sábado, 25 de junho de 2011

Pará - UFOPA discute pesquisa e iniciação científica

Começam nesta segunda-feira, dia 27 de junho, o 1º Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e o 1º Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Promovidos pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), os seminários são destinados a pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação. Os eventos serão realizados até o dia 29 de junho, no Auditório Wilson Fonseca, Campus Rondon, situado no bairro do Caranazal, em Santarém (PA).

O 1º Seminário de Pesquisa e Pós-graduação da UFOPA visa promover intercâmbio entre estudantes e profissionais de graduação e pós-graduação de instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas, que desenvolvam atividades de pesquisa em todas as áreas do conhecimento. Já o 1º Seminário de Iniciação Científica tem como objetivo principal divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/FAPESPA, PIBIC/UFOPA, e PIBIC/CNPq).

Programação - A abertura oficial acontecerá na segunda-feira, dia 27, às 19 horas, no Auditório Wilson Fonseca, com a palestra “Amazônia no contexto das mudanças climáticas globais”, a ser proferida pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Manzi, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O 1º Seminário de Iniciação Científica acontecerá na terça-feira, dia 28 de junho, no Campus Rondon, com a exposição dos trabalhos realizados no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). As apresentações acontecerão nas salas R1 e R8, no Laboratório de Letras e no Auditório Wilson Fonseca, das 9 às 12 horas e das 14h30 às 17h30. A diretora do Centro de Formação Interdisciplinar da UFOPA, Profa. Dra. Dóris Santos de Farias, apresentará a palestra “Interdisciplinaridade, pesquisa e pós-graduação”, às 18h30, no Auditório Wilson Fonseca.

Na quarta-feira, dia 29, será a vez do Seminário de Pesquisa e Pós-graduação, com a exposição de trabalhos científicos. As apresentações também acontecerão nas salas R1 e R8, no Laboratório de Letras e no Auditório Wilson Fonseca, das 9 às 12 horas e das 15 às 18 horas. A solenidade de encerramento acontecerá às 18h30, no Auditório Wilson Fonseca, com a participação do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica da UFOPA, Prof. Dr. Marcos Ximenes Ponte, e do Comitê Externo da UFOPA sobre a Iniciação Científica. Haverá ainda a premiação dos melhores trabalhos de iniciação científica.

Mais informações pelos telefones (93) 2101-4916 e 2101-4917 e pelo e-mail: proppit.ufopa@gmail.com (ascom UFOPA)

Nenhum comentário: