segunda-feira, 8 de junho de 2009

DESMATAMENTO - MPF ajuiza ações contra fazendas e frigoríficos por devastarem Floresta Amazônica

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ações contra 20 fazendas e 13 frigoríficos por causarem devastação da Floresta Amazônica por meio da pecuária. Além disso, 69 empresas que comercializam os subprodutos bovinos dos frigoríficos receberam notificações para que parem de revender esses itens.

A área de pasto das 20 fazendas que criam gado de forma ilegal é responsável pelo desmatamento de 157 mil hectares de terra da Amazônia, de acordo com o Ministério Público Federal. O tamanho da devastação corresponde à cidade de São Paulo.
O procurador do Ministério Público Federal do Pará, Daniel Avelino, afirma que as fazendas vão ter que reparar o dano ambiental.
“As fazendas têm que retirar o gado da área, efetuar o reflorestamento de todo dano causado e pagar as indenizações propostas na ação.”

O valor de todas as indenizações ultrapassam R$ 2 bilhões.
Segundo o procurador, os frigoríficos poderão continuar funcionando, desde que parem de comprar o gado das fazendas ilegais. Já as empresas que comercializam os subprodutos bovinos dos frigoríficos, também vão ter que se enquadrar às novas regras.

Na íntegra aqui

Nenhum comentário: