terça-feira, 16 de junho de 2009

Amazônia, Pará - Maneschy Reitor, compromisso de fazer a Universidade crescer, com um 'diferente modelo de gestão'


Após dois meses de espera, foi publicada ontem, pelo Diário Oficial da União, a nomeação do professor Carlos Edilson de Almeida Maneschy como novo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA). Maneschy, que será o 12º reitor da instituição, foi o vencedor da eleição homologada no dia 30 de março, depois da 4ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consun) e assumirá o comando da Universidade no proximo dia 2 de julho.

A demora no processo de nomeação é vista como 'dentro do previsto', de acordo com a Assessoria de Comunicação da UFPA, já que também estavam sendo nomeados, no mesmo período, reitores em outras instituições. Porém, esse não foi o único motivo do atraso. No dia 22 de dezembro do ano passado, o Consun homologou o resultado que dava vitória a Maneschy, com 47 votos a 30, e elaborou a lista tríplice, a qual foi rejeitada pelo Ministério da Educação (MEC), pois não estava de acordo com a Lei nº 9192 de 1995, que somente prevê a regulamentação da nomeação se a lista estiver nos moldes que esta determina. Por esse motivo, foram feitos ajustes na lista tríplice, que, em um primeiro momento, foi enviada com quatro nomes.

O novo reitor comenta que a demora ocorreu principalmente pelas discursões promovidas na Universidade, mas não pelo fato de a primeira lista enviada ter sido rejeitada. Com toda a repercussão sobre a demora e boatos de que ele não mais seria nomeado, Maneschy afirma ter se mantido confiante de que o Conselho iria ratificar a decisão da comunidade, que o elegeu.

Dando inicio a um novo período, o reitor traz como propostas a excelência na formação dos estudantes de graduação, com investimentos para a melhoria da qualidade dos cursos; a consolidação da instituição como uma universidade multicampi, promovendo a mobilidade de alunos e professores, para que os campi dos municípios do interior seram considerados de mesma qualidade que o da capital; investimentos no projeto de comunicação mais profissionalizada, fazendo com que a comunicação funcione dentro e fora da Universidade.

Com sua equipe de pró-reitoria já definida - o vice será Horácio Schneider -, Maneschy diz que vai tentar impor um novo ritmo institucional e aponta que irá incentivar a participação de todos no compromisso de fazer a Universidade crescer, com um 'diferente modelo de gestão'

Fonte O Liberal

Nenhum comentário: