terça-feira, 10 de março de 2009

CRESCIMENTO ECONÔMICO: NOVOS CENÁRIOS

Como já tinha sido comentado pelo Blog na semana passada, após do Seminário Internacional sobre o Desenvolvimento, o Ministro da Fazenda Guido Mantega já deu sinais de que o crescimento da economia brasileira não alcançaria as metas de 4% estimadas após a crise financeira internacional. Segundo a Equipe do Ministério da Fazenda o crescimento do PIB, neste ano, deverá ficar entre 2,5% e 2%. Se Brasil atingir essa taxa de crescimento, ainda será um crescimento razoável. Cenário otimista se comente, já que cenário pessimista está muito abaixo do crescimento 0%, taxas negativas. O temor de todos pode estar em que essas taxas pessimistas se tornem as otimistas e o PIB continue despencando.

A projeção, ainda acima das expectativas do mercado, é menor que os 4% que o ministro Guida Mantega aponta publicamente como "meta" para o desempenho do PIB de 2009. O ministério vai fechar a nova previsão para o ano depois de o IBGE divulgar hoje o resultado do PIB do último trimestre de 2008.

Se confirmada por Mantega, a nova previsão deverá ser incluída no Orçamento junto da projeção de receitas do ano. Com isso, o governo poderá decidir o tamanho do corte nos gastos públicos. Ocorre que, politicamente, é improvável que o governo admita publicamente a forte desaceleração --todo o discurso do governo sobre a crise é baseado na ideia de que a economia está sólida e que o consumo deve ser incentivado.

A estimativa atual prevista no Orçamento é do crescimento de 3,5%. O Banco Central prevê 3,2%, mas também poderá revisar para cerca de 2%. Na média, os analistas de mercado apostam em alta de 1,2% do PIB.

A previsão da CNI, Confederação Nacional da Indústria (entidade que representa, apenas, uma parte do setor industrial brasileiro e não inclui a FIESP de São Paulo) é de que o crescimento do PIB em 2009 deve ficar próximo de zero no ano.

A entidade vai divulgar no final de março suas novas estimativas para a economia brasileira em 2009 e, segundo o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da confederação, Flávio Castelo Branco, os números da indústria e do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no período) serão reduzidos para baixo.

"O dado do PIB será revisto para baixo, possivelmente para um número mais próximo de zero", afirmou Branco.

Ainda segundo a entidade, a indústria brasileira deve fechar o ano de 2009 no vermelho.
Dados sobre o faturamento de indústria divulgados nesta segunda-feira (9) mostraram uma queda de 13,4% em janeiro, na comparação com o mesmo período de 2008, a maior retração da série da entidade, iniciada em 2004. Houve também um recuo de 4,3% em relação a dezembro.
De acordo com os cálculos da CNI, a indústria voltou aos níveis registrados em 2006. Agora, para retornar ao patamar registrado em 2008, precisa de um crescimento de 12% até o fim do ano.

Leia a reportagem de Juliana Rocha na Folha da Folha: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u532000.shtml

Nenhum comentário: