quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dilma convida PT e PMDB para analisar quadro político



BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff deverá oferecer um jantar às cúpulas do PT e PMDB na próxima terça-feira para fazer uma análise do quadro político após o resultado das urnas em outubro. Ainda não há definição do local, mas o encontro deverá ser no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

A intenção é, simbolicamente, encerrar uma “etapa” e iniciar “uma nova fase” nas relações entre os dois partidos, considerando as perspectivas eleitorais de 2014 e, em curto prazo, a redistribuição de espaços políticos no governo.

Em meio a esse ambiente político, a presidente tem elogiado a interlocutores próximos o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP), derrotado em primeiro turno e apoiador da candidatura do prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). A avaliação de interlocutores do partido é que seria essa uma sinalização de que Chalita deve ganhar espaço no governo Dilma Rousseff.

Dilma considera ter sido fundamental o apoio de Chalita para a vitória de Haddad, em razão do auxílio do deputado em abrir portas para o PT em segmentos resistentes à legenda, semelhante ao que ocorreu na disputa presidencial de 2010, com o envolvimento da temática religiosa no ambiente eleitoral.

A disposição de Chalita em auxiliar Haddad na transição de governo e incorporar propostas ao plano de governo do novo prefeito também tem chamado a atenção da presidente. Chalita deverá se reunir com Haddad na próxima semana para tratar dessas questões e capitanear o apoio do PMDB à prefeitura.

Em meio a essa avaliação, também é lembrada por interlocutores da legenda a incerteza quanto à permanência de Chalita na Câmara, em função da ameaça de perda de mandato por infidelidade partidária em análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O deputado deixou o PSB rumo ao PMDB no ano passado, mirando a disputa eleitoral deste ano.

(Bruno Peres | Valor)

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Nenhum comentário: