terça-feira, 30 de outubro de 2012

“Quem derrotou o PSDB em SP foi Kassab”, diz dirigente tucano


SÃO PAULO - Integrante da cúpula do PSDB de São Paulo, César Gontijo avaliou que a derrota de José Serra na disputa pela Prefeitura de São Paulo se deve ao prefeito da capital, Gilberto Kassab (PSD).

O secretário-geral do diretório paulista diz que a gestão mal avaliada do prefeito, sucessor de Serra no comando municipal, foi o que pesou contra o tucano.

“Esta eleição deixou claro o seguinte: governo bem sucedido faz sucessor. Se for mal-avaliado, o candidato apoiado pelo governo perde”, disse Gontijo.

O dirigente do PSDB afirmou que o eleitor não se prende a debates como o do kit gay ou do mensalão, que marcaram o marketing da campanha tucana no segundo turno. “O eleitor se questiona: ‘o que é melhor para mim?’ e dá o troco a quem não foi bom”, comentou.

“Quem derrotou o PSDB em 2008 e nesta eleição foi Kassab”, disse Gontijo, lembrando da disputa municipal passada, quando os tucanos se dividiram entre a candidatura à reeleição do prefeito Gilberto Kassab e a candidatura de Geraldo Alckmin, atual governador de São Paulo.

“Na eleição passada Kassab derrotou Alckmin porque sua gestão foi bem avaliada. Agora derrotou novamente, mas pelo motivo contrário”, afirmou.

Kassab, então filiado ao DEM, foi eleito vice de Serra na eleição de 2004 e assumiu em abril de 2005, quando o tucano deixou o cargo para candidatar-se ao governo paulista. Em 2008 foi reeleito no segundo turno contra Marta Suplicy (PT).

A tendência é que, passada a eleição, o PSD se aproxime do PT e apoie a gestão de Fernando Haddad na capital. Segundo dirigentes do PT, os dois partidos devem seguir juntos na disputa pelo governo paulista, em 2014.

(Cristiane Agostine/Valor)



© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Nenhum comentário: