segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mantega busca meta de superávit primário sem corte de investimentos

BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu que o governo vai perseguir a meta “cheia” de superávit primário, estimada por ele em R$ 140 bilhões. Mantega afirmou que o governo quer alcançar o objetivo “sem que haja sacrifício dos investimentos e dos programas sociais”.
“Vamos conseguir fazer. Isso significa controle de gastos de custeio e significa viabilizar todos os investimentos previstos”, declarou o ministro nesta segunda-feira à noite, no Palácio do Planalto, após a primeira reunião ministerial do ano.
Mantega disse que será necessário fazer ajuste fiscal, mas que este “é o ano de reforçar o investimento”. “Contendo gasto de custeio, os ministérios vão ter que continuar nessa disciplina, porém viabilizando outros gastos, investimentos, o Minha Casa, Minha Vida, o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]”, afirmou.
O ministro admitiu que será necessário fazer contingenciamento do orçamento para o ano, mas disse que o governo somente deverá chegar ao valor exato em meados de fevereiro. “O número será aquele necessário para dar equilíbrio para chegar ao superávit cheio”, disse.
Mantega afirmou que o governo vai buscar crescimento em 2012 entre 4% e 5%. “Se a economia internacional se comportar, não tiver nenhuma surpresa, se recuperar, podemos tentar buscar 5%. Se a economia internacional se agravar, nós podemos ter 4%. 4% é o mínimo, 4,5% é o centro”, afirmou.
(Yvna Sousa, Daniela Martins e Fernando Exman | Valor)

Nenhum comentário: