sexta-feira, 12 de junho de 2009

POLÍTICA - Atos secretos do Senado comprometem senadores

Painel da Folha
RENATA LO PRETE

Operação Uruguai

Os senadores que passaram pela Mesa Diretora nas últimas legislaturas estão em pânico diante da ameaça de serem responsabilizados pelos recém-descobertos atos secretos da Casa. Juridicamente, de nada adiantará alegar desconhecimento.
O jeito será achar uma saída política, apontando um bode expiatório para pagar pelos desmandos. Tudo indica que ele será o atual diretor-geral, Alexandre Gazineo, que assinou muitas das decisões jamais publicadas -e que, portanto, não poderá dizer que não sabia de nada. Como já estava com a cabeça a prêmio, dificilmente Gazineo manterá o cargo herdado de Agaciel Maia, o grande arquiteto da estrutura paralela que vigorou por mais de uma década no Senado.

--------------------------------------------------------------------------------

Neutralidade. A comissão de sindicância criada para apurar a existência e a quantidade de atos secretos é chefiada por Doris Marize Romariz Peixoto, atual diretora-adjunta da Casa, que era chefe de gabinete de Roseana Sarney (PMDB-MA) até ela assumir o governo do Maranhão.

Pá de cal. A avaliação de senadores próximos a ambos é que a confirmação da existência de atos não-publicados no Senado terminou de azedar a relação entre o presidente, José Sarney (PMDB-AP), e o primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI).

Todo-poderoso. De um senador que já ocupou cargo na cúpula da Casa, sobre a desenvoltura com que o ex-diretor-geral Agaciel Maia assinava nomeações e exonerações: "Ele instaurou uma Mesa Diretora do B no Senado".

Nem aí. Não bastasse a afluência de nomes de peso do Senado ao casamento da filha de Agaciel Maia bem no dia em que vieram à luz os atos secretos da Casa, o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), ainda usou carro oficial para ir à igreja. Quando viu jornalistas, seu motorista foi trocar de veículo.

Painel da Folha

Nenhum comentário: