sexta-feira, 20 de abril de 2012

BC da China tem no horizonte novo relaxamento da política monetária


SÃO PAULO - O banco central da China indicou que está no horizonte um novo relaxamento da política monetária, como mais cortes na taxa de depósito compulsário para bancos comerciais a fim de garantir a liquidez adequada no sistema financeiro. A informação foi divulgada pela Xinhua, agência chinesa de notícias.

Nos próximos meses, segundo a Xinhua, a autoridade monetária da China deve ajustar a liquidez bancária e tomar ações "focadas" ao considerar o fluxo de capital estrangeiro, a demanda de capital e fatores especiais de curto prazo.

"Vamos continuar a implementar uma política monetária prudente e ajustar as medidas, quando necessário, para guiar a expansão de crédito de maneira apropriada e estável", reportou a agência chinesa citando um representante do Banco Popular da China.

Esse funcionário acrescentou que o BC vai fornecer, no momento adequado, apoio de liquidez para companhias financeiras que enfrentem problemas de recursos porque deram assistência a pequenas empresas e a indústrias ligadas ao setor agrícola.

No primeiro trimestre deste ano, a economia chinesa cresceu 8,1%, abaixo das previsões de alguns economistas, que esperavam uma expansão de 8,4%, e o banco central deve acelerar o afrouxamento em suas políticas no restante do ano.

No fim de março, o BC disse que a liquidez do sistema bancário era "ampla"; no segundo trimestre, cerca de 800 bilhões de yuans e devem fluir no mercado, o que significa que a oferta de liquidez vai ficar relativamente alta.

 Por Juliana Cardoso | Valor

Nenhum comentário: