terça-feira, 12 de maio de 2009

MINERAÇÃO - Empresas tentam superar conflitos com obras no Pará

No Pará, grandes empresas, como Vale e Alcoa, passaram a cumprir atividades que vão muito além da mineração e estão fazendo obras dignas de Estado, como rede de saneamento, construção de estradas, de escolas e até um Fórum judicial.

Os novos empreendimentos privados - antes comuns em empresas estatais - marcam a mudança na postura das grandes mineradoras que não querem mais conviver com um cinturão de miséria à sua volta. Ao invés de cobrar do Estado educação, moradia e outros serviços básicos escassos no Pará, como água, esgoto e energia elétrica, elas iniciaram projetos próprios com as comunidades e estão desenvolvendo cidades inteiras. A Alcoa está reconstruindo a cidade de Juruti, e a Vale está criando centrais com escola básica, cursos profissionalizantes e ampla rede esportiva junto a várias comunidades próximas aos seus projetos estratégicos.

Para solucionar os protestos locais, as empresas, no passado, procuravam soluções de curto prazo, que atendessem a reivindicações específicas e imediatas das comunidades, como a construção de uma ponte. Ou o repasse de cestas básicas para a prefeitura nas cidades atingidas pelos empreendimentos. Isso foi feito durante décadas quando a Vale era estatal e criou uma cultura paternalista entre as comunidades. Para corrigir esse passivo, grandes empresas que investem no Pará estão abandonando essa visão de “dar um troco” às comunidades.
Elas saíram do assistencialismo e estão realizando projetos estruturantes. Com isso, procuram mudar o modelo representado pela Casa da Vale - local que já recebeu visitas ilustres, como o Príncipe Charles, do Reino Unido, foi o ponto de encontro da equipe econômica durante a formulação do Plano Cruzado, em 1986, e virou símbolo da “elite” da empresa em oposição à miséria de muitas cidades paraenses.

Além da falta de infraestrutura básica e da precária condição social, o Pará convive com pelo menos três grandes “síndromes” que dificultam a realização de investimentos importantes para a economia - hidrelétrica de Tucuruí, Carajás e Eldorado dos Carajás.
A síndrome de Carajás é um sentimento local de que grandes empresas chegam ao Pará, abrem imensos buracos nas terras, tiram a riqueza e não deixam nada para a população. A pobreza local contrasta com o tamanho e o faturamento bilionário das empresas. Para superar esse contraste, Vale e Alcoa desenvolveram novas estratégias. A Alcoa abandonou totalmente o conceito de “company town” antes mesmo de se instalar em Juruti, em 2005.

As “companies towns” eram uma espécie de “campo de concentração de luxo”, onde tudo funcionava em torno da grande empresa, explicou Maria Amélia Enriquez, assessora para Mineração e Desenvolvimento do Ministério das Minas e Energia, autora de uma tese de doutorado sobre o impacto da mineração em pequenas cidades. “Isso criou castas porque o empregado da companhia ascendia a uma classe mais alta, enquanto o resto da população permanecia em outra.” Agora, as empresas querem evitar essa visão de que elas são um enclave isolado no meio de um cinturão de miséria.
Leia reportagem na integra em Notícias da Amazônia

Nenhum comentário: