segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

“Não vamos permitir a valorização do câmbio”, diz Mantega

BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse na noite desta segunda-feira que os maiores desafios para a economia brasileira estão na área de comércio exterior e que o governo não vai dar espaço para a valorização do real.

“A economia mundial talvez encolha em 2012 ou cresça menos. Portanto, os mercados serão mais disputados e aí temos um grande desafio, porque a nossa manufatura tem perdido terreno em relação à manufatura  asiática, principalmente. O que nós faremos: vamos continuar com a política de impedir a valorização do câmbio. Não vamos permitir a valorização do câmbio”, ressaltou o ministro.

Mantega, que participou nesta segunda-feira da primeira reunião ministerial do ano, afirmou que o governo pode adotar políticas de defesa comercial para se defender de países que fazem concorrência predatória e desleal.

“Vamos ser mais rigorosos com a Receita Federal; o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior] vai controlar, usaremos salvaguardas se for necessário”, disse. “Então, a defesa comercial é importante. É importante criar condições para que a indústria possa ter um desepenho melhor no próximo ano”, acrescentou.

Mantega também afirmou que o governo está “querendo chegar num investimento de 24% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014.” “Essa é a nossa meta”, afirmou.

(Daniela Martins, Yvna Sousa e Fernando Exman | Valor)

Nenhum comentário: