaya lamentou a morte de um jovem, no que descreveu como repressão contra uma manifestação pacífica, ao mesmo tempo em que se solidarizou com a família da vítima e as dos feridos. Um jovem de 19 anos, identificado como Isis Obed Murillo, morreu após levar um tiro na cabeça, e pelo menos outras dez pessoas ficaram feridas em confrontos entre seguidores de Zelaya e militares no aeroporto, para onde foram milhares de partidários do presidente destituído.

O chefe deposto de Estado se pronunciou após os fatos registrados em Tegucigalpa ontem, onde seu avião não conseguiu aterrissar depois que militares obstruíram a pista do aeroporto Toncontín. O Exército de Honduras colocou veículos sobre a pista de pouso do aeroporto internacional de Tegucigalpa no início da tarde do domingo. Zelaya acabou tendo de pousar em Manágua, capital da Nicarágua, e em seguida foi para El Salvador, onde chegou na noite de ontem.

Durante a entrevista coletiva o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, disse que o órgão está disposto a "usar todos os meios diplomáticos possíveis para restabelecer o presidente Zelaya".

"Quero dizer que como secretário-geral da OEA estou disposto a seguir adiante com todas as gestões diplomáticas para obter nosso objetivo que não é uma intervenção, é um objetivo simplesmente de cumprir as normas que todos os países adotaram", assegurou.

Ele assinalou que a Carta Democrática Interamericana foi "assinada livremente por todos os países da região" e insistiu em qualificar como "uma ruptura grave da ordem constitucional" o ocorrido em Honduras.

Veja detalhes do golpe aqui no Do UOL Notícias
Em São Paulo

Um comentário:

infinitoamanajé disse...

Caro Henriquez,
É O TIGRE EXPONDO SUAS GARRAS, JÁ NÃO ESTÁ MAIS SE IMPORTANDO EM PERMANECER POR DETRÁS DO BAMBUZAL.

OBAMA CONTINUARÁ "ROLANDO SEU LÉRO-LÉRO", POIS É PARA ISSO QUE ELE ESTÁ LÁ ENQUANTO A NOVA ORDEM MUNDIAL CONTINUA EXECUTANDO SEUS PLANOS DE EXTERMÍNIO DA HUMANIDADE QUE LHE É DESAGRADÁVEL, COMO SEMPRE TEM FEITO ATÉ AQUI.
NUNCA FOI TÃO NECESSÁRIA NESSE EXATO INSTANTE A UNIÃO DOS POVOS DAS AMÉRICAS E DO MUNDO CONTRA A ESCRAVIZAÇÃO IMPOSTA PELO IMPÉRIO.
Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato!